

O secretário da Defesa Social, Aldemir Zwetsch, afirmou que os maiores danos atingiram os imóveis da Avenida Atlântica
Matinhos, no Litoral do Paraná, foi castigada por uma forte tempestade que se formou por volta das 23 horas deste domingo (14). Diversos moradores e comerciantes da cidade contabilizam nesta segunda-feira (15) os estragos e prejuízos. Segundo o secretário da Defesa Social, Aldemir Zwetsch, os maiores danos ocorreram na Avenida Atlântica, em Caiobá, onde quiosques chegaram a ser arrastados pelo vento.
“A chuva e o vento vieram do mar e arrastaram tudo. No entanto, as vias e lugares públicos como o Mercado do Peixe e alguns postos de saúde, além de casas particulares, também foram bem afetadas”, disse à Banda B.
A Defesa Civil explicou que o temporal durou aproximadamente 20 minutos e, além de Caiobá, os demais balneários da cidade também sofreram com muitos alagamentos. A Copel (Companhia Paranaense de Energia) disse que 1,4 mil unidades residenciais continuavam sem luz ainda nesta manhã.
“Nós conversamos com o grupo da Defesa Civil e realmente não tínhamos noção da força desta chuva. Tanto que ela entrou no nosso radar 20 minutos antes de ter chego aqui. Então, realmente, ela se formou e veio muito rápido”, analisou Zwetsch.
Trabalho
Ainda sobre o trabalho feito pelos membros da Defesa Civil da cidade, o secretário comentou que o grande problema está na queda das árvores, que impede a passagem dos carros por ruas e estradas.
“Então, estamos indo a estes locais cortando as árvores e pedindo o desligamento de energia. Diversas placas, além das árvores, também caíram. No fim, todas as equipes estão nas ruas tentando ajudar as famílias mais afetadas”, comentou.
Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a cidade conta com 93% de probabilidade de ocorrência de chuva nesta segunda-feira (15).
Vídeo
Informações Banda B