Maratona musical em Curitiba leva mais de 9 mil a concertos e shows neste fim de semana

40ª Oficina de Música de Curitiba. Concerto sinfônico com alunos, nos instrumentais e na regência, levou ao palco do Guairão sucessos da icônica banda britânica Led Zeppelin. Curitiba, 29/01/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Do mais intimista auditório ao gigante Guairão, os vários espaços culturais da cidade onde estão os palcos da 40ª Oficina de Música de Curitiba bateram recordes de público neste fim de semana. Em algumas apresentações chegou a faltar lugar, e quem não se programou ficou de fora tamanha a movimentação de pessoas em busca das atrações oferecidas por um dos maiores festivais de música do país. 

A estimativa da organização do evento é de que cerca de 9 mil pessoas frequentaram as 40 apresentações esparramadas em concertos e shows realizados neste sábado e domingo (28 e 29/1) em  dez palcos difrentes, do Boqueirão ao São Lourenço. Teve apresentação também nas ruas, em praças e parques e até em cinema.

“A edição que marca o início das comemorações dos 330 anos de Curitiba e também a volta plena das atividades presenciais depois de edições hibridas em razão da pandemia, a 40ª Oficina de Música de Curitiba tem sido um sucesso de público em absolutamente todas as suas atrações, desde as capelas e oratórios até o Guairão” destaca a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

O cardápio de opções musicais do festival curitibano é tão variado quanto amplo. Tem desde música medieval até rock. O ponto alto neste domingo foi o espetáculo Led Zeppelin Sinfônico, no Guairão. O show que misturou acordes de guitarra com violinos em clássicos como Stairway to Heaven, Kashmir e All my love, emocionou o público que compareceu em peso para ver essa mistura de música erudita com rock in roll. Na orquestra, 70 jovens alunos das classes de instrumentos e de regência da Oficina.

Canto lírico e popular

No Teatro Regina Casillo, teve recital lírico com um elenco de estrelas do gênero, abrindo no sábado a série de apresentações gratuitas que acontecerão ali durante a semana toda. O público que lotou o auditório no fim da tarde, assistiu de perto a performance de uma das mais importantes sopranos brasileiras, Rosana Lamosa e do barítono Inácio De Nonno.

O concerto foi acompanhado da premiada pianista Priscila Bomfim, maestrina assistente do Theatro Municipal do Rio. Todos eles são professores desta edição da 40ª Oficina de Música de Curitiba.

“A presença massiva do público no primeiro final de semana da oficina de música mostra não só a importância do evento para a cidade, mas também como os curitibanos estavam saudosos dessa programação no mês de janeiro”, disse o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Júnior.

Concertos sublimes na Capela Santa Maria

Na Capela Santa Maria o sábado (28/1) foi agitado com movimentação intensa de público e de músicos da cena erudita local e nacional desde o fim da tarde até quase meia noite. As apresentações começaram às 18h com música de câmara. Erika Ribeiro no piano, Betina Stegmann no violino, Otinilo Pacheco no clarinete e Rafael Cesário no violoncelo, o quarteto fez uma apresentação sublime em homenagem aos 190 anos do compositor Johannes Brahms.

Depois foi a vez do compositor Wolfgang Amadeus Mozart ganhar as notas da Orquestra de Câmara de Curitiba que teve solos dos músicos russos  Andrey Baranov, no violino, e Anna Serova na viola. A flautista brasileira Cássia Carrascoza completou o elenco. E quem encerrou a noite na Capela Santa Maria foi a performática Piano Drag de Jeruza Muller. A pianista drag queen vestiu o programa com mosaico de compositores, indo de Claude Debussy à Rita Lee e Chiquinha Gonzaga.

A presença massiva do público no 1° final de semana da oficina de música mostra não só a importância do evento para a cidade, mas também como os curitibanos estavam saudosos dessa programação no mês de janeiro.”

Coral na Reitoria e Pixinguinha no Guairão

No Teatro da Reitoria, a poucas quadras da Capela Santa Maria, o público também encheu o espaço para ouvir as vozes do Coral da PUC, que fez uma animada apresentação para celebrar os 50 anos de atividade do grupo que apresentou As raízes do Samba.

Com o Guairão cheio, a noite de sábado foi uma homenagem a Pixinguinha. Com curadoria de Marcelo Vianna, neto do compositor brasileiro, o espetáculo teve músicas inéditas de Pixinguinha.

