Na próxima segunda-feira, 27 de março, a Escola do Mar, localizada no Parque Estadual Ilha das Cobras, em Paranaguá, abrirá inscrições para o curso “Bases da Cozinha”. Com um total de 20 vagas disponíveis, a iniciativa é destinada a jovens a partir de 16 anos, que possuam o ensino fundamental completo. As inscrições poderão ser feitas até 4 de maio ou até a totalização das vagas.
Detalhes do Curso
O curso terá uma carga horária de 60 horas, com aulas programadas para a primeira quinzena de maio, no período da tarde, das 14h às 17h. Os participantes receberão transporte gratuito de barco, que sairá do trapiche de Paranaguá às 13h30, com retorno às 17h30.
Anderson Muniz Canizella, chefe do Departamento de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), destacou a importância da formação: “A Escola do Mar vem somar e integrar a política que a Secretaria de Educação vem desenvolvendo para fortalecer a educação profissional. A qualificação pode resultar em um aumento de 30% na renda das pessoas”.
Conteúdos e Habilidades Desenvolvidas
O curso combina atividades teóricas e práticas, abordando temas como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), boas práticas em serviços de alimentação, higiene pessoal e manipulação de insumos. Também será discutido o aproveitamento integral de alimentos, prevenção de contaminação cruzada e descarte de resíduos.
Os alunos aprenderão técnicas de cortes de vegetais, preparo de marinadas e temperos, além do manuseio de pescados, carnes bovinas e aves. A formação inclui a produção de molhos e sopas, assim como técnicas de cocção de cereais, legumes, grãos e proteínas. Além disso, os participantes desenvolverão habilidades em organização, uso de utensílios e interpretação de fichas técnicas.
O curso prepara os participantes para o trabalho como auxiliares de cozinha, com foco nas necessidades do mercado local.
Objetivos da Escola do Mar
A Escola do Mar visa promover a qualificação profissional e o desenvolvimento do turismo sustentável em Paranaguá. A instituição busca a integração entre a educação, o setor público e o mercado de trabalho.
Paulo Penteado, chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, afirmou: “A Escola do Mar pode contribuir de forma direta por meio da qualificação profissional. O trabalho com gastronomia e turismo já faz parte da vida dos moradores da região e queremos aprimorar os serviços existentes.”
A proposta também é capacitar ribeirinhos e moradores da Baía de Paranaguá, valorizando a cultura caiçara e ajudando aqueles que já atuam em restaurantes e pousadas da região.
Inscrições
Os interessados podem se inscrever AQUI.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



