O bem servir da res publica – Artigo de Rafael Greca

Neste ano, a comemoração do feriado da Proclamação da República tem um significado especial para Curitiba. Tal como a etimologia da palavra grega – “res publica” (interesse público) -, a Prefeitura de Curitiba volta a sua raiz e passa por uma nova fase de bem servir ao interesse da população. A comemoração da data reaviva na administração municipal o compromisso do governo atento às demandas de todos os que vivem na nossa cidade.

Curitiba, que é referência na urbanização e na mobilidade, trabalha agora para ser um modelo de gestão. Aqui o interesse da população é prioritário. O bem servir vai além de serviços de qualidade. É o pano de fundo que movimenta as tomadas de decisões, que busca a inovação e a modernização, e traz a agilidade e proximidade com a população. É a Curitiba dos curitibanos.

Desde o início da minha vida pública, dediquei meu trabalho e minha missão a servir, proteger os interesses da sociedade e administrar os bens públicos. Ao seguir os princípios democráticos da República, criei vários programas e projetos inovadores no campo social e no âmbito do desenvolvimento urbano.

Os projetos, iniciados na minha primeira gestão como prefeito, em 1993, garantiram a Curitiba o Prêmio Habitat da ONU, como um dos melhores lugares para viver no planeta em termos de inovação urbana, mobilidade e avanços sociais. Posso citar os faróis do saber – as primeiras lans houses públicas do Brasil, as ruas da cidadania, os liceus de ofício, as ações da FAS, os inúmeros parques e praças espalhados por Curitiba que atendem, gratuitamente, a população até os dias de hoje.

Todas estas obras e empreendimentos sociais foram criados por mim para atender as necessidades e garantir serviços públicos de qualidade aos curitibanos. Novamente à frente da Prefeitura de Curitiba, temos novos e grandes desafios.

No começo do ano, peguei o município em plena desordem administrativa e financeira. Com um rombo de R$ 2,1 bilhões deixados pela gestão anterior, precisei tomar medidas duras, talvez, impopulares, mas necessárias e emergenciais para sanar as contas e colocar a cidade novamente no caminho do progresso.

Nestes dez meses, aprovamos medidas fundamentais para recuperar a economia da cidade e restabelecer a ordem administrativa. Aprovamos, com o apoio dos vereadores, o Plano de Recuperação de Curitiba.

Iniciamos um amplo programa de obras e reformas estruturais, reforçamos a parceria com o Governo do Paraná e assinamos importantes convênios internacionais para inserir Curitiba, mais uma vez, na agenda global de negócios. Todas estas ações, fazer a gestão das demandas da comunidade, cuidar do patrimônio cultural, social e urbano, preservando os interesses da sociedade, sempre foram às diretrizes da minha vida pública e política. São exemplos de respeito e amor à cidade, bem como a representação prática do significado da República. O bem que fazemos para cuidar da ‘coisa pública’, será o bem para toda a sociedade. Salve a Proclamação da República do Brasil e de Curitiba!

Prefeito Rafael Greca participa da abertura dos trabalhos na Camara Municipal.
Curitiba, 01/02/2017
Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prefeitura de Curitiba e CIEE oferecem 575 vagas em cursos gratuitos; veja como se inscrever

A Prefeitura de Curitiba está oferecendo neste mês 575 vagas em dez diferentes cursos de desenvolvimento comportamental. Os cursos são gratuitos e ofertados pela Fundação de Ação Social, em parceria com o Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE-PR). A programação teve início na última quarta-feira (1/12) e vai até o dia 16.

Divididos em 23 turmas, os cursos têm duração de quatro horas e serão realizados em oito regionais da cidade, nas unidades dos Liceus de Ofícios, nas Ruas da Cidadania, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e em unidade de acolhimento para pessoas em situação de rua.

As inscrições devem ser feitas pelo Portal Aprendere da Prefeitura, no link https://aprendere.curitiba.pr.gov.br/

Mais informações podem ser obtidas na Central Liceu de Ofícios, nos telefones 3250-7442 e 3250-742, ou no CIEE, pelo telefone (41) 3313-4300.

Programação de cursos

Segunda -feira (6/12) 
Auxiliar administrativo – ênfase em vendas / 13h, na Rua da Cidadania Boa Vista.
Marketing pessoal – a arte de se relacionar bem / 13h, na Unidade de Acolhimento Institucional Boqueirão (pessoa em situação de rua).

Terça-feira (7/12)
Atitudes comportamentais – empregabilidade / 8h, no Liceu de Ofícios Pinheirinho.
Como ter sucesso nos processos seletivos – entrevista e elaboração de currículo / 13h, na Rua da Cidadania Cajuru.

