Cerca de 2 toneladas de resíduos foram retiradas das margens do riacho do Alto Boqueirão durante um mutirão de limpeza realizado no último sábado (19/9). A ação reuniu 100 voluntários, que trabalharam por três horas no local.
Participaram da mobilização equipes da Educação Ambiental e de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além da Defesa Civil de Curitiba. O riacho do Alto Boqueirão é afluente do Rio Iguaçu, em Curitiba.
Promovida pelo Sesc Paraná em 25 cidades do estado, a iniciativa integrou as ações do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias e os movimentos internacionais World Cleanup Day e International Coastal Cleanup.
Entre os materiais encontrados estavam colchões, roupas, peças de madeira, entulhos de construção civil e grandes quantidades de plástico descartadas irregularmente.
Todo o material recolhido foi separado, pesado e encaminhado para o descarte adequado. A mobilização também incluiu o plantio de mudas de árvores no entorno do riacho, com o objetivo de auxiliar na recuperação da mata ciliar.
Segundo Leila Zem, diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a ação também fez parte das atividades do programa Amigo dos Rios, voltado à preservação, à limpeza e à Educação Ambiental nos rios de Curitiba.
“Essa é uma ação contínua do Departamento de Educação Ambiental e do programa Amigo dos Rios para conservação dos rios da cidade”, explicou Leila.
Com informações da Prefeitura de Curitiba.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



