Nova etapa da vacinação contra a gripe: 60 anos ou mais

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba continua a vacinação contra a gripe, nesta terça e quarta-feira (14 e 15/4). Nesta etapa serão atendidas pessoas com 60 anos ou mais, em 21 locais da cidade, que não são Unidades de Saúde. As pessoas serão vacinadas das 9h às 17h e é necessário levar documento de identificação.

O critério de vacinar por faixa etária é para distribuir melhor a quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Nos dois primeiros dias da campanha (23 e 24 de março) foram aplicadas 130 mil doses. Até agora, a campanha contra a gripe já imunizou 166 mil pessoas acima dos 60 anos.  

Para evitar aglomeração e tumulto, foram definidas etapas distintas por faixa etária, priorizando grupos de risco como idosos com mais idade, acamados e em casas de repouso, além de profissionais da saúde.

A medida de antecipar a vacinação contra a gripe, que não protege a população do novo coronavírus, ajuda a evitar a sobrecarga nos serviços de saúde.

“A vacina é contra gripe e evita que as pessoas adoeçam e acabem procurando as Unidades de Saúde nesse período de pandemia”, disse a superintendente de Gestão em Saúde, Flávia Quadros.

Pessoas com 60 anos ou mais

Nesta terça e quarta, as pessoas com 60 ou mais devem procurar um dos 21 locais externos (lista abaixo).

Os pontos de vacinação continuam os mesmos das etapas anteriores, porém sem atendimento por drive-thru. A única mudança é na CIC. A Escola Municipal Otto Bracarense substituirá o drive-thru da Rua Manoel Valdomiro de Macedo, que deixa de funcionar para vacinação.

Confira os endereços de vacinação de idosos com 60 anos ou mais:

As vacinas serao aplicadas das 9h às 17 horas. É necessário apresentar documento de identificação.

Terça e quarta-feira, dias 14 e 15/4             

Regional BOA VISTA
Paróquia São Marcos – Rua Roberto Gava, 310 – Pilarzinho
Paroquia Santo Antonio – Av. Paraná, 1939

Regional BAIRRO NOVO              
Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo (Ginásio Bairro Novo). Rua Ourizona 1681 – Sítio Cercado.
Paróquia São Pedro do Umbará –  Rua Nicola Pellanda 5000 – Umbará

Regional BOQUEIRÃO
Rua da Cidadania do Carmo – quadra esportiva Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430 – Boqueirão
Centro da Juventude Eucaliptos – Rua Pastor Antônio Pólito, 2200 – Alto Boqueirão

Regional CAJURU
Rua da Cidadania Cajuru-Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150 – Cajuru
Parque Peladeiro-Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510 – Cajuru

Regional CIC
Clube da Gente CIC-Rua Hilda Cadilhe de Oliveira, S/N
Paróquia São João Batista-Rua Luiz Tramontin, 2570
Escola Municipal Otto Bacarense – Rua Des. Cid Campêlo, 4251

Regional SANTA FELICIDADE
Rua da Cidadania de Santa Felicidade-Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Paróquia São José Trabalhador Rua Major Heitor Guimarães, 1526 – Campina do Siqueira

Regional MATRIZ
Praça Oswaldo Cruz – Praça Oswaldo Cruz, S/n – Centro
Colégio Esperança – Rua Aquelino Orestes Baglioli, 155

Regional PINHEIRINHO
Rua da Cidadania Pinheirinho-Av. Winston Churchill, 2033 – Capão Raso
Paróquia Santuário São José do Capão Raso – Rua Albino Vico, 32 – Capão Raso

Regional PORTÃO
Rua da Cidadania Fazendinha – quadra esportiva – Rua Carlos Klemtz, 1700
Centro de Referência em Esporte e Atividade Física – Rua Augusto de Mari, 2150 – Guaíra

Regional TATUQUARA
Rua da Cidadania Tatuquara – Rua Olivardo Konorski Bueno, 100
Clube da Gente Tatuquara -Rua Evelázio Augusto Bley, 151

Universidade presta auxílio jurídico gratuito e online durante pandemia

Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Positivo já atendeu mais de 500 pessoas durante a pandemia

Com o objetivo de garantir o direito ao acesso à Justiça, mesmo durante a pandemia, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Positivo (UP) está atendendo remotamente. Universitários do curso de Direito, sob supervisão de professores e advogados, prestam atendimento jurídico gratuito à população de Curitiba via e-mail, telefone e WhatsApp.

