Governo abre edital com vagas para trabalho na área do esporte no Litoral; durante a temporada

Está aberto o Edital de Credenciamento nº 01/2020 para os interessados em trabalhar em ações do Governo do Estado na área do esporte, no Litoral, durante a temporada. As vagas são para as funções de coordenador de posto, professor de ginástica, acadêmico de enfermagem, assessor de comunicação e serviços gerais (servente e vigia).

O credenciamento também é obrigatório para os 120 acadêmicos que foram selecionados na primeira etapa do Edital de Chamamento Público.

O prazo encerra em 3 de novembro, às 16 horas. O credenciamento deve ser realizado na sede da Paraná Esporte, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, ou por meio do sistema de protocolo do Estado do Paraná ou, ainda, pelo e-mail veraomaior@esporte.pr.gov.br, enviando, em pdf único, todos os documentos solicitados no edital.

A Paraná Esporte fica na Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, nº 1020, bairro Capão da Imbuia, em Curitiba.

O credenciamento também vale para os demais projetos e programas da Paraná Esporte e pode ser feito ao longo do ano. Porém, o prazo máximo para o credenciamento para ações específicas durante a temporada é até 3 de novembro, às 16 horas.

Posteriormente, será promovida uma sessão pública para aplicação de prova específica para cada área. A data da prova será divulgada após o encerramento das inscrições.

VAGAS – São 9 vagas para coordenadores formados em Educação Física e com bacharelado e Cref em dia; 6 para professores de ginástica; 6 para profissionais de comunicação social; e 21 para acadêmicos de enfermagem, além das vagas para serviços gerais, conforme a demanda do projeto.

TEMPORADA – Durante a temporada de verão a Paraná Esporte promove atividades esportivas e de lazer voltadas aos veranistas e à comunidade local. Entre elas, aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento.

O projeto é parte de diversas ações do Governo do Estado, com o objetivo de aprimorar a infraestrutura das praias e balneários paranaenses, garantir a saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores locais.

Informações AEN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Motorista que estacionar sem ativar créditos do EstaR será multado a partir de 1º de dezembro

A mudança já havia sido anunciada pela Urbs com a implantação do EstaR eletrônico

O motorista curitibano precisa ficar atento. A partir de 1º de dezembro, quem estacionar em vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR) sem ativar os créditos necessários está passível de receber auto de infração emitido por agentes de trânsito, conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A mudança já havia sido anunciada pela Urbs com a implantação do EstaR eletrônico, em março desse ano, e consta no decreto municipal nº 418/2020. Hoje, a regularização do EstaR é feita com o pagamento de R$ 30 em até cinco dias úteis após o recebimento do aviso de infração. O procedimento está disponível no site da Urbs.

“Estávamos convivendo com o aviso de infração, que deveria ser uma medida educativa e temporária, desde a primeira implantação do sistema de EstaR na cidade, ainda na década de 1980, e que foi se prolongando com o tempo. O aviso de infração já perdeu sua função primordial, que era de alertar o motorista sobre a novidade das vagas rotativas”, explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

O que muda

De 1 de dezembro em diante, o motorista que usar o EstaR sem ativação dos créditos será multado. A infração é de natureza grave, com valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A partir da fiscalização do agente de trânsito, o órgão municipal competente – a Superintendência de Trânsito (Setran) – tem 30 dias para emitir a notificação sobre o uso indevido do EstaR (falta de ativação de créditos ou ativação de créditos com horário vencido de permanência na vaga).

É enviada ao proprietário do veículo uma notificação de autuação, com prazo de 30 dias para fazer a indicação de condutor (que pode ser feita aqui) ou para apresentar defesa prévia. A emissão da guia de pagamento também pode ser feita diretamente pelo site. Ou então, em torno de 45 dias depois do vencimento do prazo para a defesa e indicação, o proprietário receberá a guia com a imposição de penalidade com prazo para pagamento com desconto de 20% do valor da multa, podendo ainda recorrer à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) no mesmo prazo, neste link.

Como ativar os créditos

A regulamentação das áreas de estacionamento tem o objetivo de democratizar o espaço público da cidade, promovendo a rotatividade no uso das vagas e, ao mesmo tempo, auxiliar na fluidez do tráfego.

A Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) é o órgão responsável por administrar e gerenciar, direta ou indiretamente, o EstaR da cidade, sendo que a fiscalização do uso correto das vagas é feita por agentes da Setran.

Informações sobre o uso e a ativação de créditos online podem ser consultadas aqui.

A Setran destaca alguns cuidados para a ativação do tempo de uso na vaga. É importante que, ao cadastrar o veículo, o motorista deve se certificar de que a placa informada está correta, para não ocorrer troca de um 0 (zero) pela letra O, por exemplo. O mesmo vale para quando houve troca de placa para o modelo Mercosul.

