Fundação Cultural promove rodas de leitura dos livros do vestibular da UFPR

Fundação Cultural promove rodas de leitura dos livros do vestibular da UFPR

As quartas-feiras serão os dias dos vestibulandos na Casa da Leitura Paulo Leminski, na CIC. Em dois horários, às 10h e 15h, um livro exigido pelo concurso da Universidade Federal do Paraná (UFPR) será lido e discutido com os mediadores de leitura da Fundação Cultural de Curitiba. 

As rodas de leitura compartilhadas de literatura do vestibular são abertas à população e não é necessário agendamento, nem a leitura prévia do livro. A entrada é grátis e qualquer pessoa pode participar.

Durante oito semanas, de 3 de agosto a 19 de outubro, o mediador formado em Letras Leandro Toporowicz vai acompanhar a leitura dos principais trechos de cada livro. Nos encontros também serão acrescentadas informações para facilitar o entendimento, como o contexto histórico do Brasil e da literatura na época em que foram escritos e os significados de palavras pouco utilizadas atualmente.

Estudar para entrar na universidade é um período difícil que exige disciplina e foco, mas em grupo esse momento pode ficar prazeroso. “A ideia é criar conexões possíveis que talvez não acontecessem se a leitura fosse apenas individual. Também queremos criar uma compreensão geral sobre o assunto“, explicou o mediador.

Livros

Todos os livros para o vestibular 2022/2023 da Universidade Federal do Paraná estão disponíveis para locação gratuita nas 16 Casas da Leitura da Fundação Cultural. Caso a demanda aumente, uma lista de espera será formada.

Também é possível acessar a três livros no aplicativo do Curitiba Lê, para leitura na tela do celular ou do tablet. Basta baixar o aplicativo Curitiba App (Apple Stores ou Google Play) e fazer um cadastro. Em seguida, clicar no ícone Curitiba Lê e fazer uma busca pelos livros: Últimos Cantos, de Gonçalves Dias; Casa de Pensão, de Aluísio de Azevedo; O Uraguai, de Basílio da Gama;

Serviço: Roda de Leitura do Vestibulando

Data: quartas-feiras, às 10h e 15h

Local: Casa da Leitura Paulo Leminski (Rua Agenor Pierri, 32 – CIC)

Programação

3/8 – Últimos Cantos, de Gonçalves Dias

17/8 – Nove Noites, de Bernardo Carvalho

31/8 – O Livro das Semelhanças, de Ana Martins Marques

14/9 – Sagarana, de Guimarães Rosa

21/9 – O Uraguai, de Basílio da Gama

28/9 – Casa de Pensão, de Aluísio de Azevedo

5/10 – Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto

19/10 – Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimos dias para aproveitar o Festival das Lasanhas na Cantina do Délio Batel

O Festival das Lasanhas, com seis opções de um dos pratos mais tradicionais da culinária italiana, lançado no início de agosto na Cantina do Délio tem sido um sucesso até aqui. Mas quem ainda não experimentou, precisa correr, pois o menu especial será servido apenas até o final deste mês. O restaurante comandado pelo chef Délio Canabrava está com o evento exclusivamente em sua unidade recém-inaugurada no bairro Batel, em Curitiba, ao preço de R$ 59 por prato. 

Entre as opções, há lasanhas clássicas como as tradicionais Bolognesa e Quatro Queijos, as elaboradas como a Funghi com Muçarela de Búfala, a de Brie, Alho Poró e Amêndoas e a Caprese (Tomate, Muçarela de Búfala e Pesto) e, por fim, uma opção com uma iguaria brasileira muito querida especialmente do sul do país: a Lasanha de Linguiça Blumenau.

Segundo o chef Délio Canabrava, as opções de lasanha foram criadas para atender a todos os gostos. “É um prato adorado pelo brasileiro e apostamos aqui em oferecer além dos clássicos, criações diferentes que utilizam ingredientes muito explorados na culinária italiana”, afirma. De acordo com o cozinheiro, caso o festival faça sucesso na unidade Batel, nada impede que haja uma segunda temporada nos próximos meses na unidade do Alto da XV. “Sempre vamos fazer a vontade do nosso cliente. Se o festival fizer sucesso, com certeza iremos repetir”, destaca.

SERVIÇO – FESTIVAL DAS LASANHAS NA CANTINA DO DÉLIO BATEL

Duração: até 31/08

Endereço: Rua Teixeira Coelho, 255 – Batel

Reservas e informações: (41) 3015-1003

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 15h e das 18h às 23h; sábado, das 11h às 16h e das 18h às 00h; domingo, das 11h às 16h.

Way Beer e Bar do Açougueiro promovem Churrascada com muita carne, música e chope artesanal

Uma das mais populares expressões gastronômicas do Brasil é, sem dúvida, o churrasco. A tradição de unir a família e os amigos para degustar os mais variados cortes de carne preparados faz parte da cultura nacional. Melhor ainda se essa “cerimônia” for acompanhada por um bom chope artesanal. Essa é a premissa da “Churrascada da Way Beer e Bar do Açougueiro”, que acontece no próximo sábado, dia 20 de agosto, na cervejaria em Pinhais (PR), na Região Metropolitana de Curitiba.

Exaltando a combinação perfeita entre carne e cerveja, o público terá a oportunidade de degustar os mais saborosos preparos da cultura churrasqueira, entre eles picanha, hambúrguer, ancho, galeto e costela fogo de chão; além dos tradicionais acompanhamentos de legumes, maionese, farofa, linguicinha e pão de alho. As receitas serão preparadas com toda a expertise do Bar do Açougueiro, uma das grandes referências da cidade em carnes especiais. Para harmonizar, dezenas de chopes de linha e sazonais da Way Beer disponíveis em mais de 50 torneiras.

Como não poderia ser diferente, a “Churrascada” terá muita música ao vivo. A programação contará com atrações para todos os gostos e estilos, com apresentações das bandas Dose in Blues, Válvula Vapor e Baile do Pita, além da apresentação do DJ Selecta Manzada, baseada 100% em vinil. O evento, contará ainda, com um espaço kids especial com monitoria para que os pais curtam a festa enquanto os filhos se divertem. Para completar, o evento é petfriendly.

A “Churrascada Way” será realizada neste sábado, dia 20 de agosto, na fábrica da cervejaria (Rua Pérola, 331), na cidade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, das 11h às 20h. Os ingressos custam R$ 15 e serão vendidos no dia do evento, quem chegar no evento até as 13h ganha 1 vale chope. Mais informação pelo telefone (41) 3653-8853 ou no perfil oficial da Way Beer no Instagram (@way_beer).