Inscrições para práticas esportivas gratuitas em Curitiba começam no próximo dia 25

Inscrições para práticas esportivas gratuitas em Curitiba começam no próximo dia 25

Que tal se tornar mais saudável em 2023? Curitiba tem uma boa estrutura de locais para prática de esportes, espalhada pelos bairros da cidade, que são um convite para tornar a atividade física um hábito. Uma prova disso é que a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), órgão que coordena os programas de esportes e lazer da Prefeitura, vai abrir inscrições a partir de 25 de janeiro para mais de 82 modalidades, nas 10 regionais administrativas de Curitiba.

“Começar a prática de uma atividade é fundamental para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Em 2023 estamos incentivando e por que não, desafiando todos os curitibanos a praticar um esporte. O importante é se movimentar e ser feliz”, disse o secretário Carlos Pijak Junior.

A Prefeitura oferece a oportunidade da prática – regular e gratuita – de esportes e atividades físicas em diversas modalidades, também inclusivas, às comunidades do centro e de todos os bairros de Curitiba.

Entre elas estão hidroginástica, natação, ginástica, zumba, alongamento, musculação, basquete, pilates, surf, ciclismo, circo, skate, handbeach, handebol, escalada, escalada esportiva, badminton, bocha, xadrez, yoga; além de basquetebol ou tênis em cadeira de rodas, futsal 5 (de cegos), bocha adaptada, em turmas exclusivas para Pessoas com Deficiência – PcD.

A oferta de práticas esportivas gratuitamente está alinhada ao Curitiba Viva Bem, política pública da Prefeitura da capital a favor do cidadão.

Lazer e diversão

Lazer e diversão têm para toda família. Nos Jogos do Piá, a diversão é aberta e gratuita para a família inteira, à base de brincadeiras tradicionais, realizadas ao ar livre. Esses eventos, são a oportunidade para aproximar as diferentes gerações, que podem se divertir juntas, em parques e praças de Curitiba.

Os mais velhos podem se lembrar dos tempos em que as brincadeiras eram nas ruas, e meninas e meninos poderão aprender a se divertir com que seus pais, avós e até bisavós se divertiam na infância.

Os Jogos do Piá fazem parte do programa Lazer Curitiba e incluem atividades como empinar pipa, andar de carrinho de rolimã ou em perna de pau; disputas de rolar bolinha de gude, de futebol de botão, de rodar pião, de pular amarelinha, de bets.

Bailes da Melhor Idade

Dançar faz bem para corpo e pra alma. O Programa Dança Curitiba promove os Bailes da Melhor Idade todos os anos para oportunizar momentos de lazer e descontração ao segmento da terceira idade, além de proporcionar o bem-estar físico, social e psicológico, beneficiando a saúde.

Inclusão no esporte

Em Curitiba as pessoas com deficiência não são esquecidas. Quem possui qualquer deficiência, física, cognitiva ou sensorial também pode começar a praticar esporte. A Smelj disponibiliza aulas de Basquetebol ou Tênis em Cadeira de Rodas, Futsal 5 (para cegos), Bocha adaptada, em turmas exclusivas para Pessoas com Deficiência – (PCD).

Além disso Centros Especializados no Paradesporto, como o Centro de Esporte e Lazer Vilas Oficinas e o Centro de Esporte e Lazer Xaxim / Vereador João Derosso estão disponíveis para os curitibanos.

Correr é saudável

Corridas queimam calorias e fazem bem à saúde, desde que sejam respeitados limites pelos praticantes. O calendário anual de corridas de rua da Prefeitura de Curitiba, para 2023, inclui os tradicionais circuitos organizados tanto pela Smelj, como por entidades privadas, e serão inclusivos.

As primeiras provas acontecem a partir de março e vão até pouco antes do Natal.

São eventos nas categorias adulto e infantil, também abertos à participação de pessoas com deficiência física, intelectual e visual, além de TEA (para pessoas do espectro autista), com percurso de 5 ou 10 km. Todos com inscrição gratuita.

Quem pensa um desafio um pouco maior pode se preparar para a maratona Internacional de Curitiba que vai acontecer no dia 15 de novembro.

“São mais de 82 modalidades de esportes oferecidas pela Smelj nas 10 regionais da cidade e nós estamos esperando todos de braços abertos”, concluiu Pijak.

