O QUE ROLOU? Paranaense terceira rodada

Acabou o carnaval e finalmente começou o ano! Mas o Paranaense já está rolando e para comemorar esse ano novo, vamos ver o que aconteceu na terceira rodada.

10/02

Maringá 1 X 2 Paraná Clube

O Paraná segue com 100% de aproveitamento no campeonato. Quando a partida se encaminhava para o empate, aos 44 do segundo tempo o atacante Lucio Flavio garantiu a vitória para o tricolor. É o quarto gol em três jogos do atacante na competição.

Local: Estádio Willie Davids, Maringá.
Público Total: 2.354
GOLS: Lucas Vieira (MAR), Lucio Flavio e Nadson (PAR).

PSTC 1 X 1 Toledo

Buscando a primeira vitória na competição, PSTC e Toledo só conseguiram o primeiro e mísero um pontinho. As equipes seguem buscando a vitória.

Local: Estádio Ubirajara de Medeiros, Cornélio Procópio.
Público Total: 1.476 pessoas.
GOLS: Spice (PST), Rafael Bastos (TOL).

Foz do Iguaçu 4 X 3 Cascavel

O jogo não valia apenas três pontos. O Foz tentava manter a invencibilidade contra o rival Cascavel. E o tabu não se quebrou. Em partida movimentada com 7 gols, o azulão da fronteira levou a melhor e subiu na classificação do campeonato. O primeiro tempo terminou empatado, com um gol para cada lado, mas no segundo tempo, o Foz foz 3 gols em 15 minutos, abrindo a vantagem de 4X1. O Cascavel ainda tentou, mas quem levou a melhor foi o azulão.

E essa derrota fez o primeiro técnico no campeonato a rodar. Charles Gbeke não comanda mais o Cascavel. Leia mais aqui.

Local: Estádio do ABC , Foz do Iguaçu.
Público Total: não informado.
GOLS: Safira, Marcelinho, Chilavert e Cícero (FOZ), Léo Maringá (2) e Kanu (CAS).

JMalucelli 1 X 0 Operário

Parece que o atual campeão está em uma péssima fase. O Operário perdeu para o Jotinha e soma sua terceira derrota na competição. Já o Jotinha, conquista a segunda vitória e se aproxima mais dos líderes.

Local: Ecoestádio Janguito Malucelli, Curitiba.
Público Total: 414 pessoas.
GOLS: Vandinho.

Rio Branco 1 X 2 Atlético-PR

Debaixo de muita chuva, o furacão venceu o Leão da estradinha de virada. Logo no começo do primeiro tempo, o Rio Branco abriu o placar com gol do atacante Douglas. Deivid empatou para o furacão e, no segundo tempo, fez o gol da virada. O Rio Branco segue sem vitórias e o Atlético com 100% de aproveitamento na competição.

Local: Estádio Gigante do Itiberê, Paranaguá.
Público Total: não informado.
GOLS: Douglas (RPR), Deivid (2) (CAP).

11/02

Coritiba 1 X 1 Londrina

Com apenas um empate, os dois times quebraram o 100% de aproveitamento na competição. O Coritiba mantém o tabu de 22 anos sem perder para o Londrina na capital paranaense. A última vitória do Tubarão em Curitiba foi no dia 27 de julho de 1994, por 1 a 0, no estádio Pinheirão.

Local: Estádio Couto Pereira, Curitiba.
Público Total: 8.742 pessoas.
GOLS: Germano (LON), Amaral (CFC).

É isso aí, a tabela de classificação da rodada ficou assim:

classificação terceira rodada
Via Uol Esporte

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Prefeitura de Curitiba entrega Praça das Pinhas, no Alto da Glória

Prefeitura entrega, Praça dos Pinhais no cruzamento das Ruas Ivo Leão e Campos Sales. Curitiba, 02/12/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Quem passa pelo Alto da Glória tem mais um espaço de lazer, contemplação e valorização das araucárias, importantes elementos da vegetação nativa da cidade. Entregue oficialmente nesta sexta-feira (2/12), pelo prefeito Rafael Greca, a Praça das Pinhas, no cruzamento das Ruas Ivo Leão e Campos Sales, tem como elemento central um painel de cerâmica com ilustração botânica de pinhas e pinhões – a semente da árvore símbolo do Estado.

“Essa praça que agora ornamenta o muro limítrofe da escola Professor Brandão tem a nossa identidade. Nada é mais bonito do que as sementes que dão nome à nossa terra”, disse Greca, ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel e da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias.

O prefeito lembrou também, da entrega, na semana passada, do Parque Pinhal de Santana, a 45ª unidade de conservação, entre parques e bosques do município, que ganhou esse nome por ser um pinhal nativo. A área conta com uma série de elementos que remetem à araucária, incluindo as rosáceas de Lang de Morretes.

A praça

O painel de azulejos de 50 metros quadrados com o desenho de pinhas, pinhões e uma araucária – símbolos de Curitiba e do Paraná – é uma obra original de ilustração botânica de Ana Deliberador, do Centro de Ilustração Botânica do Paraná, reproduzida em placas de cerâmica pelo arquiteto Rômulo Lass. Os dois presentes à inauguração.

