Moradores do Cajuru têm novo Ecoponto

Os moradores do Cajuru contam com um novo ponto para manter a limpeza do bairro: desde o final de outubro está em funcionamento o primeiro Ecoponto do bairro, para o descarte correto de resíduos.

O novo Ecoponto fica na Rua Augusto Forbeck, esquina com a Rua Neusa Vieira Bet e é um espaço que recebe restos de construção de mão e inservíveis, como móveis e eletroeletrônicos que não servem mais para doação, madeira, poda e limpeza de jardim. 

O catador de materiais recicláveis Alex Sandro de Lima do Carmo, 30 anos, conta que aprendeu como poderia usar o local para levar restos de construção pelas orientações de uso que estão na fachada do Ecoponto. Ele e diz que o local tem sido de bastante utilidade agora, que está trabalhado de auxiliar em uma obra. 

“É muito bom ter onde trazer esses materiais para não deixar bagunça na obra. A gente pode trazer o que não vamos mais usar e vai ajudar o bairro a ficar mais bonito”, fala. 

O primeiro Eco ponto da Regional Cajuru, na Rua Augusto Forbeck, esquina com a Rua Neusa Vieira Bet, e a cancha esportiva. Curitiba, 27/11/2020. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Quem leva os materiais até o Ecoponto é recebido por Cícero Aparecido Campos, que orienta sobre o funcionamento do local. “Aos poucos, as pessoas estão conhecendo aqui, contam para o vizinho sobre o serviço e ajudam a cuidar do meio ambiente”, diz. 

A criação de Ecopontos visa reduzir o descarte indevido de materiais que podem parar nos rios, causando doenças e enchentes. 

Hoje, a Prefeitura de Curitiba coleta, em média, 256 toneladas/mês de resíduos (sofá, geladeira, fogão, pneus, caliça, madeira, entulhos, entre outros) descartados inadequadamente nos leitos e margens de rios; e mais 4,5 mil toneladas/mês em finais de ruas, praças, fundos de vales – chamados “bota-fora”. 

Área de lazer

Na esquina ao lado do Ecoponto, a Prefeitura instalou um novo espaço de lazer, com quadra de areia, parquinho e quadra pavimentada, em um terreno que vinha sendo ocupado pelo lixo. “Estava ficando meio abandonado, dava até medo passar aqui. Agora, ficou muito melhor”, disse Alex. 

Este é o primeiro Ecoponto da Regional Cajuru, que abrange os bairros Cajuru, Uberaba, Jardim das Américas, Tarumâ, Guabirotuba e Capão da Imbuia. O segundo começou a ser construído em outubro, no Uberaba, e deve estar em funcionamento no primeiro trimestre de 2021.

Modo de usar

Cada pessoa pode levar ao Ecoponto até um metro cúbico por dia de restos de construção, madeira ou poda. Móveis velhos e utensílios domésticos inservíveis de grande porte, materiais recicláveis, aparelhos eletroeletrônicos e óleo de cozinha pós-consumo também são recebidos. 

Um caminhão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz o recolhimento, encaminhando cada tipo de material para a destinação correta.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 12h; e das 13h às 17h. Para o descarte, os resíduos devem estar devidamente separados e ser depositados conforme indicação do funcionário presente no local.

Serviço


Ecoponto Cajuru 
Rua Augusto Forbeck, esquina com a Rua Neusa Vieira Bet
Horário: Segunda a sábado, das 8h às 12h; e das 13 às 17 horas
Confira aqui o endereço dos demais Ecopontos de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fundadora da rede de supermercados Jacomar morre aos 87 anos em Curitiba

Maria Pankratz, conhecida por ser uma das fundadoras do grupo da rede de supermercados Jacomar, morreu aos 87 anos, no último sábado (25), em Curitiba. A família optou por não divulgar a causa do óbito em publicação feita na rede social Facebook, nesta segunda-feira (27).

Dona Maria, como foi conhecida pelo Grupo Jacomar, nasceu no dia 7 de setembro de 1934. O Grupo Jacomar diz em nota a homenagem à Pankratz que ela teve uma vida de muitas batalhas, sendo que desde pequena já trabalhava para ajudar no sustento de sua família.

Ela se casou com Jacob Pankratz Filho em 12 de abril de 1958, e a união durou 63 anos “na qual sempre prevaleceu o amor, o respeito, a cumplicidade, a honestidade e a fidelidade”, aponta parte da homenagem feita pelo Grupo na rede social Facebook.

A vida foi muito desafiadora para ela, pois além de educar os filhos e cuidar da casa, ela sempre foi um apoio incondicional para o marido que batalhava para sustentar a família. Como dizem seus filhos, ela foi um pilar essencial para o desenvolvimento e crescimento da Rede Jacomar. Não há dúvidas de que a Dona Maria era muito amada pela sua família. Com uma fé inabalável e uma dedicação constante no cuidado de todos ao seu redor, ela agora descansa em Deus, deixando seu marido, 8 filhos, noras e genros, netos e bisnetos. É certo que sempre será amada e especial na vida de toda a família Jacomar. Sentiremos saudades!

diz trecho da nota do Grupo em homenagem à Maria, divulgada na Rede Social Facebook.

Maria deixa o esposo e co-fundador do Grupo Jacomar, Jacob Pankratz Filho, e oito filhos. A Banda B presta condolências a amigos e familiares.

Grupo Jacomar

A história do Jacomar teve início em dezembro de 1966, em Curitiba, quando Jacob Pankratz Filho decidiu comprar um Armazém de Secos e Molhados, que recebeu seu nome.

Com muito esforço e dedicação, o armazém foi ampliado e, ao seu lado, foi aberto, em outubro de 1976, o Supermercado Jacomar, nome que deriva de Jacob Maria, proprietários da empresa.

Em 1984, o Jacomar adquiriu mais uma loja, dessa vez em São José dos Pinhais. Com a vontade de crescer e atender às necessidades de seu público, adquiriu, em março de 1993, o imóvel da antiga Cooperativa Mista do Boqueirão, em Curitiba.

Surgiu, então, o desejo de oferecer a seus clientes uma loja mais arrojada e moderna, ampliando ainda mais a qualidade dos serviços. Foi quando teve início a construção de um super projeto, que atenderia sua clientela de modo ainda mais especial, pela confiança que sempre depositaram no Jacomar.

O projeto foi concluído em setembro de 1998, com a inauguração da nova loja no Boqueirão, um amplo espaço com um grande investimento em equipamentos de última geração e com a melhor oferta de produtos e serviços da região.

Desde então, o Supermercado Jacomar não parou mais de crescer e está sempre investindo em inovação, tecnologia e qualidade. A missão é sempre oferecer o melhor atendimento a todos os clientes, sem esquecer de seus costumes e crenças, como a prática de não abrir aos domingos. A intenção é valorizar o colaborador, dando a ele um dia de descanso para “dedicar-se à família”, como diz o fundador.

Vídeo

Veja um vídeo institucional em que o casal de fundadores fala sobre a rede de supermercados.

Autódromo de Curitiba será transformado em bairro planejado

A partir de dezembro, o Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), instalado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba será desativado para dar lugar a um bairro planejado. A nova construção terá residências, comércios e áreas de lazer.

A informação foi confirmada pela administração do local à BandNews FM.

As obras devem iniciar no começo de 2022 e serão divididas em duas etapas. A primeira deve ser concluída em 1 ano e meio e o restante até 2031.