Imperatriz da Liberdade encerra no ano das Caravanas Étnico-Culturais em Curitiba

Escola de Samba Imperatriz da Liberdade se apresentou na Caravana Étnico-Cultural do Tatuquara. Foto: Divulgação

Os sambas-enredos da escola de samba Imperatriz da Liberdade encerraram, no sábado (19/11), a Caravana Étnico-Cultural do Tatuquara e as atividades do projeto implementado este ano pela Prefeitura.

A escola tem um histórico de sambas que remetem às religiões de matriz africana e à cultura negra.

A capoeira, arte afro-brasileira que é fortemente identificada com o movimento negro, também teve destaque. Foram duas apresentações, do Grupo Arte e Raça (que tem 25 anos dedicados a essa arte) e da Associação Berimbau Rosa.

Como parte da Caravana, mas realizada no dia 18/11 no Memorial de Curitiba, uma oficina abordou outra tema importante da cultura negra, as bonecas Abayomi. Confeccionadas com tecidos e retalhos, consta que originalmente eram feitas pelas mães escravizadas como forma de amenizar o sofrimento dos filhos. Se transformaram em símbolos de resistência.

As caravanas de Santa Felicidade, realizada no começo do mês, e do Tatuquara fizeram parte das celebrações do Dia da Consciência Negra (21/11).

“É necessário trazer cada vez mais temas da cultura negra, indígena e cigana para as pessoas”, defende Marli Teixeira Leite, titular da Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial. “É a melhor forma de combater preconceitos e discriminações.”

Ano cheio

Além do Tatuquara, as regionais CIC, Cajuru, Bairro Novo e Santa Felicidade tiveram este ano suas edições do evento, que abre espaço para artistas e empreendedores negros, indígenas e ciganos, com apresentações artísticas, oficinas e feira de artesanato.

O objetivo é reforçar as ações afirmativas do município, ampliando a representatividade das etnias na cidade.

Como parte do Plano de Governo, os eventos voltarão a ser realizados em maio do ano que vem, com programação no Boqueirão, Boa Vista e Matriz. Todas as dez regionais da capital receberão sua Caravana.

LEIA MAIS

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Restaurante de Curitiba faz sucesso com sushis e várias outras receitas com trufas

A trufa, ingrediente tão celebrado na cozinha internacional ganha um tratamento contemporâneo no Nuu Nikkei, uma das grandes referências gastronômicas da cidade de Curitiba (PR). O restaurante é especializado na cozinha Nikkei, que alia referências das cozinhas peruana e japonesa, e traz o insumo em variadas versões, do sushi ao grelhado.

Veneradas como as “iguarias dos deuses”, as trufas são encontradas apenas nas raízes de poucas árvores. Difíceis de serem encontradas, elas passaram a ser muito valorizadas pelos amantes da gastronomia, caindo no gosto dos principais chefs de cozinha do mundo.

Já nas entradas do Nuu Nikkei é possível encontrar preparos com o celebrado insumo. O Carpaccio Trufado traz uma pasta de trufas com flor de sal e raspa de limão siciliano combinados a salmão, polvo ou vieiras, dependendo da escolha do cliente. Outra pedida é o Maki, sushi enrolado com a alga pelo lado de dentro, de Salmon Truffle. A receita tem aspargos com queijo cremoso por dentro, e por fora, salmão, mel, trufa e farofa de amêndoas.

Entre as Duplas Especiais de sushis, há variadas escolhas com o badalado ingrediente. O Nuu Especial, por exemplo, tem salmão com ovo de codorna selado e mel trufado, enquanto o Niguiri Trufado tem diferentes opções de frutos do mar (camarão, salmão, vieiras ou barriga de salmão) com massago, cebolinha e trufa, selado na finalização.

A Parrilla, que apresenta ingredientes grelhados ao estilo sul-americano, também tem prato com um toque todo especial de trufas. O Mignon Nuu é preparado ao molho de vinho tinto e servido com batata gratinada com parmesão, especiarias asiáticas e perfume de trufa.

O Nuu Nikkei funciona durante o jantar, de terça-feira a domingo, a partir das 18h, e durante o almoço, aos sábados e domingos, das 12h às 15h. A casa fica na R. Fernando Simas (nº 333), no bairro Mercês. Reservas e informações disponíveis no Instagram oficial do restaurante (@nuunikkei).

Festival do Pão com Bolinho agita o Bar Quermesse, em Curitiba

Com 14 anos de história e consolidado como um dos empreendimentos mais tradicionais da gastronomia paranaense, o Bar Quermesse conquistou o público curitibano unindo cervejas e bebidas especiais a um cardápio que valoriza o melhor da gastronomia regional brasileira, baseado, principalmente, nas clássicas comidinhas de boteco.

Pensando em destacar um dos preparos mais pedidos da casa, o Bar Quermesse vai promover, entre os dias 21 e 26 de março, o seu tradicional Festival do Pão com Bolinho. Durante o evento, o público poderá saborear releituras da deliciosa iguaria que serão comercializadas pelo preço fixo de R$ 19.

O evento especial contará com três opções de pão com bolinho: com creme de cheddar e bacon crocante; com molho de cerveja preta e bacon acompanhado por uma deliciosa batata frita; e o pão com bolinho à parmegiana.

Além da programação especial, a casa conta com opções de bebidas e vários outros preparos tradicionais, entre eles torresmo, mignon chic, brusqueta e batata brava. Aos finais de semana, o Quermesse oferece iguarias como feijoada, barreado, buffet de comida mineira e churrasco de igreja.

O Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli, (nº 513), no bairro Bom Retiro, e funciona de terça a sexta, das 18h às 01h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 01h. O Festival do Pão com Bolinho será realizado entre os dias 21 e 26 de março, durante todo o horário de funcionamento da casa. Mais informações no site www.quermesse.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6676.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com