Artistas locais prestigiados no Cleon Jacques

Outro palco que lotou foi o do teatro Cleon Jacques, no Memorial Paranista. No sábado teve a cantora Thais Morell, que ficou emocionada de ver tanta gente no espaço. “Casa cheia, obrigada Oficina de Música de Curitiba”, disse após a apresentação do seu mais recente álbum, Quatro Cantos. Com participação do músico e produtor Vinícius Nisi, o duo fez uma potente e sofisticada apresentação.

No domingo quem comandou a MPB no Cleon Jacques foram os professores da Oficina de Música que se apresentaram em clima de roda de choro.

Outro Memorial que recebeu apresentações da Oficina de Música foi o de Curitiba. O coração da cidade bateu forte com apresentações de música sinfônica das Big Belas Band e da Gênesis Orquestra de Metais e Percussão, no sábado, e com a Orquestra de Tango, no domingo.

A programação da Oficina de Música também fez lotar a pequena Capela da Glória, no Alto da Glória, e o Oratório de Bach, no Bosque Alemão.

O palco itinerante também levou música para a praça da Rua da Cidadania do Cajuru e Parque Náutico. Nestes dois lugares, no sábado e no domingo, o público teve seis horas de apresentações, com bandas diferentes em cada horário, das 11h30 às 17h.
A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões – Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.

Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Angra Fest reúne gigantes do metal em Curitiba

Eletrizante! Assim será o Angra Fest. Idealizado pela banda Angra, o festival roda o país há alguns anos e traz uma mistura de música, cultura rock e atitude. Esta será a sua estreia em Curitiba com grandes nomes do metal nacional. Com realização da Prime e Top Link, a edição curitibana acontece no próximo dia 25 de março na Arena White Hall Jockey Eventos (R: Dino Bertoldi,740) e terá um line-up pesado, formado pelos anfitriões Angra e, também por Matanza Ritual, Viper e os curitibanos do Electric Mob. Os portões abrem às 15horas.

Angra

Formado em 1991, o grupo conta atualmente com os músicos Fabio Lione (vocal), Rafael Bittencourt (guitarra), Marcelo Barbosa (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Bruno Valverde (bateria). Conhecida por estar entre os maiores nomes do heavy metal brasileiro no mundo, lançaram aclamados álbuns e construíram uma gloriosa carreira. No momento, o grupo se encontra realizando shows em comemoração aos 30 anos de banda, tocando os grandes sucessos e gravando um novo registro de estúdio que será lançado ainda em 2023.

Matanza Ritual 

Formada por um time de estrelas do rock nacional do porte de Jimmy London (vocal), Antônio Araújo (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Amílcar Christofáro (bateria), o Matanza Ritual fez shows no Brasil todo durante ano de 2022. No Angra Fest, o Ritual contará com o baixista Juninho (Ratos de Porão) substituindo Felipe Andreoli. Sobre o grupo, o vocalista Jimmy London enfatiza: “O Ritual nasceu porque a necessidade de expurgar nossos demônios nunca morre. Cada show é um exorcismo dos perrengues que passamos no dia-a-dia, e a gente usa a arte para vomitar tudo de ruim e sair suado, feliz e cansado”. Ele ainda complementa: “Nossa ideia não é formar uma banda, nem mesmo um projeto. Queremos criar uma celebração, reviver aquele “ritual insano” que acontecia nos shows do Matanza, e pra isso convocamos os melhores dentre os melhores músicos do país para serem os monges da loucura toda”, diz.


Viper

O VIPER nasceu em 1985 e dois anos depois lançou ‘Soldiers of Sunrise’, um marco na história do rock brasileiro. A história do grupo é impressionante pois os integrantes com média de 16 anos contavam com uma qualidade musical acima do esperado para idade e para a época. Considerada uma das grandes bandas de heavy metal nacional eles lançaram recentemente o single “Under The Sun”, primeira canção inédita em 15 anos. Atualmente, a formação do grupo é composta por Leandro Caçoilo (vocal), Felipe Machado (guitarra), Pit Passarel (baixo), Guilherme Martin (bateria) e Kiko Shred (guitarra).

Electric Mob

O grupo paranaense, que promete um grande show no Angra Fest,acaba de lançar seu mais novo álbum. “2 Make U Cry & Dance” chega ao mercado por meio da gravadora italiana Frontiers Music com a árdua tarefa de suceder o empolgante “Discharge” (2020), responsável por alçar os curitibanos ao posto de destaque do hard rock mundial. Logo em seu primeiro álbum, o Electric Mob conseguiu alguns feitos notáveis, como conquistar o respeito da crítica especializada, tocar em rádios daEuropa e dos Estados Unidos, entrar na parada Billboard/BDS Indicator Chart e atingir números realmente expressivos nas plataformas de streaming.

