Natal drive-thru no Barigui estreia nesta sexta (27)

Imagine toda a família poder assistir de carro, com segurança e conforto, a uma apresentação natalina ao ar livre em um dos espaços verdes mais famosos de Curitiba? Esta é a proposta do Caminho de Luz Condor no Parque Barigui, inédito espetáculo drive-thru no Brasil que estreia nesta sexta-feira (27/11), às 19h. Serão 27 dias de apresentações, até 23 de dezembro, que integram a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020.

Inédito em experiência e segurança, espetáculo drive-thru no Parque Barigui estreia nesta sexta. Curitiba. 26/11/2020 Foto: Ricardo Marajó / SMCS

A nova atração gratuita do Natal de Curitiba será uma experiência única para o público e foi concebida para seguir todos protocolos sanitários do município para evitar aglomerações e contágios de covid-19, com distanciamento social e controles de público e fluxo.

Além disso, o espetáculo poderá ser acompanhado de casa pelas redes sociais da Prefeitura de Curitiba.

“O Caminho de Luz Condor mostra que, com criatividade, é possível criar atrações seguras para espalhar o espírito de paz, luz, esperança e de união entre as pessoas neste momento de pandemia”, diz o prefeito Rafael Greca.

Estações

A atração drive-thru vai dar vida a passagens do nascimento de Jesus e a personagens amados do Natal.

Inédito em experiência e segurança, espetáculo drive-thru no Parque Barigui estreia nesta sexta. Curitiba. 26/11/2020 Foto: Ricardo Marajó / SMCS

O espetáculo, que tem patrocínio da Rede de Supermercados Condor, começa no Portal de Acesso (com entrada pela BR-277) e segue por um circuito com dez estações pela Alameda Ecológica Burle Marx até a Rua Cândido Hartmann.

Durante o percurso, o público poderá apreciar encenações como o Grande Coral Celeste dos Anjos (virtual), Banda de Papai Noéis, Anunciação do Anjo Gabriel, Maria Visita Sua Prima Isabel (Magnificat) e Santo Presépio.

Músicos, atores e esculturas animadas (entre elas, uma gigante de 8 metros) vão dar vida a personagens de cada uma das estações. Além disso, o circuito terá túneis de luz, iluminação cênica em bosques e duas árvores de Natal, como a enorme estrutura de 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED junto ao lago.

Fluxo

Para garantir o fluxo do percurso drive-thru, será possível fazer apenas uma parada de carro, na Estação 1, para acompanhar a apresentação de 2,5 minutos do Grande Coral Celeste dos Anjos, que será exibida em telas gigantes de alta definição. É essa parada que dará o fluxo de entrada dos carros, limitados a 15 veículos por vez.

Os veículos terão que seguir a uma velocidade máxima de 10 km/h e áudio sintonizado por rádio (FM 88.1) ou baixado para o WhatApp pelo QR Code impresso no folder da programação do espetáculo que será entregue no estacionamento da BR 277. Também haverá opção em libras ao baixar.

Não será possível sair dos veículos para fazer fotos ou filmar. Além disso, durante todo o trajeto, haverá placas com orientações e alertas sobre velocidade e outros cuidados.

Inédito em experiência e segurança, espetáculo drive-thru no Parque Barigui estreia nesta sexta. Curitiba. 26/11/2020 Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Ônibus

Quem não puder ir de carro também poderá aproveitar a experiência natalina no Barigui com o ônibus especial X50-Natal Parque Barigui. A linha terá ponto inicial de embarque no Terminal Campina do Siqueira, percorrerá os 1,4 km de programação dentro do parque e voltará para terminal.

Serão três jardineiras que vão operar com ocupação máxima de 70%, que é a de passageiros sentados. A linha terá uma frequência de 30 em 30 minutos. O primeiro horário de saída é 19h. Só serão permitidos passageiros com máscara.

A Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) também dispõe de ônibus reserva tradicionais para atender a demanda, se for o caso.