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Valentine’s Day: Encomenda de pratos para duas pessoas é tendência

Com uma pitada de romance no ar, o Dia de São Valentim ou Valentine’s Day tem ganhado destaque em Curitiba. Com o Dia dos Namorados no Brasil sendo celebrado só em junho, essa data típica norte-americana é uma oportunidade de fazer um programa romântico diferente. A boa pedida é escolher pratos para duas pessoas, valorizando a intimidade com alta gastronomia, em especial para quem vai fazer algo em casa.

A Ragú Rotisseria & Co. tem diversas pedidas para duas pessoas, com pratos congelados pré-prontos. O site (ragurotisseria.com.br) inclusive dá dicas para finalização, ideal para quem quer impressionar o parceiro ou parceira nesse dia com a alta gastronomia da marca em uma apresentação digna de restaurante.

As massas recheadas são apresentadas em porções de 400 gramas, o que serve um casal. Sabores bem diferenciados como o Agnolotti de Brie e Damasco, o Fagotini de Cordeiro ou ainda o Ravióli de Queijo da Canastra são ótimas escolhas. Massas de forno como a Lasagna de Ragú de Linguiça Blumenau e o Rondelli de Ricota e Espinafre (vendidos por quilo, a partir de 500 gramas a porção para dois) completam as escolhas. Molhos e cremes adicionais personalizam os pratos, em porções a partir de 250 gramas (certeira para as massas de 400 gramas), trazem sabores como Creme de Limão Siciliano e Ragú de Pato.

Já as carnes são servidas por quilo em variados formatos. Apresentações clássicas como Rosbife de Mignon ao molho poivre, roquefort e mostarda e o Canard Confit (pato confitado) dividem o menu com opções contemporâneas como a Costelinha suína glaceada em rapadura. Frutos do mar e peixes também contam com pedidas especiais como Moqueca de Camarão e Salmão em crosta de castanhas.

Para encerrar uma noite romântica, as sobremesas da Ragú contam com opções por quilo, como Tiramissu, Tart de maçã ou limão, além da tradicional Torta de noz pecan. Para aqueles que quiserem um menu único e exclusivo, a Ragú trabalha com encomendas personalizadas.

A Ragú Rotisseria & Co. conta com uma loja em Curitiba (R. Francisco Rocha, 533 – Batel) e uma pop-up store na praia de Caiobá, em Matinhos (R. Ipiranga, 192 – Praia Mansa), que funciona durante o verão. Mais informações no site ragurotisseria.com.br e ou no perfil oficial da marca no Instagram (@ragu.rotisseria).

Marcondes Cozinha Autoral tem menu exclusivo para Valentine’s Day

Um jantar romântico exclusivo à luz de velas é a pedida do Marcondes Cozinha Autoral para o Valentine’s Day. O Dia de São Valentim, em 14 de fevereiro (terça-feira), é o Dia dos Namorados nos Estados Unidos, e a data acabou sendo aproveitada também no Brasil pelos casais que buscam um programa especial. O restaurante preparou duas opções de menu que só estarão disponíveis nesse dia. O casal ainda ganha taças de espumante para brindar o amor. O menu para duas pessoas sai a R$ 359,90, com entrada, dois pratos principais e sobremesa.

A primeira opção do menu tem como entrada Arancini de carne de panela, seguido pelo primeiro prato principal: Lombo de eca curado em sal de beterraba com arroz de limão siciliano. O segundo principal apresenta Ravióli de pato com purê de abóbora e espuma de umami. A sobremesa dessa opção é Sorvete de licor fragelico.

Já a segunda opção começa com Tempurá de cogumelos e nirá. O primeiro prato principal é Arroz Caldoso de camarão e espumante, enquanto o segundo apresenta Stinco de porco moura com creme de aipim e caldo de carne clarificado com iogurte. Como sobremesa, esta escolha tem Pudim de wasabi e chocolate branco.

O Valentine’s Day do Marcondes Cozinha Autoral acontece nesta terça-feira (14/02). A casa abre às 18h30 e funciona na R. Recife, 220 – Cabral. Mais informações no perfil oficial do restaurante no Instagram (@marcondesrestaurante). Reservas por WhatsApp (41) 3205-4982.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com