Hospital de Clínicas abre 16 novos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 em Curitiba

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, terá 16 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19 a partir desta quarta-feira (3). O anúncio foi feito pelo reitor da instituição, Ricardo Marcelo Fonseca, nesta terça-feira (2), através de uma rede social.

“Mobilizando parceiros, pessoal e recursos novos a partir de amanhã haverá 16 novas UTIs dedicadas à COVID”, escreveu Marcelo em seu perfil do Twitter.

Segundo Fonseca, a abertura dos novos leitos se somará aos já disponíveis. “Com isso agora temos 83 leitos de enfermaria e 82 de UTI, só no combate à COVID”, disse. O professor ainda afirmou que este é o maior número de leitos de Curitiba para tratar pacientes com a doença.

Ao revelar a novidade, o reitor repudiou os ataques contra as universidades e ressaltou o compromisso da instituição com a sociedade: “Aos que vivem de só criticar a universidade é bom que saibam: diante do trágico esgotamento dos leitos de UTI, a UFPR/HC faz o que se espera: redobra esforços e salva vidas”.

Colapso

Profissionais da saúde de todo o Brasil correm contra o tempo para salvar vidas em meio a um dos piores momentos da pandemia de Covid-19 no país. Estados têm transferido pacientes a outras comarcas devido a falta de leitos de UTI, e o número de casos só aumenta.

Há três dias, o Paraná bateu um novo recorde de internados, com 3.891 pacientes na lista. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 378 pessoas aguardavam por um leito: 156 de UTI e 222 de enfermaria. No mesmo dia, em 27 de fevereiro, o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, afirmou que o Paraná tinha apenas 17 respiradores na reserva técnica para atender solicitações de hospitais.

Nesta segunda-feira (1º), o governo estadual anunciou a ativação de mais 55 leitos de UTIs e 93 de enfermaria desde a última sexta-feira (26). A previsão é que 54 novos leitos de UTI e 43 de enfermaria sejam ativados nos próximos dias.

No dia 27 de fevereiro, Curitiba ativou mais 15 leitos de UTI SUS exclusivos à Covid-19 no Hospital Santa Casa.

Casos

Nesta terça-feira (2), o Paraná anunciou que o Estado registrou o maior número de mortes desde janeiro. Mais de 6 mil novos casos da doença foram confirmados e 178 pessoas morreram, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde.

Há 1.641 pacientes internados no Paraná que receberam o diagnóstico da doença. Destes, 1.451 estão em leitos SUS (661 em UTI e 790 em leitos clínicos/enfermaria) e 194 em leitos da rede particular (84 em UTI e 110 em leitos clínicos/enfermaria). 2.138 pessoas estão internadas à espera do resultado de exames.

Curitiba confirmou 877 novos casos de Covid-19 e mais 17 mortes nesta terça, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Em meio ao crescimento de casos ativos na capital paranaense, a ocupação dos 383 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 chegou a 93% e, agora, restam 27 leitos livres.

Informações Banda B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pista Municipal de BMX recebe novas bicicletas para aulas gratuitas

A Pista Municipal de BMX da Prefeitura, no Parque Olímpico do Cajuru, recebeu novas bicicletas e equipamentos para serem usados nas aulas gratuitas de BMX do projeto Escola+Esporte=10 (EE10). Foram entregues, nesta quinta-feira (21/10), 31 novas bicicletas e 20 capacetes.

Os equipamentos foram comprados com recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) da Fundação de Ação Social (FAS). 

A pista com padrões internacionais foi inaugurada em junho e desde o início de agosto oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes do projeto EE10 e para a comunidade aos fins de semana. 

Para participar, os interessados devem conferir turmas e horários disponíveis no portal Curitiba em Movimento e também disponível no Curitiba App. Informações sobre horários de aulas também podem ser conseguidos pelo telefone do Núcleo Regional do Cajuru da Smelj, no 3221-2353, ou pelo 3221-2484.

A entrega das novas bicicletas foi acompanhada pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, e pelo secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein. 

Parque Olímpico do Cajuru

O endereço do Parque Olímpico do Cajuru é Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510, Cajuru. Além da Pista Municipal de BMX, o complexo esportivo conta com campos de futebol de areia, de rua e americano, quadra de futebol de salão, academia ao ar livre, área de treinamento de atletismo, um estádio municipal de beisebol e softbol, pista de caminhada e canchas de voleibol.

Nissei vai aplicar vacinas contra a H1N1 gratuitamente a partir dessa quinta-feira (21)

Nessa quinta-feira (21), a Rede de Farmácias Nissei inaugura mais uma sala de Serviços Avançados Nissei (SAN). A unidade está localizada no Ventura Shopping. Para marcar a data, a Nissei vai aplicar gratuitamente 1.674 doses de vacinas tetra contra a gripe H1N1. Além da nova sala do Ventura, a aplicação também poderá ser feita nas farmácias 24h dos bairros Bacacheri, Hauer, Portão e Seminário

Os interessados devem se cadastrar e agendar um horário no site da Nissei (https://www.farmaciasnissei.com.br/influenza-tetra-gripe-influvac-tetra), escolhendo a loja onde será realizada a imunização. 

A vacina tetraviral do vírus Influenza tem indicação de aplicação anual, pois o imunizante passa por atualização constante, realizada por conta das cepas variantes. Pessoas acima dos seis meses de idade, sem restrição, podem receber a vacina.