Festival de BMX vai agitar o Parque Olímpico do Cajuru no próximo sábado

Festival de BMX vai agitar o Parque Olímpico do Cajuru no próximo sábado. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A pista de BMX do Parque Olímpico do Cajuru (Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510, Cajuru) recebe no próximo sábado (13/8) mais um Festival de BMX Racing Smelj Curitiba, evento interno para alunos matriculados e adultos cadastrados no Portal Curitiba em Movimento.

O festival começa às 8h30 e acontece bimestralmente para que crianças da escolinha de BMX tenham as primeiras experiências de corrida.  

Durante toda a manhã, os alunos e atletas convivem e trocam experiências sobre o esporte. Em seguida, ocorrem as tomadas de tempo individuais e as baterias de disputa. 

O professor de BMX da Smelj Juliano Passoni diz que encontros como estes são importantes para que os alunos e atletas sejam inseridos no mundo das corridas.

“Apesar dos adversários serem os amigos e companheiros de treinos, o clima de competição é sempre bom para o desenvolvimento dos alunos. Além disso, a união e a amizade entre os praticantes fica cada vez maior e o pessoal que assiste tem a vontade de conhecer mais de perto o esporte”, disse Juliano.  

A pista

A pista curitibana é a mais moderna do país e tem padrão internacional. São duas rampas para largadas das categorias Challenger (5 metros de altura) e Championship (8 metros de altura) e 390 metros de obstáculos para as competições.

Aulas                                                                                                                                   

A Smelj oferece aulas gratuitas para crianças e jovens de 5 a 17 anos nas segundas, terças, quintas e sextas feiras e também em fins de semana. Nas quartas, as atividades são destinadas aos alunos de escolas públicas, dentro do projeto Escola+Esporte=10 (EE10).

Caso a busca por vagas seja para crianças e jovens de 5 a 17 anos, é necessário fazer o cadastro e o login com os dados do interessado no Portal Curitiba em Movimento e fornecer as informações sobre responsável legal para que o sistema filtre as turmas e os horários disponíveis para a faixa etária. 

O sistema também disponibiliza as turmas com base no cadastro e login feito pelo cidadão. Para isso, no caso dos adultos, ao acessar e informar o CPF o sistema exibirá somente as turmas disponíveis para pessoas acima dos 17 anos de idade. 

Em dias e horários onde as condições climáticas possam trazer riscos aos participantes, a coordenação da Pista Municipal de BMX poderá suspender as aulas e vivências da modalidade.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pizzaria da Mathilda estreia releitura de sabor clássico

Um dos sabores de pizza mais amados pelos brasileiros ganha sua versão ao estilo napolitano. A Pizzaria da Mathilda estreia sua Portuguesa no dia 04 de outubro, unindo duas tradições gastronômicas para a nova criação. A pizza, que terá valor de R$ 42, sairá pela metade do preço no dia de lançamento, válido para consumo nas três unidades (Juvevê, Vicente e Água Verde), para retirada e venda no site.

Apesar de não ter uma história oficial, diz-se que a Portuguesa nasceu no Brasil, quando imigrantes portugueses adicionaram ingredientes diferentes às pizzas feitas pelos imigrantes italianos. Na receita da Mathilda, os insumos clássicos se aliam ao estilo napolitano que consagrou a pizzaria curitibana. A massa de fermentação lenta, servida individualmente, recebe molho, presunto, basílico, cebola roxa, mozzarella, ovo caipira e azeitona preta.

O estilo napolitano da Pizzaria da Mathilda é celebrado como um dos mais tradicionais, sendo considerado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. A Mathilda conquistou o público curitibano ao seguir as regras dessa tradição com as pizzas individuais em sabores clássicos, como Marguerita, e também com criações originais. Renovando o cardápio, traz pedidas favoritas do público como a Portuguesa. A nova pizza Portuguesa estreia nas três lojas no dia 04 de outubro. A Pizzaria da Mathilda conta com três unidades da rede em Curitiba: Vicente (Av. Vicente Machado, 859), Juvevê (R. Rocha Pombo, 265) e Água Verde (Av. dos Estados, 1066). As lojas abrem de terça-feira a domingo, das 18h às 23h. Além disso, os pedidos poderão ser feitos, também, pelo site www.pizzariadamathilda.com.br. Mais informações no perfil oficial no Instagram (@pizzariadamathilda).

População terá ônibus de graça no domingo, dia das eleições

A população curitibana terá ônibus de graça no próximo domingo (2/10), quando será realizado o primeiro turno de eleições majoritárias. Nesse dia, os eleitores vão às urnas votar para presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais. A gratuidade está prevista no decreto número 1430/2022.

“A ideia é possibilitar que a população possa exercer sua cidadania, se deslocar até os pontos de votação com calma e facilidade e colaborar com a democracia do País”, disse o prefeito Rafael Greca.

Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital, a entrada de graça vale para o dia todo nas 254 linhas de ônibus que operam na cidade. A excecão é a Linha Turismo, que percorre os pontos turísticos da capital e funcionará normalmente com pagamento de tarifa de R$ 50 no domingo.

“O transporte coletivo tem importância econômica e social, é caracterizado como serviço de utilidade pública de caráter essencial. Então, nada mais justo que ele se seja gratuito em um momento em que a população exerce sua cidadania, como no dia das eleições”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

No domingo, os ônibus terão reforço e vão funcionar de acordo com a tabela de horário de sábado. A votação acontece das 8h às 17h.