Horários de Ônibus de Curitiba

Precisava de um lugar para ver os horários de ônibus? Então, confira aqui:

Desenvolvido por Thiago André Costa.

SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO DE CURITIBA

Muito antes do mundo se preocupar com o aquecimento global, Curitiba já tinha sido planejada para reduzir as emissões de carbono oferecendo às pessoas um sistema de transporte a um só tempo confortável, rápido, eficiente e econômico: o ônibus.

A implantação do Sistema de Transporte Coletivo começou no início dos anos 1970, quando os Eixos Norte e Sul receberam canaletas exclusivas para o Ônibus Expresso, especialmente projetado para o Sistema, que começou a rodar em 1974.

As ruas paralelas, à esquerda e à direita dos Eixos, converteram-se em Vias de Tráfego Rápido, com mão única em sentidos opostos (Centro-Bairro e Bairro-Centro). E, ladeando as canaletas, também com mão única em sentidos diferentes, as Vias de Tráfego Lento.

Terminais de integração para receber os Ônibus alimentadores dos bairros mais distantes completaram a integração do sistema.

Por toda extensão dos Eixos do Expresso, perto das moradias, surgiram lojas de comércio e serviços que, antes, só se encontravam no centro da cidade. Solucionavam-se, enfim, vários problemas de uma só vez.

Menos automóveis nas ruas, trânsito mais organizado, menos poluição. Mais conforto, mais rapidez e mais economia para o usuário. Aos poucos, os curitibanos descobriam que era bom morar perto do caminho dos ônibus. Com uma direção definida, a cidade cresceu ao longo dos Eixos do Sistema de Transporte Coletivo.

Foto:Cesar Brustolin/SMCS

O sistema não para de evoluir. O ônibus expresso deu lugar, primeiro, aos articulados; depois, aos biarticulados. Hoje, 160 desses ônibus gigantes, cada um com capacidade para transportar 230 passageiros, trafegam nos 72 quilômetros de canaletas exclusivas dos cinco grandes corredores da cidade.

O sistema foi complementado por novas linhas de alimentadores e cinco linhas interbairros circulares, que permitem o deslocamento de um bairro a outro, sem passagem pelo centro. Além de linhas diretas, que proporcionam viagens mais rápidas e eficientes.

Extraído de: Biocidade