O passageiro poderá fazer a integração no terminal entre outras linhas e os ônibus de Natal, sem a necessidade de pagar mais uma passagem.

O Terminal Campina do Siqueira é equipado com termômetro para medição de temperatura. Displays de álcool gel estão disponíveis no terminal e dentro das jardineiras. 

Circuitos a pé

Haverá ainda duas opções de circuitos a pé, mas que darão acesso a apenas algunas estações do Caminho de Luz Condor. As entradas serão pela ponte de madeira da Rua Cândido Hartmann ou pelo portal do estacionamento da BR 277. Durante todo o percurso, a orientação é distanciamento e uso de máscara. 

Será proibido fazer o circuito de bicicleta e de moto. Durante o período das apresentações a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã.

Atrações de cada uma das estações do espetáculo

ESTAÇÃO 1
Grande Coral Celeste dos Anjos

Em telas gigantes de alta definição, atores e crianças do Projeto MusicaR da Prefeitiura de Curitiba vão interpretar clássicas canções natalinas como Noite Feliz, Uma Estrela Renasce, Borboleta Pequena, Jingle Bells e Bate o Sino.

ESTAÇÃO 2
Portal de Luz – Vida que Renasce
Hora de sintonizar a Frequência 88.1 FM ou diferecionar a câmera do smartphone para o QRcode do folder do programa do espetáculo entregue na chegada.

ESTAÇÃO 3
Pastores e Árvore do Lago
É possível contemplar a Árvore de Natal de 22 metros de altura, com 54 mil pontos de luz LED junto ao lago, que simboliza a Estrela anunciadora e Pastores (esculturas em tamanho natural) que recebem do Anjo Gabriel a notícia de que Jesus nasceu.

ESTAÇÃO 4
Banda de Papais Noéis
Abaixe o volume do rádio e divirta-se nessa animada estação, decorada com vários símbolos do Natal (bolas, pacotes de presentes e bengalas), que reúne músicos da Banda Lyra caracterizados de Papai Noel que vão interpretar canções como White Christmas e um pot-pourri natalino.

ESTAÇÃO 5
O Anjo Gabriel
Uma escultura com movimento de 8 metros de altura retrata o personagem bíblico que leva a grande notícia de que Cristo nasceu. Dê o play no áudio 2 que você recebeu no seu whatsapp ou aumente o volume do rádio na FM 88.1.

ESTAÇÃO 6
Bosque de Luz e Sombras
Iluminação e imagens cênicas se espalham pelo verde do bosque da Alameda Ecológica Burle Marx preparando o público para as próximas estações que celebram a chegada de Jesus.

ESTAÇÃO 7
Anunciação do Anjo Gabriel
Atores ricamente caracterizados encenam o momento em que o Anjo Gabriel surge à Maria e lhe dá a grande notícia de que ela será a mãe de Jesus, filho de Deus.

ESTAÇÃO 8
Maria visita sua prima Isabel
Durante a encenação, atores interpretam a passagem em que Maria visita sua prima Isabel e dividem suas missões santas. Isabel era estéril e, por milagre, também deu a luz.

ESTAÇÃO 9
Presépio Vivo. Jesus Nasceu
A encenação do Presépio e sua glória reúne atores e traz como destaques na cenografia, além da manjedoura de Jesus, esculturas em tamanho natural de animais como camelos e carneiros.

ESTAÇÃO 10
A Árvore de Natal
Chegamos ao fim do Caminho de Luz Condor, já na Rua Cândido Hartmann, com a árvore natalina de 18 metros toda iluminada com 50 mil microlâmpadas de LED.

Para que a experiência seja inesquecível e segura todos terão que seguir as seguintes regras:

  1. A entrada acontecerá apenas pela BR 277.
  2. No estacionamento, os veículos serão organizados pela equipe do evento, que respeitará a ordem de chegada.
  3. É proibido descer do carro durante o Caminho de Luz Condor.
  4. A velocidade máxima permitida é de 10 km/h.
  5. Use sempre faróis baixos durante o percurso de 1,4 km.
  6. Atente sempre para orientações da equipe e das placas do do Caminho de Luz Condor.
  7. Será proibido fazer o circuito de bicicleta e de moto.