Com quatro postos de atendimento em Curitiba, instalados no câmpus sede – Ecoville e Santos Andrade, da Universidade Positivo, e nos Juizados Especiais Cíveis e Federais, o NPJ-UP mantém a execução dos termos de cooperação que tem com os órgãos do Poder Judiciário, ofertando um canal para que o atendimento à população continue acontecendo neste momento de isolamento social. “Entretanto, mesmo que seja possível realizar a petição sem advogado nos Juizados, muitas pessoas não sabem como os pedidos devem ser formulados e, consequentemente, ficam sem o adequado acesso à Justiça. Por isso, esse serviço, que alia tecnologia e o nosso compromisso com o ensino para o desenvolvimento sustentável, é fundamental neste momento”, explica. 

Em pouco mais de três meses de funcionamento remoto, mais de 500 pessoas já foram atendidas por meio do serviço gratuito. Para Thaís, considerando o atual momento e que o atendimento não pôde ser presencial, é um resultado excelente. “O alcance de tantas pessoas em tão pouco tempo superou nossas expectativas. Toda a equipe está satisfeita com o apoio prestado à população na promoção do acesso à justiça”, revela. 

O Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Positivo atua nas áreas de Direito Penal, Direito Previdenciário e Direito Civil e de Família. Questões sobre pensão alimentícia e divórcio são as mais buscadas pela população. Em razão da pandemia, o NPJ também presta auxílio jurídico para demandas relativas ao auxílio emergencial. “Além disso, a pandemia impactou nas relações contratuais, como aluguéis, mensalidades de instituições de ensino privadas, academia, entre outros. Em todos esses temas, estamos prontos para ajudar a comunidade”, finaliza a supervisora. 

Serviço

Núcleo de Prática Jurídica Universidade Positivo

Residentes no CIC, Gabineto, e casos de auxílio emergencial (Curitiba e região metropolitana) | Telefone ou WhatsApp Business: 3317-3232 e administrativonpj@up.edu.br

Residentes no Centro e atendimento dos Juizados Especiais Cíveis (Ahú) | Telefone ou WhatsApp Business: 3526-6908 e npj.santosandrade@up.edu.br

Atendimento dos Juizados Especiais Federais | npjjef@up.edu.br

Agentes da Setran terão novo uniforme e viaturas também vão mudar em Curitiba

O trabalho de repaginação dos uniformes e das viaturas da Setran foi devido ao Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito, comemorado nesta quarta-feira (23)

Para comemorar o Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito, os fiscalizadores da Superintendência de Trânsito (Setran) de Curitiba ganharam uma nova identidade visual. A data simbólica, que acontece nesta quarta-feira (23), trouxe mudanças nos uniformes e na plotagem da viaturas usadas pelos agentes no trânsito da capital e pelos que verificam a utilização adequada do Estacionamento Regulamentado (EstaR).

Em entrevista exclusiva à Banda B, o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, revelou que a mudança tem dois objetivos. “Os uniformes vêm para garantir uma maior visibilidade dos agentes, mas também para criar uma identidade visual e fazer com eles sejam reconhecidos pela população. Além disto, tem a segurança deles visto que vários usam motocicletas, por exemplo”, destacou.

Homenagem

Ainda nesta quarta-feira (23), os agentes de trânsito participaram de um evento na Setran e receberam uma homenagem. De acordo com Rangel, é uma forma de reconhecimento do trabalho dos agentes.

Foto: Daniel Castellano

“Sem dúvida nenhuma, eles são de grande relevância, uma vez que eles atuam diariamente na segurança viária com o intuito de salvar vidas, de organizar o nosso trânsito. Então, fizemos uma homenagem a estes profissionais que tanto lutam para garantir um trânsito seguro a todos nós”, concluiu à Banda B.

Informações Banda B.