Da mesma forma, ao estacionar, o condutor precisa verificar se a ativação foi feita – e não apenas a compra de créditos.

A placa cadastrada no aplicativo deve ser a mesma fixada no veículo. Agentes de trânsito perceberam, nos últimos meses, que às vezes acontece mudança de placa e o usuário cadastra a placa antiga. Exemplo: placa nova é ABA 9B26 e o usuário cadastra ABA 9126.

Veículo pode ser guinchado

Motorista que deixar o carro em vagas do Estacionamento Rotativo (EstaR) acima do limite de tempo permitido (dependendo da vaga, pode variar de 1h a 2h, indicado nas placas ao lado das vagas) pode ter o veículo guinchado.

A medida está prevista no artigo 181 (inciso XVII) do CTB: estacionamento em desacordo com a regulamentação, em estacionamento regulamentado indicado com placas.

O veículo também pode ser guinchado caso esteja estacionado em vagas exclusivas para idosos ou deficientes, sem a devida comprovação. O mesmo acontece em locais em que é permitido apenas o embarque e desembarque ou parada de 15 minutos com pisca-alerta ligado.

Informações Banda B.

Natal drive-thru no Barigui estreia nesta sexta (27)

Imagine toda a família poder assistir de carro, com segurança e conforto, a uma apresentação natalina ao ar livre em um dos espaços verdes mais famosos de Curitiba? Esta é a proposta do Caminho de Luz Condor no Parque Barigui, inédito espetáculo drive-thru no Brasil que estreia nesta sexta-feira (27/11), às 19h. Serão 27 dias de apresentações, até 23 de dezembro, que integram a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020.

Inédito em experiência e segurança, espetáculo drive-thru no Parque Barigui estreia nesta sexta. Curitiba. 26/11/2020 Foto: Ricardo Marajó / SMCS

A nova atração gratuita do Natal de Curitiba será uma experiência única para o público e foi concebida para seguir todos protocolos sanitários do município para evitar aglomerações e contágios de covid-19, com distanciamento social e controles de público e fluxo.

Além disso, o espetáculo poderá ser acompanhado de casa pelas redes sociais da Prefeitura de Curitiba.

“O Caminho de Luz Condor mostra que, com criatividade, é possível criar atrações seguras para espalhar o espírito de paz, luz, esperança e de união entre as pessoas neste momento de pandemia”, diz o prefeito Rafael Greca.

Estações

A atração drive-thru vai dar vida a passagens do nascimento de Jesus e a personagens amados do Natal.

Inédito em experiência e segurança, espetáculo drive-thru no Parque Barigui estreia nesta sexta. Curitiba. 26/11/2020 Foto: Ricardo Marajó / SMCS

O espetáculo, que tem patrocínio da Rede de Supermercados Condor, começa no Portal de Acesso (com entrada pela BR-277) e segue por um circuito com dez estações pela Alameda Ecológica Burle Marx até a Rua Cândido Hartmann.

Durante o percurso, o público poderá apreciar encenações como o Grande Coral Celeste dos Anjos (virtual), Banda de Papai Noéis, Anunciação do Anjo Gabriel, Maria Visita Sua Prima Isabel (Magnificat) e Santo Presépio.

Músicos, atores e esculturas animadas (entre elas, uma gigante de 8 metros) vão dar vida a personagens de cada uma das estações. Além disso, o circuito terá túneis de luz, iluminação cênica em bosques e duas árvores de Natal, como a enorme estrutura de 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED junto ao lago.

Fluxo

Para garantir o fluxo do percurso drive-thru, será possível fazer apenas uma parada de carro, na Estação 1, para acompanhar a apresentação de 2,5 minutos do Grande Coral Celeste dos Anjos, que será exibida em telas gigantes de alta definição. É essa parada que dará o fluxo de entrada dos carros, limitados a 15 veículos por vez.

Os veículos terão que seguir a uma velocidade máxima de 10 km/h e áudio sintonizado por rádio (FM 88.1) ou baixado para o WhatApp pelo QR Code impresso no folder da programação do espetáculo que será entregue no estacionamento da BR 277. Também haverá opção em libras ao baixar.

Não será possível sair dos veículos para fazer fotos ou filmar. Além disso, durante todo o trajeto, haverá placas com orientações e alertas sobre velocidade e outros cuidados.

Inédito em experiência e segurança, espetáculo drive-thru no Parque Barigui estreia nesta sexta. Curitiba. 26/11/2020 Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Ônibus

Quem não puder ir de carro também poderá aproveitar a experiência natalina no Barigui com o ônibus especial X50-Natal Parque Barigui. A linha terá ponto inicial de embarque no Terminal Campina do Siqueira, percorrerá os 1,4 km de programação dentro do parque e voltará para terminal.

