A recente escalada de tensões no Oriente Médio resultou em um ataque do Irã a dois navios petroleiros no porto de al-Faw, no Iraque. Em resposta, o país decidiu suspender as operações em seus portos de petróleo na quarta-feira (11/3). Desde o início do conflito na região, 17 embarcações já sofreram ataques no Golfo Pérsico, incluindo seis na noite anterior.
Os navios atingidos, o Safesea Vishnu, com bandeira das Ilhas Marshall, e o Zefyros, registrado em Malta, estavam no processo de carregamento de combustíveis, conforme indicado por funcionários portuários. A Organização Estatal Iraquiana para a Comercialização de Petróleo (SOMO) esclareceu que o Safesea Vishnu era fretado por uma empresa iraquiana e o Zefyros transportava condensado proveniente da Basra Gas Company. Ambos foram atacados dentro das águas territoriais iraquianas.
A Greek-owned oil tanker, Zefyros, was one of two vessels attacked tonight near Basra Port. Iraqi officials say the attacks came from small boats packed with explosives linked to Iran, according to early reports. pic.twitter.com/z4lox03SDd
— Niko Efstathiou (@NikoEfst) March 12, 2026
Conflito e impacto nos preços do petróleo
A navegação no Golfo Pérsico e no estreito de Ormuz, responsável pelo transporte de cerca de 20% do petróleo mundial, foi severamente afetada desde que os EUA e Israel intensificaram os ataques ao Irã em 28 de fevereiro. Essa interrupção levou a um aumento significativo nos preços do petróleo, que superaram os US$ 100 o barril.
Teerã advertiu que o valor do petróleo poderia alcançar os US$ 200 por barril, desafiando declarações do presidente Donald Trump, que afirmava que os EUA já haviam vencido a guerra. Além disso, a Guarda Revolucionária do Irã ameaçou impedir qualquer exportação de petróleo do Oriente Médio para os EUA, Israel e aliados, caso os ataques persistissem.
Trump, por sua vez, afirmou que os EUA responderiam com mais força se o Irã bloqueasse suas exportações de petróleo, assegurando que as empresas deveriam continuar utilizando o estreito, pois “praticamente toda a marinha do Irã foi dizimada”.
Matéria completa em: https://www.metropoles.com/mundo/apos-novos-ataques-iraque-suspende-operacoes-nos-portos-de-petroleo
