MON abre na segunda-feira de Carnaval com meia-entrada

O Museu Oscar Niemeyer (MON) será uma ótima opção de entretenimento seguro neste inusitado Carnaval 2021, que acontecerá durante a pandemia, com festas e feriado cancelados e medidas restritivas em vigor. Excepcionalmente, o MON estará aberto ao público, inclusive na segunda-feira (15), em horário normal e com valores de ingressos reduzidos a meia-entrada para todos os pagantes.

Nos outros dias de Carnaval, o Museu também estará aberto no horário das 10h às 18h, mas com os ingressos em valores habituais.

“É a nossa maneira de contribuir para que as pessoas tenham uma opção de entretenimento seguro no Carnaval, de acordo com o rígido protocolo de segurança adotado pelo Museu e aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde”, explica a diretora-presidente Juliana Vosnika.

Ela afirma que a intenção, ao abrir na segunda-feira e oferecer a opção de um dia a mais para que as pessoas possam usufruir do Museu, é contribuir para o controle de público, que está limitado a 200 visitantes simultaneamente. O MON também opera com limites individuais de público em cada sala expositiva, de acordo com o tamanho de cada uma.

O amplo espaço físico de 35 mil metros quadrados faz com que o MON, maior museu de arte da América Latina, seja uma das opções mais seguras de lazer durante a pandemia.

O funcionamento normal do MON no Carnaval está de acordo com o Decreto 6.766, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, segundo o qual todos os órgãos da administração pública estadual direta e indireta terão expediente normal nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

“Neste momento peculiar que estamos vivendo, a ideia é permitir que o Museu continue sendo um espaço vivo e atuante e que a arte levada até o público possa ter um papel inspirador”, afirma Juliana. “Além de conteúdo, o Museu oferece aos visitantes leveza, entretenimento e descontração de maneira muito segura”.

CONTEÚDO – Várias novas exposições estão em cartaz atualmente no MON. São elas: “Yutaka Toyota – O Ritmo do Espaço”; “Fernando Velloso por ele mesmo”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição”; “Tony Cragg – Espécies Raras”; “Japonésia”, de Naoki Ishikawa; “A Violência sob a Delicadeza”, de Vera Martins; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Luz ≅ Matéria”; “África, Mãe de Todos Nós”; “Museu em Construção”; “Espaço Niemeyer”; “Cones” e obras do Pátio das Esculturas.

Devido à pandemia, o MON ficou fechado ao público no período de 17/3/20 a 16/10/20 e de 6/12/20 a 9/1/21. Entre as várias medidas adotadas na reabertura está a substituição do material impresso, como guias e folders, por versões digitais, disponíveis por QR codes. Mais informações sobre isso estão no site da instituição: (https://www.museuoscarniemeyer.org.br/institucional/perguntas_frequentes)

SERVIÇO

Museu Oscar Niemeyer (MON) excepcionalmente aberto na segunda-feira, dia 15.

Das 10h às 18h.

Ingressos a R$ 10 (meia-entrada) para todos os pagantes.

www.museuoscarniemeyer.org.br

Informações AEN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Retiro Nacional da Associação Evangelizar recebe milhares de fiéis de todo o Brasil

Nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro, a cidade de Curitiba (PR) vai sediar a 11a edição do Retiro Nacional Evangelizar É Preciso. O evento, que está entre os mais importantes do calendário da Obra, vai reunir fiéis de todo o país e do exterior no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, um dos cartões postais da capital paranaense.

Com o retorno da programação presencial, depois da realização de duas edições online em respeito aos cuidados necessários durante a pandemia da Covid-19, o Retiro deve atrair milhares de pessoas. A proposta é que os participantes se desconectem da rotina e dediquem o fim de semana de início da Quaresma à reflexão, meditação e renovação da espiritualidade e da devoção.