O logradouro fica atrás da Escola Municipal Professor Brandão e tem uma área de 655 metros quadrados, com o painel em destaque, piso de concreto alisado, calçada em asfalto e canteiros.

Valorização da ilustração botânica

Para Ana Deliberador, a praça é mais uma prova da valorização da arte botânica pelo prefeito Rafael Greca e pela sua gestão. “Só quero agradecer pelo impulso dessa arte em Curitiba, no Paraná e no Brasil. Não há espaço para um mural como esse em nenhum outro lugar”, comemorou.

Integrantes do Centro de Ilustração Botânica do Paraná, representados pelo diretor Alessandro Cândido, prestigiaram a entrega. Recentemente, a instituição ganhou um espaço na Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico de Curitiba.

Presenças

Acompanharam a entrega, ainda, o deputado federal do Rio de Janeiro, Marcelo Calero Faria; e o secretário Municipal de Governo e Integridade do Rio de Janeiro, Tony Chalita, em Curitiba para um congresso anticorrupção.

Pelo município, estiveram presentes o Secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues; a secretaria da Educação, Maria Silvia Bacila; o secretário do Urbanismo, Júlio Mazza; a secretária da Saúde, Beatriz Battistella Nadas; e o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Neto.

Compareceram, ainda, a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi; o controlador-geral, Daniel Conde Falcão; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; e o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza.

Da equipe da Secretaria do Meio Ambiente, estiveram o superintendente de Obras e Serviços, Jean Brasil; o superintendente de Controle Ambiental da pasta, Marcos Traad; o diretor do Departamento de Parques e Praças, Giovando Romanine; o gerente de Praças, Luiz Felipe Moscaleski; e os arquitetos Fernando Canalli e Guilherme Klock.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Prefeitura de Curitiba promove mutirão de recolhimento de lixo eletrônico no sábado

Prefeitura de Curitiba promove mutirão de recolhimento de lixo eletrônico no sábado

No sábado (3/12), os curitibanos têm a última oportunidade do ano de descartar corretamente os aparelhos eletrônicos e cabos fora de uso que estiverem ocupando espaço em casa. O mutirão da Prefeitura de Curitiba acontece em dez pontos diferentes da cidade, das 9h às 15h.

Veja os endereços abaixo.

Podem ser levados computadores, geladeiras, smartphones, fornos elétricos, micro-ondas, aparelhos de som, ventiladores, desumidificadores, torradeiras, batedeiras, aspiradores, mixers, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, tablets, notebooks, impressoras, carregadores de celular, entre outros.

O recolhimento é feito pelas associações de reciclagem do Ecocidadão. As peças serão separadas e encaminhadas para darem origem a outros bens. O plástico presente nos aparelhos pode ser usado como matéria-prima para os novos.

A gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, reforça que, levando os eletroeletrônicos aos mutirões, além de colaborar com as famílias dos catadores, e no fortalecimento da cadeia de reciclagem, elimina-se o risco de descarte incorreto. “Em aterros sanitários ou bota-fora irregulares, os compostos químicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos”, explica.

Volta em março

Os recolhimentos mensais voltam a acontecer apenas em março, em função dos meses de férias escolares de verão. Até lá, quem precisar encaminhar o lixo eletrônico pode levar diretamente a um dos Ecopontos Mistos, ou a algum dos pontos fixos das regionais Boqueirão, Tatuquara e Cajuru.

No ICI

Continua disponível o recolhimento do material, também, no  Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), no Cabral. Quem faz o recolhimento é a Associar, do Ecocidadão, todas as primeiras sextas-feiras do mês. Inicialmente, a ação foi estendida, além do material gerado no ICI, aos servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e moradores da primeira quadra da Rua São Pedro, onde fica o ICI.

Mais informações sobre o descarte correto de resíduos e os serviços disponíveis estão no site coletalixo.curitiba.pr.gov.br e no site da Família Folhas.

Mutirão de recolhimento de lixo eletrônico

Data: 3/12 (sábado)

Horário: das 9h às 15h

Locais

    • Parque Barigui: acesso pela BR-277, no estacionamento em frente ao heliponto
    • Parque Bacacheri: acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida
    • Administração Regional Cajuru: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
    • Parque São Lourenço: Rua José Brusamolin, 125 – acesso pela Rua Mateus Leme
    • Parque Tingui: acesso pela Rua José Casagrande, próximo à ponte
    • Rua da Cidadania do Pinheirinho: Avenida Winston Churchill, 2.033 (no estacionamento, em frente à UPA)
    • Largo Padre Albino Vico: na frente da Paróquia Santuário São José, com acesso pela Avenida República Argentina
    • Praça Menonitas: Rua Antônio Kosovski, 3.425, c/ Rua Major Theolindo Ferreira Ribas
    • Praça Des. Armando Carneiro: esquina das ruas Lourival Portella Natel e Levino Schier
    • Horto Municipal do Guabirotuba: Avenida Senador Salgado Filho, 947

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba