MON apresenta três exposições inéditas em sua reabertura

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura neste sábado (31) duas novas exposições: A Violência sob a Delicadeza, da artista visual Vera Martins, e Gente no MON, do fotógrafo Dico Kremer. Após sete meses de fechamento por conta da pandemia, o museu reabriu ao público em 16 de outubro, com a exposição inédita do artista britânico Tony Cragg, instalada no espaço do Olho.

DICO KREMER – A exposição Gente no MON, do fotógrafo Dico Kremer, tem curadoria do professor Fernando Bini. Foram selecionadas 84 fotos entre mais de 5 mil imagens de visitantes anônimos do MON feitas de março de 2016 e novembro de 2019.

“Apresentar esta exposição no momento de reabertura do museu nos faz hoje refletir ainda mais, e de uma forma diferente, sobre o valor das cenas registradas por Dico”, comenta a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer (MON), Juliana Vosnika.
“Imagens que traduzem sentimentos, momentos singulares e valiosos para tantas pessoas nos trazem a certeza, mais do que nunca, de que nada substitui a visita presencial ao Museu”, diz.

VERA MARTINS – A Violência sob a Delicadeza, da artista visual Vera Martins, conta com 46 obras, entre telas e instalações. A exposição tem o apoio da Fundação Pollock-Krasner. A diretora-presidente do MON explica que nada no extenso e intenso trabalho da artista visual Vera Martins é óbvio. Isso inclui desde os materiais que utiliza até os processos de execução. Sua inspiração é resultante de um perspicaz olhar sobre a natureza humana, sentimentos e sensações.

“Há sempre uma mensagem forte e um sentir profundamente feminino que transforma angústias, percepções e reflexões em arte. A violência sob a delicadeza da artista é poesia pura, traduzida aqui em instalações, objetos e pinturas que o MON traz ao seu público nesta exposição”, diz Juliana.

Além destas três novas mostras, estão em cartaz no museu: Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição; O Mundo Mágico dos Ningyos; Luz ≅ Matéria; África, Mãe de Todos Nós; Museu em Construção; Espaço Niemeyer; Cones e obras do Pátio das Esculturas.

O MON reabriu ao público seguindo orientações de segurança determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Entre as várias medidas adotadas está o limite de pessoas para visitação nas salas expositivas e em todo o museu para garantir o distanciamento seguro. O material impresso, como guias e folders, foi substituído por versões digitais, disponíveis por QR codes. Mais informações sobre os novos protocolos de segurança da instituição podem ser acessados no site e nas redes sociais do museu.

Serviço
Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
http://www.museuoscarniemeyer.org.br

Informações AEN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Promovida pelo MON, exposição “OSGEMEOS: Segredos” alcança 100 mil visitantes

Inaugurada em setembro de 2021 pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), a mostra “OSGEMEOS: Segredos” contabilizou até agora 100 mil ingressos vendidos, e continua em cartaz até abril deste ano. É a maior exposição já promovida pelos artistas Gustavo e Otávio Pandolfo.

A mostra em Curitiba é uma produção original da Pinacoteca de São Paulo em parceria com o MON, apresentada pela Copel e viabilizada pelo Governo do Paraná.

Estão reunidos mais de 850 itens, entre pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, desenhos e cadernos de anotações dos artistas. A exposição ocupa todos os espaços expositivos da Torre e do Olho do MON.

Os ingressos devem ser adquiridos online, com horários agendados.

OSGEMEOS – A dupla de artistas desenvolveu uma trajetória no mundo das artes sem nunca ter perdido de vista o desejo de manter-se acessível ao grande público.

Esse percurso inclui a participação em mostras nas principais instituições internacionais, como o Hamburger Bahnhof, em Berlim, em 2019, com um projeto concebido em parceria com o grupo berlinense de breakdance Flying Steps – um dos mais premiados mundialmente; a Vancouver Biennale, no Canadá (2014); o MOCA – Museum of Contemporary Art, em Los Angeles (2011); o MOT – Museum of Contemporary Art Tokyo, em Tóquio, no Japão (2008); a Tate Modern, em Londres, no Reino Unido (2008), onde os artistas pintaram a fachada, e a Trienale de Milão (2006), entre outros.

Ao longo de sua carreira, os irmãos também receberam convites para criar para os principais espaços públicos de mais de 60 países, incluindo Suécia, Alemanha, Portugal, Austrália, Cuba, Estados Unidos – com destaque para os telões eletrônicos da Times Square, em Nova York (2015) –, entre outros.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana.

No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

Serviço

“OSGEMEOS: Segredos”

Produção original da Pinacoteca de São Paulo

Data: Até 3 de abril de 2022

Para visitar as demais exposições, os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria física ou online

Parque Vila Velha lança temporada 2022 da sua Caminhada Noturna com novidades

O passeio mais desejado pelos visitantes do parque terá venda antecipada a partir desta segunda-feira, 13 de dezembro

O Parque Vila Velha abre nesta segunda-feira (13) a venda antecipada de ingressos para a temporada 2022 da sua Caminhada Noturna. A partir de janeiro, o passeio mais procurado pelos visitantes do parque contará com um novo telescópio, considerado um dos maiores do Paraná e com o dobro da capacidade de resolução para propiciar imagens mais vivas e detalhadas dos astros. Além disso, quem comprar o ingresso para a Caminhada Noturna terá a possibilidade de entrar no parque a partir das 9 horas da manhã para conhecer todos os atrativos naturais antes do pôr do sol, quando o passeio começa. 

“Vamos oferecer uma experiência mais completa aos visitantes. Eles poderão conhecer os Arenitos em duas perspectivas diferentes num mesmo dia, uma diurna e outra noturna. Quem vier caminhar entre as formações rochosas durante o dia pode ter certeza que verá algo completamente diferente à noite, podendo estabelecer comparações e ter diferentes percepções. Tudo muda! Também investimos em um novo telescópio, maior e mais potente além de disponibilizarmos um planisfério como brinde para que todos os visitantes levem para casa uma recordação dessa experiência. A Caminhada Noturna foi sucesso de visitação e de avaliação positiva. Queremos que a temporada 2022 seja ainda melhor para todos os visitantes”, afirma Leandro Ribas, gestor da Soul Vila Velha, concessionária do parque.  

A Caminhada Noturna percorre o trecho principal da Trilha dos Arenitos Unimed PG até a Taça, com várias paradas reveladoras e curiosas no trajeto. No retorno ao Centro de Visitantes, os participantes observam o céu com o uso do telescópio, sob orientação de um especialista em Astronomia. Os passeios são quinzenais, sempre aos sábados mais próximos da Lua Cheia e Lua Nova, das 19h30 às 22h30. O valor do ingresso para a Caminhada Noturna 2022 será de R$ 138,00 por pessoa e já estão disponíveis pelo site www.parquevilavelha.com.br

Sobre a Soul Vila Velha

Empresa do grupo Soul Parques, é a concessionária do Parque Vila Velha, uma concessão de 30 anos do Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra. O Parque Vila Velha é uma das mais importantes unidades de conservação do Brasil e o primeiro parque estadual do Paraná, com mais de 38 km2 de biodiversidade. É um dos pontos turísticos mais visitados do Paraná. Tem como principais atrações os Arenitos, Furnas, Lagoa Dourada, Restaurante Girassol, Balonismo, Arvorismo, Tirolesa e CicloTurismo.

@parquevilavelha