Mas ao que parece, o peso e a responsabilidade de corresponder às altas expectativas – do público, da mídia, da gravadora e até deles mesmos -, não afetou nem um pouco o quarteto formado por Renan Zonta (vocal), Ben Hur Auwarter (guitarra), Yuri Elero (baixo) e André Leister (bateria). “2 Make U Cry & Dance” é mais do que uma evolução natural de “Discharge”, é um salto adiante.

Ingressos
Os ingressos estão disponíveis e custam a partir de R$80,00 (meia-entrada) + taxa adm, de acordo com o setor. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. Clientes Clube Gazeta possuem 50% de desconto na compra de até dois ingressos por associado. INGRESSO SOCIAL – doares de 1kg de alimento não-perecível possuem 50% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei.  Os ingressos podem ser adquiridos através da www.blueticket.com.br . É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada do evento.SERVIÇO:
ANGRA FEST – Angra, Matanza Ritual, Viper e Electric Mob
LOCAL:
Arena White Hall Jockey Eventos (R: Dino Bertoldi, 740 – Tarumã)
Quando: 25 de março de 2023 (Sábado)
Horários:
abertura do evento: 15h / Início das atrações: 16h
Valores: custam a partir de a partir de R$80,00 (meia-entrada) + taxa adm, de acordo com o setor. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. Clientes Clube Gazeta possuem 50% de desconto na compra de até dois ingressos por associado.  INGRESSO SOCIAL – doares de 1kg de alimento não-perecível possuem 50% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. 
Forma de pagamento: dinheiro, crédito e Pix
Pontos de Venda:
www.blueticket.com.br
Censura: de 16 a 18anos podem acessar o evento acompanhados por um responsável maior de 18 anos. Jovens de 14 a 16 anos podem acessar o evento com responsável legal. Jovens abaixo de 14 anos só acessam o evento com os pais.
Informações para o público: @maisumadaprime

Curitiba recebe evento nacional de St. Patrick’s Day com chope verde e shows gratuitos

Uma das datas mais tradicionais do calendário cervejeiro está chegando: o St. Patrick’s Day, também conhecido como feriado de São Patrício, celebração que homenageia o padroeiro da Irlanda. Durante a festa, bares e restaurantes decoram seus ambientes com muitos itens na cor verde e comercializam comidas e bebidas tradicionais em terras irlandesas, entre elas a cerveja. No Brasil, o St. Patrick’s Day vem conquistando cada vez mais adeptos.

Pensando nisso, entre os dias 17 e 19 de março, a rede Porks – Porco & Chope, principal casa de chope e carne suína do Brasil, vai promover a 2ª edição do festival nacional de St. Patrick’s Porks em todas as suas unidades espalhadas pelo país. Ao todo, a casa pretende comercializar mais de 100 mil litros de seu famoso chope Pilsen Verde. “O Saint Patick’s Day é uma das datas mais esperadas no universo cervejeiro. Com o festival, queremos levar o chope verde para todo o país”, comenta José Araújo Neto, fundador da rede Porks. Além disso, quem for à caráter vai ganhar um copo de chope grátis.

Além disso, o evento vai ser palco de mais de 80 shows ao vivo, com bandas de rock e blues, sem cobrança de couvert artístico ou entrada, em 29 cidades brasileiras: Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Araucária (PR), Fazenda Rio Grande (PR), Cascavel (PR), Maringá (PR), Ponta Grossa (PR), Londrina (PR), Florianópolis (SC), Itajaí (SC), Chapecó (SC), Santa Maria (RS), São Paulo (SP), Santos (SP), Piracicaba (SP), Praia Grande (SP), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Sinop (MT), Goiânia (GO), Rio Verde (GO), Brasília (DF), Águas Claras (DF), Gama (DF), Samambaia (DF), Recife (PE), Teresina (PI) e João Pessoa (PB).

No cardápio, o público deliciar com diversos hambúrgueres e petiscos que levam a carne suína como protagonista. Entre os destaques estão o Porks Bacon Burger, preparado com burger de costelinha de porco, creme de cheddar e tiras de bacon crocante; o Pernil Municipal, um sanduíche de pernil de porco marinado por 12h, coberto por queijo mozzarella e cheiro verde; o Torresmo de Tira, tradicional torresminho servido em tiras crocantes; e o Bei com Melado, tiras de bacon crocante cobertas por melado de cana de açúcar.

O St. Patrick’s Porks vai acontecer em todas as unidades da rede Porks – Porco & Chope do Brasil, entre os dias 17 e 19 de março, com venda de chope Pilsen Verde e música ao vivo sem cobrança de couvert artístico. Mais informações no Instagram oficial da rede (@porks_brasil).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com