Natal drive-thru no Barigui estreia nesta sexta (27)

Imagine toda a família poder assistir de carro, com segurança e conforto, a uma apresentação natalina ao ar livre em um dos espaços verdes mais famosos de Curitiba? Esta é a proposta do Caminho de Luz Condor no Parque Barigui, inédito espetáculo drive-thru no Brasil que estreia nesta sexta-feira (27/11), às 19h. Serão 27 dias de apresentações, até 23 de dezembro, que integram a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020.

Inédito em experiência e segurança, espetáculo drive-thru no Parque Barigui estreia nesta sexta. Curitiba. 26/11/2020 Foto: Ricardo Marajó / SMCS

A nova atração gratuita do Natal de Curitiba será uma experiência única para o público e foi concebida para seguir todos protocolos sanitários do município para evitar aglomerações e contágios de covid-19, com distanciamento social e controles de público e fluxo.

Além disso, o espetáculo poderá ser acompanhado de casa pelas redes sociais da Prefeitura de Curitiba.

“O Caminho de Luz Condor mostra que, com criatividade, é possível criar atrações seguras para espalhar o espírito de paz, luz, esperança e de união entre as pessoas neste momento de pandemia”, diz o prefeito Rafael Greca.

Estações

A atração drive-thru vai dar vida a passagens do nascimento de Jesus e a personagens amados do Natal.

Inédito em experiência e segurança, espetáculo drive-thru no Parque Barigui estreia nesta sexta. Curitiba. 26/11/2020 Foto: Ricardo Marajó / SMCS

O espetáculo, que tem patrocínio da Rede de Supermercados Condor, começa no Portal de Acesso (com entrada pela BR-277) e segue por um circuito com dez estações pela Alameda Ecológica Burle Marx até a Rua Cândido Hartmann.

Durante o percurso, o público poderá apreciar encenações como o Grande Coral Celeste dos Anjos (virtual), Banda de Papai Noéis, Anunciação do Anjo Gabriel, Maria Visita Sua Prima Isabel (Magnificat) e Santo Presépio.

Músicos, atores e esculturas animadas (entre elas, uma gigante de 8 metros) vão dar vida a personagens de cada uma das estações. Além disso, o circuito terá túneis de luz, iluminação cênica em bosques e duas árvores de Natal, como a enorme estrutura de 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED junto ao lago.

Fluxo

Para garantir o fluxo do percurso drive-thru, será possível fazer apenas uma parada de carro, na Estação 1, para acompanhar a apresentação de 2,5 minutos do Grande Coral Celeste dos Anjos, que será exibida em telas gigantes de alta definição. É essa parada que dará o fluxo de entrada dos carros, limitados a 15 veículos por vez.

Os veículos terão que seguir a uma velocidade máxima de 10 km/h e áudio sintonizado por rádio (FM 88.1) ou baixado para o WhatApp pelo QR Code impresso no folder da programação do espetáculo que será entregue no estacionamento da BR 277. Também haverá opção em libras ao baixar.

Não será possível sair dos veículos para fazer fotos ou filmar. Além disso, durante todo o trajeto, haverá placas com orientações e alertas sobre velocidade e outros cuidados.

Inédito em experiência e segurança, espetáculo drive-thru no Parque Barigui estreia nesta sexta. Curitiba. 26/11/2020 Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Ônibus

Quem não puder ir de carro também poderá aproveitar a experiência natalina no Barigui com o ônibus especial X50-Natal Parque Barigui. A linha terá ponto inicial de embarque no Terminal Campina do Siqueira, percorrerá os 1,4 km de programação dentro do parque e voltará para terminal.

Serão três jardineiras que vão operar com ocupação máxima de 70%, que é a de passageiros sentados. A linha terá uma frequência de 30 em 30 minutos. O primeiro horário de saída é 19h. Só serão permitidos passageiros com máscara.

A Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) também dispõe de ônibus reserva tradicionais para atender a demanda, se for o caso.

O passageiro poderá fazer a integração no terminal entre outras linhas e os ônibus de Natal, sem a necessidade de pagar mais uma passagem.

O Terminal Campina do Siqueira é equipado com termômetro para medição de temperatura. Displays de álcool gel estão disponíveis no terminal e dentro das jardineiras. 

Circuitos a pé

Haverá ainda duas opções de circuitos a pé, mas que darão acesso a apenas algunas estações do Caminho de Luz Condor. As entradas serão pela ponte de madeira da Rua Cândido Hartmann ou pelo portal do estacionamento da BR 277. Durante todo o percurso, a orientação é distanciamento e uso de máscara. 