Com o tema “Vida Plena em Cristo”, o Retiro terá a condução do Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Obra Evangelizar. A entidade católica atua em todo o Brasil com vários projetos sociais e uma rede de canais de comunicação que inclui as emissoras da Rádio e da TV Evangelizar, Jornal do Evangelizador, Portal IDe+, a plataforma de streaming IDeplay e a Turma do Manzottinho.

A expectativa para a edição de 2023 do Retiro Nacional é de receber cerca de cinco mil pessoas para orações, Missas e pregações com o Padre Reginaldo Manzotti sobre temas que fundamentam e fortalecem a missão evangelizadora e ressaltam o efeito transformador da fé, do perdão, da humildade, da caridade e da gratidão.

Inspirado nas palavras de Deus, registradas pelo Profeta Oséias – “Vou conduzi-la ao deserto e falar-lhe ao coração” (Os 2,16) –, Padre Manzotti quer chamar a atenção dos católicos para a importância de dedicar um tempo para si e participar da formação que o Retiro representa. “É um retiro espiritual e uma valiosa oportunidade de reflexão e de renovação. Só quando nos distanciamos da correria do dia a dia, dedicamos um tempo sem afazeres, sem compromissos, sem distrações e silenciamos o nosso interior, é possível realizar uma experiência fecunda de comunhão com Deus, de fortalecimento da fé e do crescimento espiritual que tanto buscamos”, afirma o Sacerdote.

Desde o início, a decisão de realizar o Retiro Nacional na Quaresma – 40 dias que antecedem a Páscoa – foi motivada pela simbologia do período. “A Quaresma é propriamente um tempo de ‘deserto’, no qual, guiados pelo Espírito Santo, nos preparamos para viver a Páscoa do Senhor”, ensina. “É especialmente na Quaresma que Deus nos convida a mudar os rumos que estão errados e nos chama à conversão. O Retiro nos ajuda também a renovar as forças espirituais, a buscar respostas, a ressignificar a vida e a evoluir”, acrescenta.

Segundo o fundador da Associação Evangelizar É Preciso, a busca constante do ser humano por respostas aos propósitos da vida e o exercício da fé, cultivado na prática religiosa, encontra todo sentido e significado na participação e nas imersões que acontecem durante o Retiro Nacional. “Ninguém quer passar pela jornada nesta Terra sem saber de onde vem e para onde vai. Pior ainda é pensar que tudo termina por aqui”, argumenta. Para Padre Manzotti, “a alma humana tem sede de Deus e só encontra sossego no próprio autor da vida. Muitos que buscam felicidade nas coisas terrenas podem até alcançar o sucesso material, mas nunca estarão satisfeitos e completos. Somente em Cristo é que encontramos a contínua satisfação e a vida torna-se plena”, conclui.

A experiência de participar do Retiro Nacional em 2019 foi transformadora para o mineiro Helton Fernando Lemos, de 36 anos, morador da cidade de Pará de Minas (MG). Acompanhado da esposa Jéssica e da filha Lara, ele viajou cerca de mil quilômetros em busca de respostas. Na época, o sogro enfrentava uma doença grave e eles queriam saber como lidar com aquele momento desafiador. “Lembro que fomos uma semana antes, conhecemos a sede da Associação, participamos do programa Noite de Louvor e foi uma experiência muito rica”, conta. “Um dos temas das palestras do Padre Reginaldo ressoou muito com os sentimentos da minha esposa e aquelas palavras provocaram uma mudança na forma como ela encarava a doença, a possibilidade da perda do pai e carregou nossas forças para enfrentar as dores e o sofrimento que vieram em seguida. Foi transformador”, recorda.

Helton comparou a oportunidade de participar do Retiro Nacional Evangelizar É Preciso com um carregador de bateria do celular: “Abastece a gente de energias para enfrentar o dia a dia. E foi assim que passamos também pelos dois anos da pandemia, nutridos por essa força espiritual e pela fé”, relata. “Só quem participa dos Retiros Nacionais tem a dimensão da importância desse efeito transformador na realidade”, diz. Na edição de 2023, a família de Minas Gerais vai comparecer ao evento pela terceira vez.

