Na pandemia, saiba como será a festa da Padroeira no Santuário do Rocio em Paranaguá

O Santuário Estadual do Rocio em Paranaguá, divulgou no último dia 27 a programação da 207ª Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rocio. Como já era esperado, por causa da pandemia, a parte social – quermesse, parque a área gastronômica – não vão acontecer este ano.

No dia 1º começa a Festa, com a missa da “Troca do Manto” e o reitor do Rocio, Missionário Redentorista Padre Dirson Gonçalves promete uma boa surpresa: “É uma demonstração de carinho para a Mãe, um gesto de cuidado e devoção e este ano será muito bonito” afirmou. Na noite do dia 1º, o cantor Thiago Brado faz uma live especial com transmissão pelo Youtube (Santuário do Rocio Paranaguá).

O novenário, (9 dias de oração para a padroeira) começa no dia 6 e segue até o dia 14. Para atender melhor os devotos, as missas e novenas, do modo presencial e on-line terão oito horários: 5, 6, 8, 10, 14, 16, 18 e 19 horas.

Para a Missa e Novena das 19 horas virão Bispos de todo estado do Paraná, convidados para presidir a celebração. O Bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron celebra a missa solene às 10 horas no dia 15. As missas com os bispos serão transmitidas, além das páginas do Santuário, também pela página Diocese de Paranaguá.

Todas as providências estão sendo tomadas para seguir as normas de saúde imprescindíveis neste período e garantir a segurança. Por este motivo, os organizadores pediram que as caravanas/excursões programadas para a festa agendem na secretaria do Santuário. Reservando o lugar poderão assistir presencialmente as celebrações, pois a capacidade de lotação do Santuário está bastante reduzida para manter o afastamento social.

No dia da Padroeira do Paraná, 15 de novembro, serão celebradas muitas missas presenciais. Para proteger os devotos, a “Procissão dos Milagres” como é chamada a caminhada com a imagem da santa do Santuário até a Catedral foi modificada e será em carreata iniciando às 17 horas.

Em frente ao Santuário há uma praça onde os veículos poderão se concentrar para seguir o carro principal com a imagem original de Nossa Senhora do Rocio. O trajeto será o mesmo da tradicional procissão: a Rua Professor Cleto que liga as duas igrejas em linha reta.

Na chegada os missionários redentoristas vão abençoar todos os veículos e pessoas. “Os redentoristas ficarão abençoando até o último veículo passar em frente a imagem, só depois levaremos a santa para dentro da catedral onde permanece até o dia seguinte conforme a tradição” explicou o reitor, Padre Dirson.

Quem acompanhar as transmissões, as publicações ou vier em algum dos dias poderá ver também o novo presbitério (lugar do altar) do Santuário. O espaço foi refeito e modificado em comemoração aos 100 anos de construção da Igreja, comemorados em maio deste ano.

Promoção de prêmios

Uma das rendas que ajudam na manutenção da Igreja do Rocio é a arrecadação da Festa, este ano sem a parte social, os noveneiros e a administração do local estão ofertando as cartelas para o sorteio de vários prêmios como carro zero quilômetro, motocicleta, televisor e smartphone. A cartela custam R$ 15,00 podem ser adquiridas na secretaria do Santuário e em vários pontos de venda. O sorteio será no dia 22 de novembro (domingo).

Serviço:

207ª Festa Estadual em Louvor à Nossa Senhora do Rocio

Tema: “Mãe do Rocio, Intercedei por nós”

Dia 1/11 – 19h Missa de abertura e a troca do manto.

Dia 1/11 – 20h Live com Thiago Brado no YouTube – Santuário do Rocio Paranaguá

De 6 a 14 – Novenário : 5, 6, 8, 10, 14, 16, 18 e 19 horas

As novenas das 6, 16 e 19 tem a transmissão na página do face book e YouTube do Santuário. As missas/novenas com os Bispos do Paraná 19 horas serão transmitidas também na página do face book Diocese de Paranaguá

Dia 15 – 5, 6:30, 8, 10, 12, 13:30, 15 e 16:30 horas Missas presenciais

A Missa Solene 10 horas com o Bispo de Paranaguá Dom Edmar Peron será também transmitida.

Dia 15 – 17 horas Procissão (carreata) do Rocio até a Catedral

Dia 16 – 18:30 horas Missa na Catedral e retorno da Imagem ao Santuário, também em carreata.

Local: Santuário Estadual de NSra do Rocio

Praça Thomáz Sheehan, 211

Bairro do Rocio – Paranaguá – PR

Contato: (41) 3423-2020 (41) 98730-6701

Informações Banda B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fim de semana ensolarado termina com 31 atendimentos ao mar; adolescente de 15 anos morreu

O fim de semana ensolarado, com temperaturas próximas dos 30°C, levou muita gente ao Litoral do Paraná. Assim, o número de incidentes no mar também foi alto, segundo balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (29). De acordo com os dados, foram 31 atendimentos, com uma morte na cidade de Guaratuba.

A vítima fatal era moradora de Curitiba e estava com a família no Balneário Nereidas. O Corpo de Bombeiros alerta que a área não era atendida por guarda-vidas.

Em Pontal do Paraná, uma adolescente de 13 anos foi socorrida em estado grave após se afogar. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional do Litoral.

Segundo o tenente Malaquias, do Corpo de Bombeiros, é fundamental procurar por lugares seguros ao entrar ao mar. “No Litoral do Paraná temos diversas correntes de retorno, então se ele não conhecer a área e ficar preso ao fundo, a probabilidade de afogamento é grande”, descreve.

Os atendimentos do fim de semana aconteceram em Morretes (2), Pontal do Paraná (7), Matinhos (11), Guaratuba (9) e Ilha do Mel (2).

Informações Banda B

Antonina segue Paranaguá e anuncia não realização do Carnaval 2022

A prefeitura de Antonina – no litoral do Paraná – seguiu Paranaguá e também anunciou a não realização do Carnaval 2022. No município, eram esperadas cerca de 60 mil pessoas para participar do evento, mas, por conta da pandemia de Covid-19, foi anunciado o cancelamento. A postagem foi feita por meio das redes sociais.

Mais cedo, Marcelo Roque, prefeito de Paranaguá, anunciou por meio das redes sociais nesta segunda-feira (29) a não realização do Carnaval em 2022. No Facebook, o prefeito disse que o retorno precisa ser gradual e é o “momento de reflexão e cuidado”.

Com a decisão da prefeitura, Paranaguá se tornou o primeiro município do litoral do estado a anunciar que não realizará o evento no ano que vem por conta da pandemia.


As prefeituras de Matinhos e Guaratuba, também no litoral do Paraná, ainda não se manifestaram no sentido de cancelar o carnaval de 2022.


Cancelamentos em São Paulo


Ao menos, 70 cidades do interior de São Paulo já cancelaram os eventos de Carnaval com medo de uma quarta onde de Covid-19.


Ômicron


Uma nova variante vem preocupando cientistas do mundo inteiro, a ômicron. Ela foi descoberta na África do Sul e apareceu já em alguns países.