FAS oferece 2.192 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

A Fundação de Ação Social – FAS Trabalho vai oferecer em fevereiro 2.192 novas vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para a população. São 1.722 vagas para o público em geral e 470 prioritárias para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e são atendidas pela FAS. 

As vagas estarão distribuídas em 31 cursos, técnicos e comportamentais. Parte deles é ofertada pelo programa Liceus de Ofícios promovidos pela FAS e outros em parceria com o Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE-PR). Dependendo da modalidade, poderão ter de 4 a 160 horas de duração, o que totaliza quase dois meses de aulas.

O início dos cursos acontecerá em várias datas e as aulas serão realizados em toda a cidade, nas unidades dos Liceus de Ofícios, Ruas da Cidadania, Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros Pop).

Mais informações sobre os cursos técnicos, como datas, requisitos e documentação, podem ser encontradas no site da FAS, no link http://fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=1338. As inscrições estão abertas e devem ser feitas preferencialmente no portal Aprendere (aprendere.curitiba.pr.gov.br).

Para os cursos da área de desenvolvimento comportamental, os interessados devem se inscrever acessando o site do CIEE-PR (www.cieepr.org.br).

Quem não tem acesso à internet pode se inscrever diretamente nas unidades dos Liceus de Ofícios.

Campeão de vagas

O curso de Informática Básica é o que terá o maior número de vagas ofertadas, 298, seguido do curso de Costura Industrial, com 180 vagas.

Em função da grande procura, os cursos de Recepção Aeroportuária e Básico de Eletricidade e Reparo de Forno de Micro-ondas voltam a ser ofertados na Regional Boa Vista.

O curso de Recepção Aeroportuária vai acontecer de 18 de fevereiro a 6 de março, de segunda-feira a sexta-feira, no Aeroclube do Paraná, no Aeroporto do Bacacheri.

Em pareceria com a Electrolux, o curso Básico de Eletricidade e Reparo de Forno de Micro-ondas, terá início no dia 11 de  fevereiro e as aulas seguem até 6 de março, também de segunda-feira a sexta-feira, no Liceu de Ofícios Bairro Alto.

Confira os cursos e o número de vagas para o público em geral:

Atendente de cobrança – 25 vagas

Auxiliar Administrativo – 120 vagas

Auxiliar de Logística – 60 vagas

CALC (software que permite criação e edição de planilhas eletrônicas) – 58 vagas

Cerimonial e eventos – 145 vagas

Costura Industrial – 180 vagas

Curso Básico de Eletricidade e Reparo de Forno de Micro-ondas – 30 vagas

Desenvolvimento de Qualidades Pessoais – 25 vagas

Dicas para Entrevista – 50 vagas

Empreendedorismo – 65 vagas

Encantando e Fidelizando Clientes – 40 vagas

Excel – 86 vagas

Gestão de custos- 40 vagas

Informática Básica – 298 vagas

Inspetor de Qualidade – 100 vagas

Libras – 60 vagas

Montagem e Manutenção de Computadores – 40 vagas

Operador de Processos de Produção – 110 vagas

Planejamento Estratégico Pessoal e Profissional – 50 vagas

Porteiro/ Zelador de Edifícios – 90 vagas

Técnicas de Vendas – 50 vagas

Cursos e o número de vagas para o público prioritário:

A arte do bem falar – 20 vagas

As empresas na era da informação – 20 vagas

Atendente de cobrança – 20 vagas

Autoestima – Motivação – 80 vagas

Auxiliar Administrativo – 70 vagas

Desenvolvimento de Qualidades Pessoais – 20 vagas

Dicas para entrevista – 40 vagas

Eficiência Profissional – 40 vagas

Jogos, Dinâmicas e Vivências Grupais – 20 vagas

Planejamento Estratégico Pessoal e Profissional – 40 vagas

Português e redação comercial – 20 vagas

Projeto de Vida Pessoal e Profissional – 40 vagas

Superando a Timidez, Desenvolvendo a Criatividade – 20 vagas

Técnicas de organização de arquivos – 20 vagas

Sérgio Moro recebe carteira da OAB e abre escritório em Curitiba

Antes de começar a advogar, no entanto, Moro deverá acabar de cumprir a quarentena de seis meses determinada pela Comissão de Ética da Presidência.

O ex-juiz federal que conduziu a Lava Jato e colecionou desafetos entre alguns criminalistas vai atender sua futura clientela em um endereço de Curitiba, base e origem da maior operação já desencadeada no País contra a corrupção.

Antes de começar a advogar, no entanto, Moro deverá acabar de cumprir a quarentena de seis meses determinada pela Comissão de Ética da Presidência. Levando em consideração a data em que anunciou sua renúncia e acusou o presidente de suposta tentativa de interferência na Polícia Federal, 24 de abril, a quarentena do ex-juiz terminará no fim de outubro.

Informações Banda B.

Curitiba tem 362 novos casos e sete mortes por covid-19

Curitiba registrou nesta quarta-feira (16/9), 362 novos casos de covid-19 e sete óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde.

As novas vítimas são três homens e quatro mulheres, com idades entre 39 e 92 anos. Quatro destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. Os demais foram nos dias 9 e 14 de agosto.

Apenas um dos pacientes não apresentava fator de risco para as complicações da covid-19.  

Até agora são 1.156 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Novos casos

Com os novos casos confirmados, sobre 39.631 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 33.831 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

São 4.644 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

UTIs do SUS

Nesta quarta-feira (16/9), a taxa de ocupação dos 334 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 é de 87%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. No momento restam 47 leitos livres.

Números da covid-19 em 16 de setembro

362 novos casos
7 novos óbitos

Números totais

Confirmados – 39.631
Investigação: 630
Recuperados – 33.831
Óbitos – 1.156