Governo do Paraná Conclui Novo Plano de Cargos e Salários para Portos do Paraná
O Governo do Estado do Paraná anunciou a finalização do novo Plano de Cargos e Salários (PCS) para os empregados da Portos do Paraná. A iniciativa visa promover a valorização profissional, readequação salarial e incentivo à qualificação dos trabalhadores concursados. Este plano atende a uma demanda da categoria que se arrastava há mais de três décadas.
Concretização de uma Luta Histórica
O PCS foi oficialmente fechado na última sexta-feira (19), com a assinatura de representantes do Governo do Estado, da presidência da Portos do Paraná e do sindicato que representa os trabalhadores. A proposta foi viabilizada após análises de uma consultoria especializada, em conjunto com comissões internas, respeitando a capacidade financeira da instituição.
“A Portos do Paraná e o Governo do Paraná trabalham não apenas para melhorar as condições operacionais do porto, mas também para valorizar aqueles que fazem o porto acontecer. Após quase três décadas de luta, estamos entregando hoje um plano moderno de cargos e salários”, afirmou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.
Reconhecimento de Esforços Coletivos
Garcia também destacou a contribuição do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, no processo de implementação do PCS. O projeto, que foi aprovado pelo Conselho de Administração (Consad), inclui readequação salarial para alguns grupos de empregados e progressão horizontal para todos os concursados, com ajustes salariais anuais e quinquenais, mediante avaliação.
Além disso, será oferecida uma gratificação para aqueles que apresentarem titulação superior à exigida para o cargo, desde que obtida após 2020.
Impacto Positivo para a Comunidade
O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, comemorou a aprovação do PCS, ressaltando que a medida representa uma valorização importante para os funcionários. “Este é um dia festivo. O Plano de Cargos e Salários é fundamental para as famílias dos portuários e para a cidade”, declarou.
Sindicato Celebra Conquista
Rodrigo Vanhoni, presidente do Sintraport (Sindicato dos Trabalhadores Empregados na Administração e nos Serviços de Capatazia dos Portos, Terminais Privativos e Retroportuários no Estado do Paraná), caracterizou o PCS como uma conquista histórica. “Após mais de três décadas de luta, conseguimos um reconhecimento merecido para os trabalhadores portuários”, afirmou.
O vereador Luizinho Maranhão evidenciou que o novo PCS corrige injustiças antigas e expressou orgulho por representar a categoria e a cidade. “Muitos portuários têm idade para serem meus filhos, e é uma honra lutar por eles”, discursou.
Próximos Passos
A superintendente de Governança, Bruna Nicolau, detalhou que o PCS foi elaborado com intenso envolvimento da diretoria da Portos do Paraná, do Governo do Estado e dos próprios portuários. A implementação do novo plano está prevista para o início de 2026, com o chamamento individual dos contemplados para assinatura do termo de aceitação.



