Jardim Botânico ganha novo estacionamento, com entrada pela Linha Verde

Uma das atrações turísticas mais conhecidas da cidade, o Jardim Botânico tem agora mais uma comodidade para o visitantes. Um novo estacionamento de veículos, com entrada pelo cruzamento da Linha Verde com a BR-277, foi entregue nesta quarta-feira (3/2).

São 225 vagas para veículos, incluindo as destinadas a pessoas com deficiência e idosos, e sete para ônibus de turismo. A área total do terreno é de 9,1 mil metros quadrados e permite o acesso ao Jardim Botânico pelo bosque.

O prefeito Rafael Greca lembrou que a área onde fica o estacionamento foi comprada pelo município e, futuramente, vai abrigar o novo Museu de História Natural de Curitiba, com projeto em andamento. O novo estacionamento, destacou, é parte das ações visando a retomada econômica e do turismo no pós-pandemia. O antigo estacionamento continua funcionando.

“Com essa nova comodidade aos visitantes pretendemos multiplicar a potencialidade do Jardim Botânico, com sua Galeria das Quatro Estações e Estufa da Mata Atlântica, como uma das atrações da nossa retomada econômica”, disse Greca.

Como vai funcionar

Operado pela Urbs, o espaço tem vagas de EstaR de duas horas e vai funcionar durante todo o período de abertura do Jardim Botânico, das 6h às 20h. A ativação, assim como nas vagas das ruas da cidade, será feita por aplicativo. 

Jardim Botânico de Curitiba ganha novo estacionamento para veiculos e ônibus com entrada pela Linha Verde – Curitiba, 03/02/2021 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Nestes primeiros dias, a Setran fará apenas orientação. A cobrança começa na próxima segunda-feira (8/2). A partir daí, a não ativação de créditos nos aplicativos já gera autuação. Dúvidas sobre o Estar Digital podem ser tiradas neste link.

As obras incluíram o nivelamento do piso, novo pavimento, iluminação, cercamento e renovação do calçamento do entorno próximo ao viaduto da BR-277. Os trabalhos são das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras.

Acompanharam o prefeito na vistoria e abertura do novo espaço a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias; o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues; o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto; o coordenador técnico da Setran, Alvacir Mendes; o diretor de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, José Roberto Roloff; e a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion.

Cuidados ainda necessários

O Jardim Botânico de Curitiba está aberto para visitação, mas a Prefeitura de Curitiba reforça que são necessários todos os cuidados de prevenção à disseminação do novo coronavírus. 

Além de um contador que permite à Guarda Municipal manter um número seguro de frequentadores dentro da unidade, há fiscalização em relação a aglomerações e o uso de máscara. Quem for praticar exercícios ou contemplar a natureza, deve, também, fazer uso frequente do álcool em gel para higienização das mãos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curitiba vacinou 695.294 pessoas contra a covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba imunizou, até domingo (20), 695.294 pessoas com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Até esta data foram vacinados: 302.048 idosos, 93.514 profissionais dos serviços de saúde da cidade (incluindo as equipes de vacinação), 6.859 moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência, 14.704 trabalhadores das forças de segurança, 80 indígenas, 8.908 gestantes e puérperas, 7.623 pessoas com deficiência, 111.855 pessoas com comorbidades, 35.320 educadores (entre professores e trabalhadores da Educação Básica) e 114.483 pessoas do grupo sem comorbidades (convocadas por idade).

Segunda dose

Em Curitiba, 234.901 pessoas receberam a segunda dose da vacina até domingo (20). A vacinação com a segunda dose está sendo feita nas instituições de longa permanência, em profissionais de saúde e idosos.

Cronograma

Nesta segunda-feira (21), Curitiba vacina a população com 50 anos ou mais. A orientação é que os nascidos no primeiro semestre (1º de janeiro a 30 de junho) busquem um dos pontos de vacinação das 8h às 12h. Já os nascidos no segundo semestre (1º de julho a 31 de dezembro) devem buscar a imunização entre 13h e 17h

Também estão sendo atendidas com a primeira dose pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos, pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores de drogarias e farmácias de manipulação, funcionários da Fundação de Ação Social (FAS), idosos com 60 anos ou mais que ainda não tenham recebido a vacina e profissionais de Saúde com registro em conselho de classe de 14 áreas.

Doses recebidas

Até o momento, Curitiba recebeu do Ministério da Saúde, repassadas pelo Governo do Paraná, 1.038.672 doses de vacinas, sendo 740.972 para primeira dose e 297.700 para segunda dose. Nesse montante já estão contabilizados os 5% de reserva técnica.

A reserva técnica é uma medida de segurança, faz parte dos protocolos da logística e é necessária para evitar problemas no fluxo de imunização que possam ser causados por imprevistos eventuais, como por exemplo, quebra acidental de frascos.

Além da reserva técnica, a SMS precisa manter um estoque de vacinas para garantir a imunização de remanescentes dos grupos já contemplados – pessoas que por algum motivo não fizeram a imunização nas datas estipuladas. Por exemplo, quem estava em processo de confirmação de comorbidade ou não comparecido no dia programado para sua imunização. Essas pessoas têm o direito e serão vacinadas quando comparecerem aos postos de vacinação.

CIEE tem 2,5 mil vagas de estágio no Paraná; saiba como se inscrever

O programa de estágio do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR) possui mais de 2,5 mil vagas abertas, em diversas cidades do estado. Deste total, 1,3 mil vagas são para Curitiba e região. Podem participar estudantes a partir de 16 anos, matriculados em ensino médio, técnico ou superior.

As áreas com mais oportunidades são para estágio em administração, com 497 vagas, e tecnologia em processos gerenciais, com 427 vagas disponíveis no estado.

Os interessados podem se inscrever no programa e verificar as vagas disponíveis pelo site do CIEE ou tirar dúvidas pelo telefone 0800 300 430.