Serviço: Caminho de Luz Condor no Parque Barigui

Data: estreia sexta-feira (27/11), às 19h. Até 23/12
Horário: apresentações diárias das 19h às 22h
Durante o período das apresentações a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã
Gratuito

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No primeiro dia de vacinação contra Covid-19, Curitiba aplica 807 doses da Coronavac

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba aplicou nesta quarta-feira (20/01) 807 doses da Coronovac, vacina que imuniza contra o novo coronavírus. Foram vacinados moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência e profissionais de saúde.

A SMS ressalta que nenhum cidadão precisa procurar os serviços de saúde em busca da vacina. Todos os vacinados vão ser convocados, de acordo com o fluxo de vacinação, pelo aplicativo Saúde Já.

Primeiro dia de vacinação da Covid-19 em Curitiba. Idosos e pacientes do Pequeno Cotolengo foram vacinados na tarde de hoje – Curitiba, 20/01/2021 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Para essa primeira fase Curitiba recebeu 23.160 doses da Coronavac. O montante é referente às primeiras doses a serem aplicadas no público prioritário elencado pelo Plano Municipal de Imunização. As vacinas para a segunda dose ficarão estocadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e serão repassadas ao município nas próximas semanas, assim que encerrada a primeira rodada de vacinação. 

Ao todo Curitiba deve receber nessa primeira etapa cerca 46.320 unidades de vacina, contando primeira e segunda dose. A primeira remessa deve contemplar 27,5% das 79.910 pessoas da primeira fase do plano municipal.

Prefeitura de Curitiba inicia campanha de vacinação contra a Covid-19. Curitiba, 20/01/2021. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Grupos

Os grupos que estão sendo vacinados nesse momento são: os 250 profissionais da enfermagem que atuarão como vacinadores na campanha; os cerca de 6 mil moradores, funcionários e cuidadores das 127 instituições de longa permanência; 93 indígenas aldeados da aldeia Kakané-Porã, na Regional Tatuquara; os cerca de 12 mil profissionais de saúde da linha de frente da pandemia em toda a cidade; e as equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de profissionais de serviços de remoção médica particulares. São cerca de 2.500 profissionais.

Matrículas para novos estudantes na rede de Curitiba podem ser feitas a partir do dia 3

Quem perdeu os prazos regulares de matrículas no ano passado, para crianças de 4 anos ou mais (pré-escola e Ensino Fundamental), ainda pode fazer a matrícula para o ano letivo de 2021.

A partir de 3 de fevereiro as famílias podem procurar uma das unidades da rede municipal de ensino.

As matrículas para novos estudantes (que não fizeram cadastramento) e outros casos (como mudança de cidade) estarão abertas a partir do próximo dia 3 e também podem ser feitas ao longo do ano, em caso de necessidade da família (como mudanças de cidade).

Os pais ou responsáveis devem procurar diretamente as unidades, respeitando o distanciamento social e com uso de máscara.

É necessário levar a certidão de nascimento da criança, histórico escolar, carteira de vacinação, CPF e RG do responsável e comprovante de residência da família (conta de energia elétrica).

Volta às aulas híbrida

O ano letivo de 2021 será iniciado no dia 18 de fevereiro em duas modalidades, com modelo híbrido ou remoto, no qual parte dos estudantes irá presencialmente para a unidade e os demais acompanharão os conteúdos por meio de videoaulas, como tem ocorrido desde abril de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus.

A escolha do modelo caberá as famílias, e pode ser mudada a qualquer momento. Quem optar pelas aulas presenciais assinará um termo de responsabilidade e levará o filho para unidade.

No outro modelo, o estudante terá acesso ao mesmo conteúdo da sala de aula, conforme seu ano escolar, por meio das videoaulas da TV Escola Curitiba.

As normas e orientações para o retorno presencial estão no Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais.

Veja aqui a íntegra do protocolo.