Serão três jardineiras que vão operar com ocupação máxima de 70%, que é a de passageiros sentados. A linha terá uma frequência de 30 em 30 minutos. O primeiro horário de saída é 19h. Só serão permitidos passageiros com máscara.

A Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) também dispõe de ônibus reserva tradicionais para atender a demanda, se for o caso.

O passageiro poderá fazer a integração no terminal entre outras linhas e os ônibus de Natal, sem a necessidade de pagar mais uma passagem.

O Terminal Campina do Siqueira é equipado com termômetro para medição de temperatura. Displays de álcool gel estão disponíveis no terminal e dentro das jardineiras. 

Circuitos a pé

Haverá ainda duas opções de circuitos a pé, mas que darão acesso a apenas algunas estações do Caminho de Luz Condor. As entradas serão pela ponte de madeira da Rua Cândido Hartmann ou pelo portal do estacionamento da BR 277. Durante todo o percurso, a orientação é distanciamento e uso de máscara. 

Será proibido fazer o circuito de bicicleta e de moto. Durante o período das apresentações a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã.

Atrações de cada uma das estações do espetáculo

ESTAÇÃO 1
Grande Coral Celeste dos Anjos

Em telas gigantes de alta definição, atores e crianças do Projeto MusicaR da Prefeitiura de Curitiba vão interpretar clássicas canções natalinas como Noite Feliz, Uma Estrela Renasce, Borboleta Pequena, Jingle Bells e Bate o Sino.

ESTAÇÃO 2
Portal de Luz – Vida que Renasce
Hora de sintonizar a Frequência 88.1 FM ou diferecionar a câmera do smartphone para o QRcode do folder do programa do espetáculo entregue na chegada.

ESTAÇÃO 3
Pastores e Árvore do Lago
É possível contemplar a Árvore de Natal de 22 metros de altura, com 54 mil pontos de luz LED junto ao lago, que simboliza a Estrela anunciadora e Pastores (esculturas em tamanho natural) que recebem do Anjo Gabriel a notícia de que Jesus nasceu.

ESTAÇÃO 4
Banda de Papais Noéis
Abaixe o volume do rádio e divirta-se nessa animada estação, decorada com vários símbolos do Natal (bolas, pacotes de presentes e bengalas), que reúne músicos da Banda Lyra caracterizados de Papai Noel que vão interpretar canções como White Christmas e um pot-pourri natalino.

ESTAÇÃO 5
O Anjo Gabriel
Uma escultura com movimento de 8 metros de altura retrata o personagem bíblico que leva a grande notícia de que Cristo nasceu. Dê o play no áudio 2 que você recebeu no seu whatsapp ou aumente o volume do rádio na FM 88.1.

ESTAÇÃO 6
Bosque de Luz e Sombras
Iluminação e imagens cênicas se espalham pelo verde do bosque da Alameda Ecológica Burle Marx preparando o público para as próximas estações que celebram a chegada de Jesus.

ESTAÇÃO 7
Anunciação do Anjo Gabriel
Atores ricamente caracterizados encenam o momento em que o Anjo Gabriel surge à Maria e lhe dá a grande notícia de que ela será a mãe de Jesus, filho de Deus.

ESTAÇÃO 8
Maria visita sua prima Isabel
Durante a encenação, atores interpretam a passagem em que Maria visita sua prima Isabel e dividem suas missões santas. Isabel era estéril e, por milagre, também deu a luz.

ESTAÇÃO 9
Presépio Vivo. Jesus Nasceu
A encenação do Presépio e sua glória reúne atores e traz como destaques na cenografia, além da manjedoura de Jesus, esculturas em tamanho natural de animais como camelos e carneiros.

ESTAÇÃO 10
A Árvore de Natal
Chegamos ao fim do Caminho de Luz Condor, já na Rua Cândido Hartmann, com a árvore natalina de 18 metros toda iluminada com 50 mil microlâmpadas de LED.

Para que a experiência seja inesquecível e segura todos terão que seguir as seguintes regras:

  1. A entrada acontecerá apenas pela BR 277.
  2. No estacionamento, os veículos serão organizados pela equipe do evento, que respeitará a ordem de chegada.
  3. É proibido descer do carro durante o Caminho de Luz Condor.
  4. A velocidade máxima permitida é de 10 km/h.
  5. Use sempre faróis baixos durante o percurso de 1,4 km.
  6. Atente sempre para orientações da equipe e das placas do do Caminho de Luz Condor.
  7. Será proibido fazer o circuito de bicicleta e de moto.

Serviço: Caminho de Luz Condor no Parque Barigui

Data: estreia sexta-feira (27/11), às 19h. Até 23/12
Horário: apresentações diárias das 19h às 22h
Durante o período das apresentações a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã
Gratuito

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/