Nível dos reservatórios cai em março e Sanepar alerta para necessidade de economia

O nível médio dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) ficou em 61% em março de 2021. Foi o nível mais baixo registrado no mês desde 2010, ano em que a Sanepar passou a fazer medição mensal das barragens. Em 2020, a média em março foi de 69% e, em 2019, de 93%.

Nesta primeira semana de abril o índice está ligeiramente abaixo dos 60%. Nesta segunda-feira (5) a marca era de 59,82%. Os resultados de março e do início de abril contabilizam um volume de chuva menor do que o esperado, segundo relatório divulgado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Essa realidade se espelha em todo o Paraná, com maior intensidade em algumas regiões.

A tendência é de que o outono seja mais seco neste ano, conforme os estudos meteorológicos, com chuvas abaixo da média para o período. Esse clima deve se estender até meados do inverno.

“A maior probabilidade ainda é de um cenário com pouca precipitação e com alta irregularidade em sua distribuição espacial para este período, em grande parte do Paraná. Com isso, o cenário segue desfavorável para a ocorrência de chuva acima da média no Estado nos próximos três a seis meses”, aponta o relatório do Simepar.

O instituto informa ainda que a previsão para este mês é de significativa diminuição na precipitação esperada em especial na Região Metropolitana de Curitiba, nos Campos Gerais e em partes do Norte Pioneiro.

Para fazer frente a este cenário, a Sanepar está realizando uma série de ações como a antecipação da obra de transposição do Rio Capivari, em Colombo, que irá incrementar 713 litros de água por segundo à Barragem do Iraí, que compõe o SAIC. Essa obra estava prevista no Plano Diretor para implantação em 2025, mas em função da crise hídrica a Sanepar está antecipando parte do projeto.

Mesmo com a flexibilização do rodízio em Curitiba e Região Metropolitana, a orientação da Companhia é para que a população continue adotando medidas de economia, com o uso racional da água.

Rodízio

A Sanepar iniciou em março um novo modelo de rodízio de abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana. São 60 horas de fornecimento e 36 horas com suspensão. Os bairros passaram a ser divididos em quatro grupos, com cerca de 900 mil de pessoas em cada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prefeitura de Curitiba realiza neste sábado evento on-line de adoção de cães

As famílias que quiserem adotar um novo amigo têm uma oportunidade perfeita neste sábado (24). E sem sair de casa. A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba vai promover mais uma versão transmitida ao vivo do evento de adoção Amigo Bicho. Para acompanhar, basta acessar o facebook da Prefeitura a partir das 10h.

Serão apresentados 15 cães resgatados pela ambulância do município após serem vítimas de atropelamentos. Todos já são tratados, castrados, desverminados e microchipados para receber os dados do novo tutor. 

Tem live de adoção de animais neste sábado (24). Foto: Divulgação (arquivo)

“As lives têm sido um sucesso e nos trazido bastante resultado para conseguir lares para os cães que resgatamos”, conta o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo.  

Dinâmica

Assim como nos eventos anteriores, quem se interessar por algum dos animais e pelas suas características apresentadas pelos veterinários, pode encaminhar uma mensagem via whatsapp para o número 41 99963-0233.

“Nesse contato podem ser esclarecidas dúvidas e agendada a visita para conhecer o animal, tudo dentro dos protocolos de segurança contra a covid-19”, explica a chefe da Rede, Sueli Sasaoka. 

Cada interessado recebe um breve questionário de entrevista, parte do processo de adoção responsável. Com a análise do questionário, haverá o agendamento para buscar o cão no horário de funcionamento do Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar), na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC, todos os dias, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30.

Centro de adoção permanente 

O Crar e os veterinários da Rede estão disponíveis, diariamente, para orientar processos de adoção responsável dos animais resgatados pelo município. O Centro funciona todos os dias, Na página da Rede no Facebook, é possível ver as fotos de alguns animais disponíveis. 

Os animais aptos para adoção são todos castrados, vacinados, desverminados e microchipados, prontos para receber os dados do novo tutor. 

O agendamento para conhecer os animais pode ser feito pelo telefone 41 99963-0233.

Serviço: live Amigo Bicho de adoção de cães

Data: 24/4 (sábado)
Horário: 10h
Transmissão: Facebook – Prefeitura de Curitiba

Prefeito Rafael Greca tem melhora do quadro neurológico, diz boletim médico

O prefeito Rafael Greca apresentou avanço clínico nas últimas horas, de acordo com o boletim médico apresentado no fim da manhã desta quinta-feira (22) pela equipe do Hospital Nossa Senhora das Graças, onde ele está internado.

Greca teve melhora do quadro neurológico, está lúcido e clinicamente estável. Permanecerá internado para monitoração neurológica hospitalar e continuidade da investigação etiológica do evento isquêmico agudo.

Internamento

O prefeito foi internado na manhã de terça-feira (20), e após exames, a equipe médica diagnosticou um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico.

Greca encontrava-se clinicamente alerta, em bom estado geral, com sinais vitais estáveis, participativo e dialogando. Foi mantido em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até a manhã de quarta-feira (21/4), quando foi transferido para um quarto, para continuidade do monitoramento neurológico e exames de controle.