Foz mantém turismo com medidas de segurança; Itaipu é uma das opções

O feriado desta quarta-feira (21), Dia de Tiradentes, oferece a oportunidade de explorar atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, com segurança e menos movimento do que aos fins de semana. Quem visitar os atrativos de Itaipu nesta data terá à disposição três opções de passeios seguros e com a vantagem da gratuidade para moradores lindeiros ao lago de Itaipu (mediante comprovação de endereço).

O Complexo Turístico Itaipu (CTI) está preparado para receber visitantes neste feriado que, mesmo breve, pode ser muito proveitoso. É possível reservar a ocasião para passar o dia todo na usina para relaxar, aprender e se deslumbrar com a magnitude de Itaipu. No Refúgio Biológico Bela Vista, é possível conhecer mais sobre essa reserva ambiental e os programas de reprodução de espécies ameaçadas de extinção, como a harpia e a onça-pintada, ambos reconhecidos pelos bons resultados. Além de educativo, o lugar é cheio de belezas, uma chance de contato com a natureza.

Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

O passeio tem 2h15 de duração. Depois, o visitante pode fazer o roteiro panorâmico, que permite uma visão geral da usina, incluindo a barragem e o Edifício da Produção. No trajeto, você verá o lago da Itaipu e o Mirante Central, onde pode garantir sua selfie no principal cartão-postal da maior usina em geração acumulada de energia, uma das maravilhas da engenharia moderna. A duração média é de 1h10.

Para fechar o roteiro, a sugestão é aprender mais sobre a história da região e da Itaipu, no Ecomuseu. O espaço oferece, ainda, uma experiência inesquecível a partir do Ciência na Esfera. Na sala, o visitante verá a projeção de dados oceanográficos, atmosféricos, geológicos, ecológicos, entre outros, diretamente em uma esfera gigante. As sessões são realizadas das 10h20 às 17h, a cada 20 minutos, com lotação máxima de nove pessoas. O tour pelo Ecomuseu tem duração livre, mas a média de permanência é de duas horas. Se quiser fazer uma pausa entre os passeios, o bistrô instalado no Centro de Recepção de Visitantes oferece refeições e bebidas (custo separado do valor dos passeios). O almoço no sistema de buffet é servido das 11h às 14h.

Árvore Filmes/Skytakes

Quem gosta de suvenirs pode dar uma passadinha na loja cheia de artesanatos locais e lembrancinhas da hidrelétrica, um orgulho de brasileiros e paraguaios. O CRV também tem opção de guarda-volumes. Ficou interessado(a)? Venha passar o Dia de Tiradentes na Itaipu. Confira os serviços e horários de atendimento e planeje-se. Lembrando que o uso de máscara é obrigatório em todos os passeios e que o CTI possui a certificação de responsabilidade sanitária e selo de ambiente protegido contra a covid-19. 

Serviço

•Itaipu Panorâmica: saídas a cada uma hora, entre 9h e 16h;

•Itaipu Refúgio Biológico: saídas 9h30, 10h30, 13h30 (saída extra), 14h30 e 15h30, esses passeios precisam ser agendados por meio do telefone (45) 3576-7000 ou pelo WhatsApp 991319119; e

•Itaipu Ecomuseu: das 10h às 17h com entrada livre, sem necessidade de agendamento. Para informações detalhadas e compra de ingressos, acesse: https://www.turismoitaipu.com.br/pt

Informações Cabeza News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obras do Gramadão entram na reta final para receber atrações natalinas em Foz do Iguaçu

Montagem de atrativos como a roda gigante e últimos detalhes da reforma ocorrem de forma paralela

Operários das obras da reforma do Gramadão da Vila A e prestadores de serviços envolvidos com a montagem das atrações do Natal de Águas e Luzes de Foz do Iguaçu atuam de forma coordenada para que tudo esteja pronto para o início dos eventos no local, no próximo dia 4 de dezembro. Ao todo, mais de 100 pessoas trabalham no local. Oficialmente, a programação do Natal terá abertura no dia 1º de dezembro, na Praça da Paz, área central da cidade.

Foto: José Carlos Costa/Itaipu Binacional


As obras no Gramadão estão na reta final e as atenções estão voltadas principalmente para o chafariz que será instalado próximo à Avenida Silvio Américo Sasdelli, junto ao Centro Executivo. Ali, a instalação hidráulica e elétrica dos onze pontos de água e luzes de led já está sendo finalizada. No próximo dia 26, será feita a primeira concretagem do piso de 450 metros quadrados e, no dia 29, a segunda.


“Agora tudo converge para a fonte”, afirmou o engenheiro responsável pela empreitada, Ewton Oda Sartori, da Oda Engenharia, acrescentando que outras atividades ainda necessárias são a desmontagem dos tapumes e mais alguns detalhes finais que estarão concluídos até o dia 3 de dezembro.
Paralelamente, funcionários da empresa Mill Ideias já estão montando a roda gigante e outros atrativos natalinos que vão compor o cenário para a abertura das atividades no Gramadão, com show interativo da Trupe Circense, voo cativo de balão, e apresentações de BMX Freestyle e da Banda Sinfônica do Exército. Além do início da programação do Natal de Águas e Luzes no local, o evento marca o encerramento dos Jogos de Aventura e Natureza – Etapa Lindeiros, e a reinauguração do Gramadão, um dos principais pontos de lazer de Foz do Iguaçu.

