Itaipu espera receber quase 5 mil turistas no Feriadão da Padroeira

O Complexo Turístico Itaipu (CTI) deve receber 4.819 pessoas nos três dias do Feriadão da Padroeira do Brasil, entre sábado (10) e segunda-feira (12), Dia de Nossa Senhora da Aparecida. O número inclui os três atrativos em funcionamento: Itaipu Panorâmica, Ecomuseu e Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). A visitação marca a retomada do turismo na cidade: em setembro, 10.148 turistas passaram pela margem brasileira da binacional.

Para receber os turistas, o CTI vai ampliar o atendimento. A visita Itaipu Panorâmica, que tem saídas diárias a cada hora em dias comuns, aumentou para cada meia hora, das 9h às 17h, durante o feriadão. Ecomuseu e RBV, que não abrem na segunda-feira, estarão em funcionamento no dia do feriado, 12 de outubro. O Ecomuseu atende das 10h às 17h e o RBV terá seis horários ao longo dos dias.

“Este feriado vai ser a prova de que Foz do Iguaçu está preparada para retomar o turismo em maior escala. Quem vier, irá contar para os outros que em Foz há segurança sanitária, bom atendimento e atrativos que só existem aqui”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna.

Para ele, “o turista quer exatamente isso: desfrutar de um destino que oferece não apenas belezas incomparáveis, mas também hotéis com muito conforto e uma gastronomia que já é destaque nacional”.

Toda a visita é feita seguindo um rígido protocolo sanitário em consonância com a campanha “Cansado de ficar em casa? Vem pra Foz!”, desenvolvida por Itaipu e parceiros, dentro do programa Acelera Foz. Para receber os turistas, foram tomadas medidas como a aquisição de robôs de desinfecção de áreas do circuito, tapetes sanitizantes, aferição de temperatura dos turistas, higienização dos ônibus a cada nova visita e disposição de álcool em gel 70º em diversos pontos dos roteiros. O uso de máscaras de proteção individual é obrigatório.

Turismo em Foz

O Parque Nacional do Iguaçu, carro-chefe do Destino Iguaçu, está preparado para receber uma grande visitação no Feriado da Padroeira. O atrativo vai abrir na segunda-feira, excepcionalmente para o feriadão. O atendimento acontece entre 8h e 17h.

Em relação à rede hoteleira, espera-se uma ocupação média de 38,7%, o que demonstra o crescimento do setor – no auge da pandemia a ocupação não passava dos 5%. Hotéis 5 estrelas devem atingir ocupação de 62,9%. Já os de 2 estrelas terão 25% de ocupação, segundo as estimativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secretário lembra que pandemia não acabou e pede que paranaenses não facilitem no feriado

Beto Preto lembrou que diariamente mil casos em média têm sido divulgados e o número de mortes continua alto

Em um pronunciamento divulgado à imprensa, na manhã desta sexta-feira (30), o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, pediu que a população lembre que a pandemia de coronavírus não acabou e siga todas as recomendações de higiene e distanciamento durante o Dia de Finados, especialmente nas visitações aos cemitérios, que devem começar neste sábado (31). Beto Preto lembrou que diariamente mil casos em média têm sido divulgados e o número de mortes continua alto.

Além da recomendação do uso de máscara, higiene de mãos e distanciamento social, o secretário de Saúde salientou outras recomendações dadas aos gestores de cemitérios do Paraná. “Pedimos aos gestores de cemitérios que garantam abertura dos espaços entre 31 de outubro e quatro de novembro, em horário estendido, para evitar aglomerações. A orientação é para que as pessoas façam a visita em dias diferentes. No Dia de Finados, segunda-feira dia 2, os cemitérios devem abrir entre 6h30 e 18h30, também para se manter o distanciamento social. Crianças, pessoas do grupo de risco e grávidas não devem frequentar o cemitério no Dia de Finados. Além disso, a entrada e saída, quando possível, deve ser feita por locais diferentes”, afirmou.

Beto Preto ainda lembrou dos cuidados que precisam ser tomados dentro dos cemitérios. “Ir de máscara e álcool em gel. Quando estiver lá dentro, evite de tocar em objetos e pessoas. Compre de flores com antecedência e recomendamos que não se faça a queima de vela. Está roibida qualquer estratégia que cause aglomeração. Além disso, um caso suspeito de covid-19 não deve sair de casa”, ponderou.

Por fim, o secretário de Saúde ainda recomendou que não sejam realizados missas e cultos. “Nossa recomendação é que se evite, no sentido de evitar aglomerações, porque a pandemia não acabou e confirmamos todos os dias casos e mortes de pessoas que perdem a batlalha para a covid-19”, concluiu.

Números

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (29) mais 960 casos confirmados e 27 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 209.639 casos e 5.125 mortos em decorrência da doença. Há ajuste de caso confirmado detalhado ao final do texto.

Informações Banda B.

Saúde divulga regras de prevenção ao coronavírus durante o Finados

A Secretaria de Estado da Saúde publicou a Nota Orientativa nº 52 que contempla as recomendações mínimas necessárias para prevenção da Covid-19 nos feriados e datas festivas que normalmente proporcionam viagens, reuniões e que possuem potencial para aglomeração de pessoas.

“A pandemia não terminou. Por isso, reforçamos a recomendação de manter distanciamento, evitar deslocamentos desnecessários, evitar aglomeração e cuidar da higiene das mãos”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto. “São medidas conhecidas e simples, mas que podem salvar a vida de muitas pessoas.”

HORÁRIOS – Na Nota Orientativa, a Secretaria da Saúde recomenda que os municípios e gestores dos cemitérios garantam a abertura desses espaços minimamente de sábado (31/10) a quarta-feira (04/11), em horários estendidos.

Recomenda que orientem a população para antecipar ou postergar a visita aos cemitérios, de forma que o fluxo de pessoas seja diluído ao longo de mais dias e não se concentre na segunda-feira (02).

A nota traz, ainda, a proibição de limpeza e manutenção dos túmulos e jazigos no feriado e o consumo de comidas e bebidas nos cemitérios. Os serviços de ambulantes e vendas em frente aos locais estão proibidos para evitar aglomerações.

Crianças e pessoas de grupos de risco (idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas) não devem frequentar os cemitérios no próximo fim de semana e dia de finados.

“Recomendamos, também, a não realização de celebrações religiosas presenciais, como missas, cultos e outros ritos, a fim de evitar a reunião de muitas pessoas”, ressalta o secretário Beto Preto.

PREVENÇÃO – Embora a pandemia já se estenda por meses, a Secretaria da Saúde  reforça que as principais medidas de prevenção seguem as mesmas e encontram-se compiladas em 4 pilares fundamentais: distanciamento físico, higiene de mãos, limpeza e desinfecção e comunicação e orientações gerais de prevenção.

Além destas orientações, é obrigatório por força de lei o uso de máscara facial em todo o território do Estado do Paraná. 

Confira a Nota Orientativa número 52

Informações AEN.