Novo ciclo de paz e sabedoria

Ao reforçar o convite para o XI Retiro Nacional, Padre Reginaldo Manzotti abençoa também as famílias brasileiras no ano que se inicia e dedica uma mensagem de paz e de sabedoria para enfrentar os desafios ao longo do novo ciclo: “Digo a todos que venham participar e se abastecer do amor de Deus. Que aceitem o convite do Senhor e O deixem falar em seus corações. Que venham fortalecer sua fé e renovar as esperanças para enfrentar os desafios e superar as tribulações, buscar as respostas para as tomadas de decisão e para caminharmos juntos em direção a uma vida plena em Cristo“, finaliza.

SERVIÇO:

XI Retiro Nacional Evangelizar É Preciso.

Tema: Vida Plena em Cristo.

Dias 25 e 26 de fevereiro de 2023.

No Centro de Eventos Positivo do Parque Barigüi, em Curitiba, Paraná.

Inscrições pelo site: https://www.evangelizarepreciso.com.br/inscricao-retiro

Cadastro de caravanas pelo site: https://www.evangelizarepreciso.com.br/padre/caravanas-principal/agendamento-de-caravana

Mais informações: (41) 3221-6428

Carnaval de Curitiba está de volta e com atrações que vão além do samba na avenida

Carnaval de Curitiba está de volta e com atrações que vão além do samba na avenida

A folia está de volta a Curitiba, depois de dois anos suspensa por causa da pandemia. A programação do carnaval promete agradar todos os gostos. De Zombie Walk na Rua XV de Novembro ao tradicional desfile de escolas de samba na Marechal Deodoro, o que não vão faltar são programas para turistas e moradores de Curitiba aproveitarem o feriadão. 

Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, a cidade terá uma série de eventos musicais e culturais, tanto para quem gosta da folia de Momo como para quem prefere o chamado “carnaval alternativo” de Curitiba.

Os dias de folga serão também um convite para relaxar e curtir as atrações que fazem a fama da capital, como seus parques, bosques, jardins, museus, igrejas, feiras, mercados e endereços gastronômicos.

“O turismo em Curitiba está aquecido, tivemos um recorde de público no Natal e esperamos que o carnaval siga no mesmo ritmo. Nosso carnaval é eclético, a programação vai além do samba e estamos animados com a volta das atrações presenciais”, comenta Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Confira programas para curtir Curitiba durante o feriadão de Carnaval

Extreme Metal Carnival

A novidade do Carnaval 2023 fica por conta da primeira edição do festival Extreme Metal Carnival, que acontecerá nos dias 18 e 19 de fevereiro (sábado e domingo), contando com grandes nomes do Metal Extremo Brasileiro. Os ingressos custam de R$ 80 a R$ 260. Clique aqui para comprar.

Confira a programação:

Dia 18/02: Rebaelliun (RS), Cemitério (SP), Cülpado (PR), Podridão (SP), Hokmoth (PR), Matadör (PR), Humanal (PR).

Dia 19/02: Krisiun (RS), Ethel Hunter (PR), Abadon (PR), Luciferiano (SC), Hammurabi (MG), Divulsor (PR), Postmortem (RS).

Os shows acontecem no Basemant Cultural, R. Des. Benvindo Valente, 260 – São Francisco.

Zumbis voltam a aterrorizar

Centenas de zumbis, caveiras, monstros e outros seres horripilantes voltam a “apavorar” as ruas do Centro de Curitiba no domingo de carnaval (19/2). Com maquiagens assustadoras e muito sangue artificial, adultos e crianças se divertem na marcha Zombie Walk, que já se transformou em uma tradição carnavalesca da cidade.

O evento, que retorna após dois anos de suspensão, acontecerá na Praça Osório, das 11h às 18h. A versão de 2023 deve repetir o percurso que passa pela Rua XV, Paço Municipal de Curitiba, na Praça Generoso Marques, e termina na Praça Santos Andrade.

