Memorial do Rio Iguaçu retoma visitação nesta sexta-feira (16)

O Memorial do Rio Iguaçu, que fica no Parque da Imigração Japonesa, em Curitiba, será reaberto ao público a partir desta sexta-feira (16). A visitação estava suspensa devido à pandemia da Covid-19. A Sanepar, que administra o memorial, segue um protocolo de biossegurança e atende ao Decreto Municipal nº 1.350, de 10 de outubro, que estabelece medidas restritivas na reabertura de estabelecimentos de entretenimento em espaços fechados, como museus e centros culturais.

Essas medidas incluem restrição de visitantes a no máximo 50 pessoas, uso obrigatório de máscara, respeito às normas de higiene e de distanciamento social, além da proibição de consumo de alimentos no local. Será verificada a temperatura corporal dos visitantes na chegada. Eles devem ter sua própria garrafa com água, porque não haverá bebedouros disponíveis, e seu frasco com álcool em gel 70% para higiene constante das mãos.

O Memorial do Rio Iguaçu é um espaço de educação ambiental que apresenta as características do maior rio do Paraná e também as ações sustentáveis desenvolvidas na Bacia do Iguaçu, desde as nascentes próximas a Curitiba até as Cataratas, em Foz do Iguaçu. Na área do memorial há uma ciclovia de três quilômetros, pista para caminhada e espaço para estacionamento.

Informações AEN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sanepar divulga tabela de rodízio de água para Curitiba e RMC até 30 de novembro

De outubro de 2019 a setembro de 2020, as chuvas somaram 834 milímetros

A Sanepar reforça a importância do uso racional da água até que as chuvas voltem à normalidade. As tabelas de rodízio da Grande Curitiba até 30 de novembro foram divulgadas nesta quinta-feira (19).

De outubro de 2019 a setembro de 2020, as chuvas somaram 834 milímetros. A média histórica para esse período é de 1.437 milímetros: o déficit hídrico está em 603 milímetros.

Nesta quinta-feira (19), o nível das barragens do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana é de 29,46%.

Confira as tabelas clicando aqui.

Informações Banda B.

Mutirão contra pólio terá pontos de drive-thru e em unidades de saúde neste sábado (21)

Neste ano, a campanha de reforço contra a pólio em Curitiba vacinou 50% das crianças

Neste sábado (21/11) Curitiba terá mutirão de vacina contra a poliomielite e multivacinação. A Secretaria Municipal da Saúde vai oferecer drive-thru da “gotinha” em seis pontos da cidade e também abrirá quatro Unidades de Saúde onde, além da pólio, serão oferecidas doses da multivacinação para crianças e adolescentes.

Com o mutirão da vacina em dez pontos da cidade, a Prefeitura quer aumentar a proteção de crianças na faixa etária entre 1 ano e menos de 5 anos contra a doença que causa paralisia infantil, e também contra  meningite, pneumonia, tuberculose, caxumba, rubéola, sarampo.

Neste ano, a campanha de reforço contra a pólio em Curitiba vacinou 50% das crianças. Mesmo com a carteira vacinal em dia, é necessário a nova dose de reforço.

O mutirão da vacina será das 9h às 17h, com um ponto em cada região da cidade. Quem comparecer deve apresentar a carteira de vacinação.

“O ano realmente é atípico em razão da pandemia, mas nossas unidades e profissionais estão totalmente preparados para atender a população com total segurança. A vacinação é fundamental para que não tenhamos a volta de doenças graves como a paralisia infantil, que causou perdas e sequelas graves nas crianças em décadas anteriores”, afirma Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde.

O sistema drive-thru é exclusivo para a vacina da gotinha, que também será oferecida nas quatro unidades de saúde que abrirão no sábado especialmente para a vacinação.

Combo contra 20 doenças

Para crianças e adolescentes de 1 a 14 anos de idade as unidades de saúde que ficarão abertas no sábado vão oferecer também doses da multivacinação, um combo de proteção contra 20 doenças.

Estão no pacote da multivacinação: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), HPV (câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A e hepatite B.

A meningo ACWY é uma novidade neste ano, e protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y e está disponível para adolescentes de 11 a 12 anos.

Locais do mutirão da vacina deste sábado

Horário: das 9h às 17h

Drive-thru da gotinha
Cajuru – Rua da Cidadania do Cajuru – Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru
CIC – Parque dos Tropeiros – Rua Maria Lúcia Locher de Athayde, CIC
Matriz – Praça Ouvidor Pardinho – Rua Nunes Machado, Rebouças
Portão – Estacionamento do supermercado BIG – Rua Arthur Bernardes, 1.250, Santa Quitéria
Pinheirinho – Associação Centro de Educação Cristã Acadêmica – Rua Major Vicente de Castro, 2.575, Fanny
Boqueirão – Rua da Cidadania do Boqueirão, na Praça do Carmo – Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430

Unidades de Saúde – Pólio e multivacinação
US Campina do Siqueira- Rua Gen. Mário Tourinho, 1.684, Campina do Siqueira
US Rio Bonito – Rua Fanny Bertoldi, 170, Campo do Santana
US Bairro Alto – Rua Jornalista Alceu Chichorro Jr, 314, Bairro Alto
US São João Del Rey – Rua Realeza, 259, Sítio Cercado

Informações Banda B.