Foto: José Carlos Costa/Itaipu Binacional


Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, João Francisco Ferreira, a reinauguração do espaço com tantos atrativos está na contagem regressiva de iguaçuenses e demais moradores da fronteira. “Vai ser uma grande festa de muita magia para toda a população”. Opinião compartilhada pelo prefeito Chico Brasileiro, que está apostando no Natal de Águas e Luzes de Foz para a consolidação de um novo produto turístico na região. “Estamos confiantes de que esse evento entrará no calendário de grandes programações de Natal no Brasil”.


Programação


De 1º de dezembro a 5 de janeiro, o Gramadão da Vila A e a Praça da Paz vão receber grandes espetáculos musicais. O mais esperado é o do cantor Daniel, astro da música pop sertaneja, no dia 19 de dezembro. No dia 22, o padre Reginaldo Manzotti fará uma missa seguida de show no Gramadão.
Nos dias 1º e 2 de dezembro, a Cia Sorriso com Arte fará o espetáculo “Um encanto de Natal”; nos dias 4 e 5, a Banda Sinfônica do Exército se apresenta no Gramadão. O espetáculo de encerramento, no dia 23, será com a Cia Arte & Manhas.


A partir do dia 3 e até o dia 22 de dezembro, a população poderá acompanhar o show diário de acendimento das luzes de Natal, chamado “Encantamento”, como um anúncio da magia do Natal, no Gramadão e na Praça da Paz.
Grupos locais e regionais de cultura popular, dança, bandas e corais também se apresentarão nos dois palcos principais, mas a festa se espalhará pela cidade. “Teremos apresentações nos bairros e na carreta-palco que vai circular pelos bairros”, explica o diretor da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Juca Rodrigues.


O Natal de Águas e Luzes de Foz do Iguaçu é uma iniciativa da Prefeitura, Itaipu, Fundo Iguaçu e outros parceiros. Outro destaque será a iluminação cênica da Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai.


Mais informações sobre as atrações do Natal de Águas e Luzes 2021 no site http://www.natalaguaseluzes.com.br.

Confira as atrações do feriado de 15 de novembro em Curitiba

Com programas seguros para toda a família, a capital paranaense está atraindo cada vez mais turistas

Na próxima semana, o feriado de 15 de novembro, que será celebrado na segunda-feira, vai parar o Brasil. Que tal aproveitar a pausa para conhecer os encantos da cidade de Curitiba? Nos últimos anos, a capital paranaense tem se destacado pelo seu apelo turístico e gastronômico. São inúmeros parques e pontos turísticos que fazem os moradores e visitantes sentirem-se em casa. Programas perfeitos e seguros para compartilhar com os amigos e familiares, mergulhando na cultura e na gastronomia local.

Entre os locais de maior visitação da capital paranaense está o Parque Barigui, onde o público pode passear e praticar exercícios curtindo um dos lugares mais lindos da cidade. Além disso, bem em frente ao parque acaba de ser inaugurado o Fish*me, bar especializado em peixes e frutos do mar. Outro lugar de destaque é o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como MON. Ele é um dos maiores museus da América Latina e seu acervo abriga mais de 2.200 obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, e atualmente sedia a badalada exposição “OSGEMEOS: Segredos”, dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo. Para quem ama a natureza, uma boa pedida é a Esalflores, maior rede de floriculturas do Brasil, que conta com várias unidades na cidade, propondo momentos de tranquilidade em meio a um “mar de plantas”.

No meio da tarde, que tal uma parada para um café e um lanche saboroso? Curitiba é a capital brasileira dos cafés especiais. Baristas curitibanos e de outras regiões do país transformaram a cidade em um paraíso para os amantes da bebida, que ganhou várias releituras preparadas com muita excelência em dezenas de cafeterias espalhadas pela cidade. Entre os destaques estão a Prestinaria, o Supernova e o Café Cultura, empreendimentos que contam com várias unidades na cidade. E é lógico que não dá para esquecer de um dos principais símbolos do Paraná: o mate. Curitiba acaba de ganhar a inovadora Ow Mate, com preparos “to go” quentes e gelados que têm mate como grande estrela.

Gosta de cerveja artesanal? Marque uma visita na fábrica da Way Beer, uma das mais premiadas cervejarias do país. Ama pizza? Então precisa conhecer a Pizzaria da Mathilda, que trabalha com o melhor da tradição napolitana em dois endereços da capital paranaense. Já os fãs de comida de boteco não podem deixar de conhecer o Bar Quermesse, que há mais de 10 anos encanta curitibanos e turistas que buscam comidinhas com inspiração regional. Para quem gosta de comida com características bem urbanas, o Porks – Porco & Chope, especializado em carne de porco, é a melhor pedida. Quer agito e boa música? Conheça o 41 Brooklyn, que combina todo o conceito do subúrbio de Nova York com a tradição do hip hop.

Por último, mas não menos importante, para quem busca alta gastronomia, Curitiba reúne alguns dos chefs mais badalados e premiados do Brasil. É na capital paranaense que fica o incrível Obst., primeiro restaurante próprio do chef Lênin Palhano, grande nome da culinária paranaense nos últimos anos, que conta com menu criativo, extremamente saboroso e contemporâneo, além de uma coquetelaria de altíssimo nível. Outra ótima opção para os amantes da boa gastronomia é o também recém-inaugurado Raulino Cozinha Autoral, comandado pelo chef André Raulino, que oferece um impactante menu surpresa. Já o Kitsune, empreendimento gastronômico comandado pelo badalado chef Andre Pionteke, curitibano que ganhou popularidade com a participação no Masterchef Profissionais 2018, trabalha com preparos inspirados em ingredientes locais da região da Mata Atlântica – bioma do litoral do Paraná – aliados às técnicas da culinária oriental.