Será proibido fazer o circuito de bicicleta e de moto. Durante o período das apresentações a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã.

Atrações de cada uma das estações do espetáculo

ESTAÇÃO 1
Grande Coral Celeste dos Anjos

Em telas gigantes de alta definição, atores e crianças do Projeto MusicaR da Prefeitiura de Curitiba vão interpretar clássicas canções natalinas como Noite Feliz, Uma Estrela Renasce, Borboleta Pequena, Jingle Bells e Bate o Sino.

ESTAÇÃO 2
Portal de Luz – Vida que Renasce
Hora de sintonizar a Frequência 88.1 FM ou diferecionar a câmera do smartphone para o QRcode do folder do programa do espetáculo entregue na chegada.

ESTAÇÃO 3
Pastores e Árvore do Lago
É possível contemplar a Árvore de Natal de 22 metros de altura, com 54 mil pontos de luz LED junto ao lago, que simboliza a Estrela anunciadora e Pastores (esculturas em tamanho natural) que recebem do Anjo Gabriel a notícia de que Jesus nasceu.

ESTAÇÃO 4
Banda de Papais Noéis
Abaixe o volume do rádio e divirta-se nessa animada estação, decorada com vários símbolos do Natal (bolas, pacotes de presentes e bengalas), que reúne músicos da Banda Lyra caracterizados de Papai Noel que vão interpretar canções como White Christmas e um pot-pourri natalino.

ESTAÇÃO 5
O Anjo Gabriel
Uma escultura com movimento de 8 metros de altura retrata o personagem bíblico que leva a grande notícia de que Cristo nasceu. Dê o play no áudio 2 que você recebeu no seu whatsapp ou aumente o volume do rádio na FM 88.1.

ESTAÇÃO 6
Bosque de Luz e Sombras
Iluminação e imagens cênicas se espalham pelo verde do bosque da Alameda Ecológica Burle Marx preparando o público para as próximas estações que celebram a chegada de Jesus.

ESTAÇÃO 7
Anunciação do Anjo Gabriel
Atores ricamente caracterizados encenam o momento em que o Anjo Gabriel surge à Maria e lhe dá a grande notícia de que ela será a mãe de Jesus, filho de Deus.

ESTAÇÃO 8
Maria visita sua prima Isabel
Durante a encenação, atores interpretam a passagem em que Maria visita sua prima Isabel e dividem suas missões santas. Isabel era estéril e, por milagre, também deu a luz.

ESTAÇÃO 9
Presépio Vivo. Jesus Nasceu
A encenação do Presépio e sua glória reúne atores e traz como destaques na cenografia, além da manjedoura de Jesus, esculturas em tamanho natural de animais como camelos e carneiros.

ESTAÇÃO 10
A Árvore de Natal
Chegamos ao fim do Caminho de Luz Condor, já na Rua Cândido Hartmann, com a árvore natalina de 18 metros toda iluminada com 50 mil microlâmpadas de LED.

Para que a experiência seja inesquecível e segura todos terão que seguir as seguintes regras:

  1. A entrada acontecerá apenas pela BR 277.
  2. No estacionamento, os veículos serão organizados pela equipe do evento, que respeitará a ordem de chegada.
  3. É proibido descer do carro durante o Caminho de Luz Condor.
  4. A velocidade máxima permitida é de 10 km/h.
  5. Use sempre faróis baixos durante o percurso de 1,4 km.
  6. Atente sempre para orientações da equipe e das placas do do Caminho de Luz Condor.
  7. Será proibido fazer o circuito de bicicleta e de moto.

Serviço: Caminho de Luz Condor no Parque Barigui

Data: estreia sexta-feira (27/11), às 19h. Até 23/12
Horário: apresentações diárias das 19h às 22h
Durante o período das apresentações a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã
Gratuito

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curitiba suspende parte da repescagem da vacinação contra a covid-19

A partir desta quarta-feira (20/10), Curitiba suspende parte da repescagem da vacinação contra a covid-19 no município. Não haverá aplicação da primeira dose para adolescentes e da dose reforço para idosos, profissionais de saúde e imunossuprimidos anteriormente convocados.

O município aguarda novas remessas de doses para retomar a vacinação e avançar no grupo de adolescentes. Há expectativa que uma nova remessa de vacinas Pfizer, destinada aos adolescentes, chegue nos próximos dias e que a vacinação deste grupo seja retomada ainda nesta semana, inclusive com a ampliação de faixas etárias anteriormente convocadas.

Já para a retomada da aplicação das doses de reforço para idosos, profissionais de saúde e imunossuprimidos, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba aguarda o envio de vacinas com esta destinação.   