Barracas de maquiagem para auxiliar os zumbis de última hora e shows de bandas locais, além de apresentação de bailarinos com a música “Thriller”, de Michael Jackson, prometem animar. A última edição, em 2020, contou com 20 mil pessoas. Todo o evento é gratuito.

Psycho Carnival

O som pesado do Psycho Carnival, considerado um dos maiores festivais de rock do Brasil, terá agenda de 17 a 20 de fevereiro, em várias casas de shows.

Considerado um dos maiores festivais de rock do país durante o carnaval, o evento tem trazido para Curitiba bandas de várias partes do Brasil, América do Sul e Europa e tem uma programação recheada de shows imperdíveis.

No line-up bandas como Replicantes (Porto Alegre), 13 Bats (Espanha), Cowboys from Hell e Rat Demons (Colômbia), Church of Confidence, Damage Done by Worms e Pisscharge (Alemanha), Disturbance (Holanda) e Diablos Suicidas (Chile). Ao todo, 39 grupos vão agitar os amantes do psychobilly e rockabilly.

Os ingressos estão disponíveis para compra a 120 reais por dia, com opção de pacotes de 4 dias por 400 reais. Clique aqui para comprar.

Blocos animam o pré-carnaval

A programação oficial inicia no dia 4 de fevereiro, com apresentação de blocos como os Garibaldis e Sacis na Praça João Cândido (que abriga as Ruínas de São Francisco). No dia seguinte a folia toma a Marechal Deodoro.

No dia 12, na semana de véspera do carnaval, o Garibaldis e Sacis se apresenta no Sítio Cercado.

Desfiles das Escolas de Samba

O grupo especial tem cinco escolas: Enamorados do Samba, Mocidade Azul, Acadêmicos da Realeza, Imperatriz da Liberdade e Os Internautas.

No grupo de acesso são quatro: Embaixadores da Alegria, Leões da Mocidade e Unidos de Pinhais e a nova escola a Deixa Falar.

No dia 18 de fevereiro estão marcados os desfiles do Carnaval Nerd e do bloco Rancho das Flores, da terceira idade.

Na sequência vêm as apresentações do grupo de acesso, com quatro escolas de samba no sábado. No domingo estão agendadas as apresentações do Grupo Especial, com cinco escolas de samba disputando o título do carnaval deste ano.

Toda a programação na Marechal Deodoro é gratuita.

Carnaval Católico no Hauer

O Gabaon acontecerá entre os dias 18 e 21 de fevereiro, na Canção Nova no Hauer (em frente ao Shopping Cidade).

Cerca de 6 mil pessoas são esperadas em um dos maiores carnavais católicos do Brasil. A programação de 2023 acontece das 7h30 às 22h, com pregações, shows de bandas e cantores católicos, atrações para crianças, praça de alimentação e celebração de missa todos os dias às 16h.

O evento, organizado pela Renovação Carismática Católica, com apoio da Arquidiocese de Curitiba, tem ingressos a R$ 5 por dia. Mais informações no site da Arquidiocese de Curitiba.

Circuito Off

Para quem quer fugir da folia e descansar, planejar passeios por cartões-postais de Curitiba pode ser uma ótima ideia. A grande maioria dos 30 parques e 15 bosques funcionam a semana inteira, confira todas as opções, endereços e horários clicando aqui.

A tradicional Feirinha do Largo da Ordem, de domingo (3/3), é uma ótima opção para quem quer relaxar, escolher umas lembrancinhas e levar artesanato de boa qualidade para casa.

Para quem quer dar aquela passeada geral pela cidade, a Linha Turismo da Prefeitura circula pelos principais pontos turísticos, entre eles, parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais, centro histórico, bairro gastronômico, memoriais étnicos e o Mercado Municipal.

Com a aquisição do cartão de embarque, no valor de R$ 50, os embarques são ilimitados em todos os atrativos do percurso, pelo período de 24 horas e até o dia 20 de fevereiro está funcionando todos os dias.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com