Quarta-feira (8/12)
Auxiliar administrativo – ênfase em vendas / 8h, no Liceu de Ofícios CAIC Cândido Portinari, na CIC

Quinta-feira (9/12)
Como ter sucesso nos processos seletivos – entrevista e elaboração de currículo / 8h, no Cras Alto Boqueirão
Como ter sucesso nos processos seletivos – entrevista e elaboração de currículo, 13h, na Rua da Cidadania Fazendinha
Projeto de vida pessoal e profissional / 13h, Cras Iguape, no Boqueirão

Segunda-feira (13/12)
Auxiliar administrativo – administração – gestão de documentos / 13h, no Liceu de Ofícios Santa Rita, no Tatuquara

Terça-feira (14/12)
Auxiliar administrativo – financeiro – contábil / 13h, no Liceu de Ofícios Santa Rita
Auxiliar administrativo – administração – gestão de documentos / 13h, na Rua da Cidadania Cajuru
Como ter sucesso nos processos seletivos – entrevista e elaboração de currículo / 13h, no Liceu de Ofícios Pinheirinho
Qualidade no atendimento ao público: presencial e telefônico / 13h, na Rua da Cidadania Boa Vista

Quarta-feira (15/12)
Auxiliar administrativo – ênfase em recursos humanos / 13h, no Liceu de Ofícios Santa Rita

Quinta-feira (16/12)
Auxiliar administrativo – ênfase em vendas / 13h, no Liceu de Ofícios Santa Rita
Como ter sucesso nos processos seletivos – entrevista e elaboração de currículo / 13h, na Rua da Cidadania Bairro Novo
Inteligências múltiplas no sucesso pessoal e profissional / 8h, na UAI Boqueirão
Qualidade no atendimento ao público: presencial e telefônico / 13h, na Rua da Cidadania Cajuru

Viajantes para o exterior podem antecipar esquema vacinal em Curitiba

Moradores de Curitiba com viagem marcada para o exterior que ainda não completaram o esquema vacinal contra covid-19 podem antecipar a segunda dose ou a dose de reforço, desde que cumpridos os critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já estava antecipando o esquema vacinal para viagens com fins profissionais ou de estudos, mas agora a antecipação também passa a valer para viagens turísticas.

Com a aproximação das férias e a conclusão de convocação de todos os públicos definidos para receber a primeira dose, a SMS adota essa estratégia para reforçar a imunização, principalmente para aqueles que vão para regiões de menor cobertura vacinal.

“Diante do cenário das variantes que circulam pelo mundo, é importante que os viajantes estejam imunizados para que elas não se espalhem pelo Brasil e para que a população não adoeça”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia, Alcides Oliveira.

O viajante deverá comprovar a ida a outro país com a apresentação de passagem em seu nome. A comprovação deverá ser feita diretamente no ponto de vacinação.

Segunda dose

Os vacinados apenas com a primeira dose poderão antecipar a segunda a partir de 21 dias da primeira aplicação para o imunizante da Pfizer e 28 dias para o da AstraZeneca.

Coronavac

As pessoas que receberam as duas doses da Coronavac e irão viajar para países que não reconhecem a eficiência deste imunizante poderão receber uma dose de outra farmacêutica que seja aceita pelo país de destino. Neste caso, deverão ser observadas as normas já estabelecidas para a intercambialidade de vacinas. O intervalo mínimo entre a segunda dose e o reforço de outro imunizante deverá ser de 28 dias.

Além da comprovação da viagem, também deverá ser apresentada a comprovação de que o país de destino não reconhece a Coronavac.

Janssen

Para o imunizante da Janssen, a recomendação do Ministério da Saúde é de que a segunda dose/reforço seja da mesma marca.

Em caso de necessidade de viagem e falta da vacina em estoque, a SMS seguirá a regra da intercambialidade da vacina e fará o reforço com imunizante da Pfizer.

O que fazer para antecipar a vacina

O viajante que se enquadra no intervalo indicado entre 21 e 28 dias a depender do imunizante, deverá procurar um dos pontos de vacinação da cidade das 8h às 17h. Os endereços estão no ImunizaJáCuritiba.

É preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e documentação que comprove a viagem (passagem aérea).

Viagem carro

Aqueles que pretendem viajar para outro país de carro deverão apresentar, além dos documentos exigidos para a vacinação, o comprovante de reserva de hospedagem e um termo autodeclarado de responsabilidade legal pela veracidade das informações apresentadas. O termo está disponível no site da SMS.