Vacinação que segue

Os 31 pontos de vacinação anticovid de Curitiba permanecem vacinando a partir desta quarta-feira (20/10): repescagem de primeira dose de pessoas com 18 anos ou mais; repescagem de segunda dose de pessoas já convocadas; e aplicação de segundas doses agendadas (referente a vacinados com a primeira dose de Astrazeneca entre 7 e 25 de agosto).

O que levar

Pessoas com 18 anos ou mais que ainda precisem fazer a primeira dose devem fazer o cadastro na plataforma Saúde Já no site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação. Além disso, é preciso levar um comprovante de residência de Curitiba e apresentar um documento de identificação com foto e CPF. 

Para receber a segunda dose da vacina, basta procurar um dos pontos de vacinação da cidade, das 8h às 17h, levar um documento de identificação com foto e CPF.

Como consultar o dia da segunda dose

Pelo aplicativo Saúde Já:

1 – Abrir o aplicativo no celular;

2 – Clicar em “Carteira de Vacinação”;

3 – Visualizar a data que aparece em Próximas Vacinas;

4 – Procurar um dos pontos de vacinação da cidade que estejam abertos nesse dia.

Pelo site:

1 – Abrir www.saudeja.curitiba.pr.gov.br;

2 – Clicar em “Vacinação”;

3 – Visualizar a data que aparece em Próximas Vacinas;

4 – Procurar um dos pontos de vacinação da cidade que estejam abertos nesse dia.

Locais de vacinação

Das 8h às 17h

1 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

2 – Centro de Referência, esportes e atividade física
Rua Augusto de Mari, 2.150 – Guaíra

3 – US Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado

4 – US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

5 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

6 – Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira
Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri

7 – US Bairro Alto
Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto

8 – US Santa Efigênia
Rua Voltaire, 139  – Barreirinha

9 – US Atuba
Rua Rio Pelotas, 820 – Bairro Alto

10 – US Tarumã
Rua José Veríssimo, 1352 – Bairro Alto

11 – US Abranches
Rua Aldo Pinheiro, 60 – Abranches

12 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão

13 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

14 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

15 – US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

16 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira, nº 700

17 – US Oswaldo Cruz
Rua Pedro Gusso, 3749 – Cidade Industrial

18 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

19 – US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

20 – Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700

21 – US Santa Quitéria 2
Rua Bocaíuva, 310 – Santa Quitéria

22 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

23 – US Orleans
Av. Ver. Toaldo Túlio, 4.577 – Orleans

24 – US Campina do Siqueira
Rua General Mário Tourinho, 1684 – Campina do Siqueira

25 – US Butiatuvinha
Avenida Manoel Ribas, 8640 – Butiatuvinha

26 – US São Braz
Rua Antonio Escorsin, 1960 – São Braz

27  – US Vista Alegre
Rua Miguel de Lazari, 85 –  Pilarzinho

28 – US Bom Pastor
Rua José Casagrande, 220 – Vista Alegre

29 – US Palmeiras

R. João Batista Burbelo, 12 – Tatuquara

30 – US Caximba

Rua Delegado Bruno de Almeida, 7881 – Caximba

31 – Rua da Cidadania do Tatuquara

Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

Saúde espera vacinar 56,4 mil moradores com segunda dose nesta semana

Nesta semana, cerca de 56,4 mil moradores de Curitiba que receberam a primeira dose da vacina anticovid devem retornar aos pontos de vacinação para completar o ciclo de imunização com a segunda dose.

Parte desse grupo, cerca de 26,3 mil, são pessoas vacinadas com a primeira dose da Astrazeneca e terão a segunda aplicação antecipada. Na próxima semana Curitiba deverá concluir o ciclo vacinal das pessoas que receberam o imunizante da Astrazeneca e que se enquadram no novo intervalo.

A vacinação será realizada em 28 pontos da cidade com funcionamento das 8h às 17h (lista abaixo).

Antecipação da Astrazeneca

A SMS seguirá a recomendação do Ministério da Saúde e fará antecipação da segunda dose da vacina contra covid-19 da Astrazeneca. A nova recomendação é que o intervalo passe a ser de oito semanas.

É importante que os vacinados com a primeira dose da Astrazeneca que ainda não receberam a segunda fiquem atentos à alteração da data, disponível no aplicativo Saúde Já. 

Não haverá envio de mensagem avisando da antecipação das vacinas. A data da segunda dose da Astrazeneca alterada estará no aplicativo no campo próximas vacinas, onde deve ser feita a consulta (veja abaixo como consultar).

Quem não puder comparecer na data de aplicação da segunda dose marcada no aplicativo poderá procurar um dos pontos de vacinação para completarem o ciclo de imunização durante a repescagem contínua.

Repescagem contínua

Ao longo da semana também segue a repescagem contínua para a primeira e a segunda dose e da dose de reforço para os que já receberam a convocação.

Para a dose de reforço  a SMS está enviando mensagem pela plataforma Saúde Já, avisando sobre o direito da vacina. Estão recebendo a convocação pessoas com mais de 70 anos que já completaram 180 dias ou mais da aplicação da segunda dose. 

Também estão sendo convocados para a dose de reforço pessoas imunossuprimidas de qualquer idade que já atingiram 28 dias da segunda aplicação. 

Como consultar o dia da segunda dose

Pelo aplicativo Saúde Já:
1 – Abrir o aplicativo no celular;
2 – Clicar em “Carteira de Vacinação”;
3 – Visualizar a data que aparece em Próximas Vacinas;
4 – Procurar um dos pontos de vacinação da cidade que estejam abertos nesse dia.
Pelo site:
1 – Abrir www.saudeja.curitiba.pr.gov.br;
2 – Clicar em “Vacinação”;
3 – Visualizar a data que aparece em Próximas Vacinas;
4 – Procurar um dos pontos de vacinação da cidade que estejam abertos nesse dia.

O que levar para receber a segunda dose

Para receber a segunda dose da vacina, basta procurar um dos pontos de vacinação da cidade, das 8h às 17h, levar um documento de identificação com foto e CPF. 

Cronograma da semana para segunda dose

Segunda dose de Pfizer

– 18 de outubro – Não há agendamentos;
– 19 de outubro -Vacinados com a primeira em 23, 24, 25, 26 e 27 de agosto;
– 20 de outubro – Não há agendamentos;
– 21 de outubro – Não há agendamentos
– 22 de outubro – Não há agendamentos

Segunda dose de AstraZeneca

– 18 de outubro – Vacinados com a primeira em 23 de julho;
– 19 de outubro – Vacinados com a primeira de 23 de julho até 6 de agosto;
– 20 de outubro – Vacinados com a primeira entre  de 7 a 25 de agosto;
– 21 de outubro – Não há agendamentos;
– 22 de outubro – Não há agendamentos.

Segunda dose de Coronavac

– 18 de outubro – Vacinados com a primeira em 21, 22 e 23 de setembro;
– 19 de outubro – Vacinados com a primeira em 24 de setembro;
– 20 de outubro – Não há agendamentos
– 21 de outubro – Não há agendamentos;
– 22 de outubro – Não há agendamentos.

Locais de vacinação

Das 8h às 17h

1 – US Ouvidor Pardinho 
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho
 
2 – Centro de Referência, esportes e atividade física 
Rua Augusto de Mari, 2.150 – Guaíra
 
3 – US Salvador Allende 
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado
 
4 – US Parigot de Souza 
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado
 
5 – US Vila Diana 
Rua René Descartes, 537 – Abranches
 
6 – Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira 
Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri
 
7 – US Bairro Alto 
Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto
 
8 – US Santa Efigênia 
Rua Voltaire, 139  – Barreirinha
 
9 – US Atuba 
Rua Rio Pelotas, 820 – Bairro Alto
 
10 – US Tarumã 
Rua José Veríssimo, 1352 – Bairro Alto
 
11 – US Abranches 
Rua Aldo Pinheiro, 60 – Abranches
 
12 – US Jardim Paranaense 
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão
 
13 – US Visitação 
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão
 
14 – US Camargo 
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru
 
15 – US Uberaba 
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba
 
16 – Clube da Gente CIC 
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira, nº 700
 
17 – US Oswaldo Cruz 
Rua Pedro Gusso, 3749 – Cidade Industrial
 
18 – US Vila Feliz 
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo
 
19 – US Aurora 
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo
 
20 – US Pinheiros 
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade
 
21 – US Orleans 
Av. Ver. Toaldo Túlio, 4.577 – Orleans
 
22 – US Campina do Siqueira 
Rua General Mário Tourinho, 1684 – Campina do Siqueira
 
23 – US Butiatuvinha
Avenida Manoel Ribas, 8640 – Butiatuvinha
 
24 – US São Braz
Rua Antonio Escorsin, 1960 – São Braz
 
25 – Rua da Cidadania do Tatuquara 
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
 
26 – Rua da Cidadania do Fazendinha 
Rua Carlos Klemtz, 1.700