Hospital de Clínicas da UFPR vai criar centro para cuidar de pacientes com sequelas da Covid-19

O Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) vai ampliar o atendimento aos pacientes recuperados da Covid-19, mas com sequelas de diferentes tipos e níveis de gravidade. O plano é a criação de um Centro Multidisciplinar para tratamento e reabilitação desses pacientes.

“Observando os pacientes hospitalizados, nota-se que aqueles que ficaram com sequelas necessitam ser acompanhados por uma equipe multiprofissional capacitada, buscando diminuir o impacto em sua vida e na própria sociedade. Vamos reforçar a linha de cuidado do paciente acometido pela Covid, oferecendo o atendimento completo aos nossos pacientes” – ressalta a Superintendente do CHC-UFPR/Ebserh, Claudete Reggiani.

Segundo Reggiani, as atividades desenvolvidas terão como base três pilares: atendimento às sequelas causadas pela Covid; sequelas decorrentes do próprio tratamento, como perda de massa muscular, úlceras de pressão, disfagia e disfonia; e sequelas emocionais.

O Centro Avançado de Atenção Multiprofissional abarcará as dimensões da assistência, do ensino e da pesquisa. Assistência, considerando a promoção da saúde como direito. O ensino, pautado num trabalho em equipe multiprofissional, na formação cidadã e responsável. E a pesquisa, que visa encontrar evidências para conhecer e melhorar os cuidados a estes pacientes.

Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR, lembra que essa iniciativa é mais uma ação que demonstra o comprometimento geral da Universidade no combate à pandemia. “Um centro multidisciplinar, acumulando todos os saberes que temos construído na pandemia, entregará um atendimento integral aos pacientes com sequelas da Covid, deixando claro, mais uma vez, a disponibilidade da Universidade pública, e em especial da UFPR, à sociedade”.

Vacina

Fonseca lembrou que além de destacar-se na assistência o Complexo do HC, de hospitais universitários da UFPR, também tem feito a diferença na linha de pesquisa, sendo um dos centros responsáveis pelo estudo, em parceria com o Instituto Butantan, da eficácia e segurança da Coronavac.

A UFPR tem também trabalhado para o desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus.

Hoje o HC-UFPR já atende, em ambulatórios, pacientes com esses quadros. Entretanto, o número e a gravidade das consequências Pós-Covid exigem uma abordagem ampliada e multidisciplinar para completar a linha de atenção aos pacientes. Sob essa perspectiva, a criação de um centro multiprofissional poderá atender o paciente de maneira integral e holística já que o Hospital de Clínicas dispõe de tecnologia e expertise para realizar esse tipo de atendimento

O projeto envolve profissionais altamente capacitados, que vão trabalhar em uma equipe multiprofissional, tendo em vista a diversidade das sequelas que serão tratadas. Essa equipe engloba profissionais de saúde de diferentes áreas, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psiquiatras, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

O serviço é inédito e sua estrutura será viabilizada com recursos de campanhas dos Amigos do HC (AAHC). O Presidente da Associação, Pedro de Paula Filho, lembra que a criação do centro pelo Complexo reforça a visão de entregar o melhor atendimento aos pacientes do SUS, numa parceria de longa data entre a AAHC e o Hospital de Clínicas da UFPR/Ebserh.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dóffee Donuts inaugura a 22ª Unidade

A Dóffee Donuts & Coffee inaugurou sua nova unidade na última sexta-feira (27). A loja está localizada na cidade de Itajaí e é a 22ª unidade da franquia, que recebeu diversos clientes já em seu primeiro dia no Shopping Itajaí.

A franquia de lojas da Dóffee Donuts & Coffee já é conhecida em Santa Catarina por suas receitas exclusivas, com opções de donuts doces e salgados, bebidas quentes e geladas para acompanhar, além de acessórios disponíveis para comprar e levar para casa.

Além de Itajaí, as cidades de Balneário Camboriú e Itapema também possuem lojas da Dóffee. Os planos para as próximas Dóffee Donuts & Coffee também já estão a todo vapor, destinadas a novas cidades e
estado: os Shopping Palladium, em Ponta Grossa e as cidades de Ourinhos e Campinas, em São Paulo.

