Feiras natalinas de Curitiba tem opções de decoração e presentes

Há 25 anos, os arranjos de mesa, guirlandas e mini árvores de Natal criados pela artesã Maria Dall Onder Silva têm uma freguesia fiel na Feira Especial de Natal da Praça Osório, no Centro, que começou nesta segunda-feira (23/11). “São peças muito delicadas, todas feitas a mão, e decoradas com ramos que simulam folhas de pinheiros, além de laços, velas, flores e bolinhas em tons de dourado e vermelho”, explica ela, que tem ateliê no Portão.

Há 25 anos, os arranjos de mesa, as guirlandas e as mini árvores de Natal criados pela artesã Maria Dall Onder Silva tem uma freguesia fiel na Feira Especial de Natal da Praça Osório, no Centro. Curitiba, 23/11/2020. Foto: Hully Paiva/SMCS

Quem percorre as 60 bancas da Feira de Natal da Osório terá, até o dia 23 de dezembro, muitas opções de produtos natalinos artesanais a preços acessíveis, além de comidas prontas para consumo. Também há barracas com sugestões de presentes e peças de decoração na Praça Santos Andrade, que este ano reúne nove expositores.  

Devido à pandemia, as Feiras Especiais de Natal estão seguindo todos os protocolos sanitários do município para evitar aglomerações e contágios de covid-19, como distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara e oferta de álcool em gel em todas as barracas.

Na banca da artesã Lucilene Chaves de Abreu, na Osório, chama atenção as bonecas de malha e espuma antialérgicas. Cabeças, que lembram almofadinhas com franjas e cabelinhos; e vestidinhos de estampa floral repletos de adereços, como rendas e miçangas, deixam o brinquedo nostálgico. “Você pensa que é só criança que gosta? Não mesmo! Os adultos adoram e acabam levando de presente ou para eles mesmos”, conta Lucilene, que confecciona das peças no Bairro Alto. Cada boneca ainda pode receber um babeiro personalizado com o nome do presenteado.

Na banca da artesã Lucilene Chaves de Abreu, chama atenção as bonecas de malha e espuma antialérgicas. Curitiba, 23/11/2020. Foto: Hully Paiva/SMCS

Os presépios criados por Marlene Nunes também são muito procurados por quem gosta de decorar a casa para o Natal.  Repletas de detalhes, as peças retratam o nascimento do Menino Jesus e trazem árvores, manjedoura, estrela, Maria e José. “Também ofereço presépio e guirlanda em uma só peça, criando uma temática mais do que especial para a decoração da casa”, completa a artesã que expõe na Osório e tem ateliê no Tarumã.

Na banca da artesã Lucilene Chaves de Abreu, chama atenção as bonecas de malha e espuma antialérgicas. Curitiba, 23/11/2020. Foto: Hully Paiva/SMCS

Pets

Para muitas famílias, os pets também merecem ser mimados no Natal e o que não faltam são presentes para o animal de estimação na feira de Natal da Osório. Divertidas roupinhas de Papai Noel, duende e rena fazem o maior sucesso entre os donos de pets e são criações da artesã Amell de Oliveira, que confecciona as peças em São José dos Pinhais.

Divertidas roupinhas de Papai Noel, duende e rena fazem o maior sucesso entre os donos de pets e são criações da artesã Amell de Oliveira, que confecciona as peças em São José dos Pinhais. Curitiba, 23/11/2020. Foto: Hully Paiva/SMCS

Além de sugestões de presentes e itens de decoração, as Feiras Especiais da Osório e Santos Andrade ainda reúnem expositores de artesanato gastronômico com temática natalina, como panetones, chocotones e bombons. “Oferecemos também bolachas confeitadas e amanteigadas que são muito procuradas como lembranças de fim de ano”, observa Paulo Somma, que vende biscoitos com desenhos de Papai Noel, renas e pinheirinhos criados pela esposa Silmara.

Também não faltam, é claro, opções gastronômicas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Em volta do chafariz da Praça Osório há barraquinhas comercializando acarajé, bolinho de bacalhau, pierogi, empanadas chilenas e polpeta.

Serviço

Feiras Especiais de Natal das Praças Osório e Santos Andrade

Data: até 23 de dezembro

Horários: Na Osório, de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos das 14h30 às 20h30. Na Santos Andrade, de segunda a sábado, das 10h às 20h; e aos domingos das 12h às 18h30.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instabilidade começa a se afastar, mas ainda há risco de temporais na região de Curitiba

As áreas de instabilidade que chegaram ao Paraná na última quinta-feira (14) começam a se afastar, mas ainda há previsão de temporais em alguns setores do estado. Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, o fim de semana promete ainda ser úmido na metade leste, mas o risco de chuvas fortes diminui bastante a partir deste sábado (16).

Reprodução

O meteorologista Lizandro Jacóbsen explica que muitos raios ainda são esperados nesta sexta-feira. “A frente fria que evolui pelo Sul do país, somada pelas áreas de instabilidade presentes entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, reforça a condição de tempo muito instável. Para o fim de semana, o sistema frontal se afasta”, explica.

Para algumas regiões, porém, como no caso da Região Metropolitana de Curitiba, chuvas ainda são esperadas de forma persistente, mas com instensidade bem mais fraca.

Na capital, a temperatura varia pouco e as máximas não passam dos 16°C.

A partir de terça-feira, a perspectiva é se sol na região.

Uber lança opção para pagar mais e ‘furar a fila’ em Curitiba

A Uber lançou nesta quinta-feira (14) uma modalidade que permite ao usuário pagar mais e furar a fila de espera para viagens. Chamado de Prioridade, o recurso é válido em Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belém (PA).

A opção visa dar mais ganhos a motoristas e a possibilidade de embarques mais rápidos a usuários. A medida é anunciada em um momento de crise para os motoristas cadastrados. Além da alta nos combustíveis, outros custos de manutenção também encareceram a atividade.

As viagens com esse recurso custarão um pouco mais do que as do UberX, categoria mais barata do aplicativo, e neste momento acontecerão nas regiões centrais das cidades, onde a espera pelo embarque tem sido mais longa nas últimas semanas.

“Como acontece no fim do ano, e com a maior flexibilização das medidas restritivas de combate à Covid-19, a tendência é de que haja um aumento no número de solicitações de viagens e que o uso da plataforma seja ainda mais constante”, diz a empresa.

Usuários interessados devem acessar o aplicativo, colocar a partida e o destino e escolher a opção Prioridade. Não é preciso baixar um novo aplicativo. O horário de funcionamento não é fixo, acompanha a dinâmica de movimentação da cidade.

A Uber tenta dinamizar o app após reclamações de espera de passageiros e de má remuneração aos motoristas. Cerca de 1.600 deles foram excluídos da plataforma recentemente por cancelarem viagens após já as terem aceitado.

Há cerca de um mês, a empresa reajustou o repasse para o motorista em até 35% para viagens UberX, a categoria mais popular do aplicativo, na região metropolitana de São Paulo. Os ganhos dependem do horário e do local em que o motorista atua, segundo a empresa.