Israel Intensifica Preparativos Militares em Gaza com Reintegração de Reservistas
Na terça-feira, 2 de setembro, Israel deu um passo decisivo ao reintegrar milhares de reservistas às suas forças armadas, intensificando os preparativos para uma nova ofensiva na Cidade de Gaza. A medida ocorre após quase dois anos de conflito contínuo com o grupo palestino Hamas.
Aumento da Mobilização das Forças Armadas
O Exército israelense anunciou que as tropas estão sendo preparadas logística e operacionalmente para operações de combate de larga escala, além da mobilização massiva de reservistas. De acordo com relatos da mídia local, a primeira leva de 40 mil reservistas convocados já começou a retornar às suas respectivas unidades.
“As tropas estão passando por exercícios de treinamento em áreas urbanas e abertas, visando aprimorar a prontidão para as próximas missões”, informou o Exército, enquanto os ataques aéreos em Gaza continuam.
Impacto Humanitário do Conflito
Na Faixa de Gaza, os bombardeios israelenses resultaram na morte de 56 pessoas nesta terça-feira, conforme dados da Defesa Civil Territorial, que atua sob a autoridade do Hamas desde 2007. O Exército de Israel afirmou estar investigando as fatalidades, mas destacou a dificuldade em obter informações precisas sem dados temporais e coordenadas exatas dos eventos.
A falta de acesso de jornalistas à região compromete a verificação independente das informações. Contudo, imagens de um jornalista da AFP mostram socorristas do Crescente Vermelho resgatando o corpo de uma menina dos escombros na área de Tel el-Hawa, no sul da Cidade de Gaza.
Pressão para Fim do Conflito
Apesar do crescente clamor externo e da pressão da opinião pública israelense para encerrar a guerra, que já causou um desastre humanitário em Gaza, o governo israelense ordenou a intensificação das ofensivas com o objetivo declarado de eliminar o Hamas e recuperar os reféns ainda detidos no território.
As Nações Unidas estimam que cerca de um milhão de pessoas habitam a Cidade de Gaza e suas proximidades, onde já foi declarada uma situação de fome.
Mobilização de Reservistas em Série
No final de agosto, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, aprovou planos militares que incluem a mobilização de aproximadamente 60 mil reservistas. Muitos desses soldados estão deixando suas vidas, familiares e empregos pela quarta ou quinta vez desde o início do conflito, desencadeado pelo ataque do Hamas em território israelense em 7 de outubro de 2023.
