No mês de maio, aproximadamente 6 mil servidores da Prefeitura de Curitiba receberão um pagamento referente ao adicional por tempo de serviço, correspondente a janeiro a abril de 2026. Dentre os beneficiados, 4.689 são profissionais da Educação, totalizando mais de R$ 6 milhões destinados a esse grupo.
Critérios de Cálculo
A Secretaria de Gestão de Pessoal (SMGP) realizou um cálculo individualizado que considera os 583 dias em que a contagem de tempo de serviço foi suspensa durante a pandemia. O valor final é baseado na carreira de cada servidor.
Os servidores que completarão o período aquisitivo até dezembro de 2025 e ainda não receberam o adicional serão os principais beneficiados. Aqueles que já receberam o adicional não terão valores adicionais a receber.
Disponibilidade do Pagamento
Os contracheques, que mostrarão a quantia a ser recebida, serão disponibilizados no Portal do Servidor nesta terça-feira (26/5). Além disso, a folha salarial do mês também será liberada na mesma data para todos os servidores municipais.
Sobre o Adicional por Tempo de Serviço
Esse adicional garante a incorporação automática de 5% no salário básico dos servidores estatutários a cada cinco anos de serviço, até o limite de 50%. Saiba mais sobre o adicional aqui.
Ajustes Nos Sistemas de Recursos Humanos
A contagem do tempo de serviço foi reiniciada em abril, conforme um decreto assinado pelo prefeito Eduardo Pimentel. Esse ajuste impactou a situação de 22.647 servidores, permitindo que o pagamento do adicional ocorra de forma cronológica.
O decreto também alterou a licença-prêmio, que concede 90 dias de licença a cada cinco anos para servidores contratados até 2018.
Consulta e Esclarecimentos
Os servidores podem consultar o período corrigido do adicional por tempo de serviço no Portal do Servidor. Para dúvidas, é recomendado procurar o Núcleo de Gestão de Pessoal.
Congelamento da Contagem
A contagem de tempo dos servidores foi suspensa entre 2020 e 2021 devido a uma legislação federal, totalizando 583 dias. Com isso, para completar cinco anos de trabalho e ter direito ao adicional, os servidores precisaram de um total de 2.408 dias, conforme a nova lei complementar que revogou o congelamento.
O decreto atual da Prefeitura assegura o descongelamento, embora isso não se aplique a servidores da saúde e segurança, que já haviam sido isentos dessa restrição em 2022.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



