Oficina de Música de Curitiba terá participação de climatologista e debate sobre uso do pau-brasil

O pesquisador do INPE, renomado climatologista brasileiro Paulo Nobre, estará na Oficina de Música de Curitiba. Foto: Divulgação

Temas ambientais estarão no palco da Oficina de Música de Curitiba neste ano. O evento, de 25 de janeiro a 5 de fevereiro, que chega à sua 40ª edição, traz discussões polêmicas e contemporâneas, como o uso da madeira do pau-brasil na confecção de instrumentos musicais. 

Tão simbólico quanto ameaçado de extinção, o pau-brasil é um dos temas da 40ª Oficina de Música de Curitiba. A madeira é cobiçada por fabricantes de instrumentos, especialmente para arcos de violino. A palestra com o archetier e luthier Igor Mottinha Fomin abordará os marcos regulatórios que tramitam no cenário internacional.

Fomin, que atualmente é professor no Curso Superior de Tecnologia em Luteria da Universidade Federal do Paraná, falará da necessidade do estudo de outras madeiras como possibilidades possíveis para o setor da Lutheria. A palestra será no dia 31/1, no Cine Passeio, às 17h. As vagas já foram preenchidas.

Aquecimento global

Outro destaque é a presença do renomado climatologista brasileiro Paulo Nobre, que vai falar sobre o papel das florestas no equilíbrio do clima global. Pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e um dos maiores nomes da ciência do clima no Brasil, Paulo Nobre fará uma palestra no Memorial de Curitiba, no sábado (27/1), às 16h. Com entrada gratuita, as inscrições para a palestra estão abertas no site da Oficina de Música.

Convidado pela Oficina Verde, tradicional evento de sustentabilidade que integra o festival de música da cidade, o pesquisador abordará o papel das florestas no equilíbrio climático do mundo e os processos que têm levado ao aquecimento global na “era da humanidade”.

A palestra de Paulo Nobre abre a programação da Oficina Verde, que acontecerá majoritariamente na Cinemateca de Curitiba com uma série de cursos e atividades gratuitas voltados às práticas e hábitos de sustentabilidade, desde jardinagem até tratamento de resíduos.

A Oficina Verde tem ainda feira de trocas, artesanato indígena e filmes relacionados ao tema.

Cursos e atividades da Oficina Verde

Visita à Eco Barreira do Rio Atuba

A Eco Barreira do Rio Atuba já retirou mais de 10 toneladas de lixo de um dos principais rios urbanos da capital paranaense. A visita será uma aula sobre sua implantação e funcionamento do sistema de contenção de resíduos e também uma oportunidade para o público conhecer o Museu do Lixo, os postes solares e outras ações que acontecem junto à Eco Barreira.

27 de janeiro – 14h

Haverá um ônibus saindo da Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 170 – Centro)

Inscrições aqui

Palestra – Aquecimento global, florestas e clima no Antropoceno – com Paulo Nobre

O climatologista Paulo Nobre aborda o papel das florestas no equilíbrio climático global, na compreensão dos processos e ações que têm levado ao aquecimento global durante a era geológica do Antropoceno. Paulo Nobre é bacharel em Meteorologia pela Universidade de São Paulo, mestre em Meteorologia pelo Inpe, doutor em Meteorologia pela Universidade de Maryland, EUA,  pós-doutor pela Universidade de Columbia, EUA.  Atualmente trabalha como Pesquisador Titular do Inpe.

27 de janeiro – 16h

Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

Inscrições aqui

Exibição de filmes – com Sociedade Vegetariana Brasileira

29 de janeiro – 14h30

Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Inscrições aqui

Aula de equilíbrio sobre bicicleta – com Fernando Rosenbaum

30 de janeiro – 15h às 18h

Para participantes de todas as idades com interesse em aprender a manejar uma bicicleta.

Bicicletaria Cultural (R. Pres. Faria, 226 – Centro)

Inscrições aqui

Oficina de canteiro de capilaridade – com Eduardo Feniman

31 de janeiro – 14h30

Nesta oficina você aprenderá a fazer uma horta com um sistema de irrigação integrado, utilizando materiais simples, até mesmo reciclados.

Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Inscrições aqui

Revitalização de jardins, vasos e plantas – com Mago Jardineiro

1 de fevereiro – 14h30

Aula prática com plantios, podas e outras técnicas.Todos conhecerão várias ervas medicinais, aromáticas e temperos, aprendendo sobre suas indicações e diversas formas de uso.

Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Inscrições aqui

Oficina de micro jardinagem – com Iracema Bernardes

2 de fevereiro – 14h30

Para crianças e adultos, esta oficina apresenta práticas simples da micro jardinagem e sua interação com meio ambiente e princípios da sustentabilidade.

Cinemateca de Curitiba  (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Inscrições aqui

Magia e ciência: uma conversa milenar – com Janaina Fellini e Raquel Bombieri

3 de fevereiro – 14h30

Nesta oficina será abordado magia natural e estudos científicos sobre o assunto, a atuação específica de algumas ervas e os participantes poderão experimentar a potência das plantas no campo energético através da meditação com tambores.

Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Tratamento de resíduos orgânicos através da compostagem – com Amanda Liara Selivon

4 de fevereiro – 14h30

Os participantes serão auxiliados a fazer uma compostagem doméstica por meio de informações técnicas e práticas.

Cinemateca de Curitiba  (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Inscrições aqui

Feira de trocas Sustentroka – Coletivo Curitiba Lixo Zero e Família Folhas

4 de fevereiro – 15h às 17h30

Que tal ressignificar aquilo que você não usa mais? Nesta feira, você pode trocar com os participantes itens como: roupas, calçados, acessórios, vasos, plantas, livros, gibis, figurinos, tecidos, fantasias, adereços, cenografias, ferramentas, entre outros. Separe seus objetos e divirta-se!

Cinemateca de Curitiba  (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Feira de Venda de Artesanato Indígena – Artesãos do Povo Kanhgág e do Povo Jamamadi

4 de fevereiro – 15h às 17h30

Será realizada junto com a feira de trocas. O objetivo é divulgar e fortalecer os pequenos produtores que se empenham em produzir respeitando o meio ambiente e a saúde de todos.

Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Exibição do filme Cidades Lixo Zero

4 de fevereiro – 17h

Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões – Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.

Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Dia Mundial do Hambúrguer, compre 1 e ganhe outro no Porks

Comemorado anualmente no dia 28 de maio, o Dia Mundial do Hambúrguer é uma homenagem mais do que merecida para uma das iguarias mais democráticas e versáteis da gastronomia mundial. E para comemorar a data, o Porks – Porco & Chope, maior rede de carne suína do país, preparou uma ação super especial.

Neste domingo (28), a rede vai oferecer uma promoção especial de hambúrguer em dobro. Durante todo o dia, quem pedir qualquer hambúrguer disponível no cardápio do Porks vai ganhar outro igual. São cinco opções para se deliciar: Oldwest Burger, Porks Bacon Burger, Blues Burger, Cheese Salad e Sweet Home Alabama, todos preparados com carne de porco, a estrela da rede de restaurantes. A promoção é válida apenas para compras no balcão.

O Porks está presente em 29 cidades brasileiras: Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Araucária (PR), Fazenda Rio Grande (PR), Cascavel (PR), Maringá (PR), Ponta Grossa (PR), Londrina (PR), Florianópolis (SC), Itajaí (SC), Chapecó (SC), Santa Maria (RS), São Paulo (SP), Santos (SP), Piracicaba (SP), Praia Grande (SP), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Sinop (MT), Goiânia (GO), Rio Verde (GO), Brasília (DF), Águas Claras (DF), Gama (DF), Samambaia (DF), Recife (PE), Teresina (PI) e João Pessoa (PB).

Seguindo o estilo dos pubs europeus, a rede aposta em uma operação enxuta e descolada, sem garçons, e com preparos que podem ser consumidos nas mesas ou de pé, até mesmo, na rua. Para completar a experiência, todas as casas contam com música ao vivo no final de semana, sem couvert artístico ou entrada, além de serem espaços pet friendly.

A promoção de Dia Mundial do Hambúrguer do Porks – Porco & Chope acontece neste domingo, dia 28 de maio, em todo o Brasil. Confira as unidades participantes no Instagram oficial da rede (@porks_brasil).

Rua 24 Horas oferece cardápio de inverno a preços acessíveis no Centro de Curitiba

A Rua 24 Horas, um dos principais pontos turísticos de Curitiba, é famosa por seus restaurantes e arquitetura incrível, que chama a atenção de quem passa pelo Centro da cidade. Agora, para deixar a experiência gastronômica ainda melhor, o Bávaro Chopperia e Hamburgueria, uma das principais operações do local, já está servindo seu cardápio de inverno.

Entre as opções do menu estão variedades de sopas acompanhadas de lascas de pão quentinho (400ml – R$ 22), barreado (R$ 35,90), filé argentino com batata rústica (R$ 39,90), chapa de alcatra com pão de alho e anéis de cebola (serve duas pessoas – R$ 69,90), spaghetii ao molho quatro queijos (R$ 23,90) e pratos executivos (R$ 25,90).

Além disso, não poderia faltar o famoso fondue de coxinha da casa. No prato, a coxinha é servida juntamente com creme de queijo – onde deve ser mergulhada para se aproveitar o máximo do sabor. A iguaria vem com 18 unidades e o cliente pode escolher entre os recheios de costela, frango e palmito. O Bávaro conta ainda com opções de fondue doce, com doce de leite ou leite Ninho, acompanhados de mini churros ou frutas.

Já na parte de bebidas, o cardápio do Bávaro contempla quatro opções de quentão: tradicional, com leite condensado, com gemada e sem álcool; três variações de chocolate quente: tradicional, choconhaque e com doce de leite; além de vinhos em taça e garrafa.

O restaurante Bávaro está localizado na Rua 24 Horas (Rua Visconde de Nácar – sem número, no Centro de Curitiba) e abre diariamente, das 10h às 23h. Reservas e mais informações pelo telefone (41) 3078-9777.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com