HISTÓRIA

O projeto teve início em 2017, com os sócios Alysson, Pablo e Letícia, que viram nos donuts a oportunidade de começar uma loja inovadora em Curitiba. A decisão em abrir uma loja com produto único passou por meses de planejamento. Em 2019, a primeira loja física foi inaugurada no Centro de Curitiba. O rápido sucesso da loja pediu por mais uma unidade, e assim, em poucos
meses, foi inaugurada a Dóffee Portão.
Em seu primeiro ano como franquia resultou em mais 7 lojas, totalizando 10 unidades, a partir daí não parou mais. Hoje a Dóffee possui unidades nos principais shoppings de Curitiba, São José dos Pinhais,
Pinhais, Campo Largo, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

SERVIÇO:
As unidades contam com horários de funcionamentos próprios e você pode consultar localização e horários através do site:
https://www.doffee.com.br/nossas-lojas
Facebook | Instagram: @doffee.donuts
Fotos: Divulgação.

Congelados de alta gastronomia dão sabor ao verão paranaense

A praticidade na cozinha é sempre bem valorizada, ainda mais para quem está de férias e não quer perder muito tempo em frente ao fogão – mas também não abre mão de uma refeição saborosa. Os congelados, que já foram vistos com maus olhos por perder qualidade e sabor dos alimentos, hoje contam com opções de alta gastronomia que ganham muito em qualidade e são fáceis de preparar. Das linhas fit até pedidas dignas de restaurante, há muitas opções.

A Ragú Rotisseria& Co. é uma empresa curitibana que entrou com tudo no mercado de ultracongelados. O cardápio variado da empresa, elaborado pela chef e restaurateur Fernanda Zacarias de Alencar, destaca insumos de alta qualidade e um preparo atencioso em entradas e pratos principais. Muitos dos pratos mais pedidos são apresentados no formato ultracongelado, cujo processo mantém intactas as propriedades do alimento sem alterar sabor nem apresentação.

Essa praticidade, já apresentada em Curitiba, também ganhou o litoral. Durante o verão, a empresa montou uma pop-up store em Caiobá. “Apresentamos nessa loja um grande linha de aperitivos, antepastos, massas, molhos, massas de forno, pratos prontos para a família e nossos PFs do dia a dia”, explica Bruna Loddo, sócia de Fernanda na Ragú. No site da Rotisseria, há dicas para preparo, além das sócias deixarem aberto um canal para tirar dúvidas sobre montagem de pratos, garantindo que a refeição congelada terá um tratamento de alta gastronomia.

As massas pré-prontas estão entre as mais pedidas, apresentadas em diferentes formatos. As recheadas vem em porções de 400 gramas que atendem duas pessoas, em sabores como Queijo Canastra, Brie & Damasco e Zucca (abóbora). Já massas lisas e gnocchi (como o Tagliatelle verde e o Gnocchi clássico de batata com rústico de tomate) são apresentados por quilo. O cliente adiciona o molho que preferir à massa, do Bechamel e do Funghi até o Creme de limão siciliano, vendidos também por quilo.

A linha PF Dia a Dia traz porções individuais de 350 gramas ultracongeladas. São escolhas que vão do PF de carne moída com arroz integral, legumes e feijão, ou ainda o Frango ao curry, arroz com castanha de caju e cenouras assadas até Bobó de camarão rosa com arroz branco e farofa de dendê. O menu tem diversas pedidas vegetarianas, como Canelone de ricota e espinafre ao molho sugo e bechamel e a Panqueca integral de legumes ao molho sugo.

Os ultracongelados da Ragú Rotisseria & Co. podem ser encontrados na loja de Curitiba (R. Francisco Rocha, 533 – Batel) e na praia de Caiobá, em Matinhos (R. Ipiranga, 192 – Praia Mansa). Mais informações no site ragurotisseria.com.br e ou no perfil oficial da marca no Instagram (@ragu.rotisseria).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com