Entenda como vai funcionar o Pavilhão do Barigui para vacinação contra Covid em Curitiba

Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), sob a orientação da Secretaria Municipal da Saúde, o projeto do Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, segue normas de prevenção, logística e circulação definidas pelas autoridades sanitárias para o cumprimento seguro do rito de imunização.

“O projeto segue as regras da Saúde e privilegia a segurança do público e dos profissionais encarregados da vacinação com vistas à efetividade no processo de imunização. O pavilhão conta com infraestrutura elétrica e hidráulica e de equipamentos, o que permite a rápida implantação e o boa dinâmica de funcionamento da central de vacinação”, salienta a diretora de Projetos do Ippuc, Célia Bim.

Instalado no espaço de 7.500 m² do pavilhão do Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui, o Centro de Vacinação da Covid-19 na capital paranaense ocupará cerca de 3 mil metros quadrados de área útil destinada à logística de vacinação, no período de 8h às 20h, de segunda a sábado. A data e hora da vacina será informada pelo aplicativo Saúde Já e a estrutura será preparada para imunizar até 450 pessoas por hora.

Serão 52 boxes destinados à vacinação, com acessibilidade plena para cadeirantes, mais áreas de espera no pré-vacina e de estabilização no pós-vacina. Haverá ainda consultório médico, uma sala de observação e emergência equipada com oxigênio, ambulância de plantão e sanitários públicos. E também um setor de administração, almoxarifado com 130 m² para acondicionar insumos e mais 100 m² climatizados para preservar as vacinas em refrigeradores especiais, além de espaço para material de limpeza e área de resíduos separada. Próximo à entrada estará o posto da Guarda Municipal e uma ala destinada à imprensa.

Circulação e Drive-Thru

A circulação no ambiente interno de vacinação será em sentido único. Chegando ao Pavilhão da Cura, as pessoas serão identificadas na recepção, que contará com dez guichês separados por divisórias em acrílico, e encaminhadas a uma área interna onde aguardarão o chamamento aos boxes de vacinação. Após receber a dose da vacina, seguirão a uma área de estabilização e de lá a uma saída lateral.

Destinado à vacinação de idosos, um drive-thru irá operar com 10 barracas na rua de serviço anexa ao pavilhão acessada pela Alameda Burle Marx em sentido único da entrada do Parque pela BR-277 para a Avenida Cândido Hartmann.

Uma efetivo de 150 pessoas, entre servidores da Saúde e equipe de apoio, irá atuar permanentemente na rotina de vacinação no Pavilhão da Cura. A entrada e saída dos funcionários será independente do público que será vacinado. A equipe contará com área de descanso, vestiário de entrada e saída e copa para a alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cafeteria em ritmo de Copa do Mundo é o novo atrativo da Rua da Cidadania do Cajuru

Cafeteria em ritmo de Copa do Mundo é o novo atrativo da Rua da Cidadania do Cajuru

A Rua da Cidadania do Cajuru acaba de ganhar mais um atrativo. É a Cafeteria Damas, que a partir deste mês funciona no térreo do centro de serviços públicos descentralizados mantido pela Prefeitura. O novo espaço gastronômico serve a quem desce no terminal de ônibus, procura os serviços públicos ou trabalha no local.

A cafeteria funciona de segunda a sexta-feira, das 6h45 às 18h30, e oferece salgados, doces e bebidas para lanches. Entre eles estão pão de queijo, salgados assados e fritos, bolo no pote, mini pizza, sorvetes de massa e picolés, sucos, refrigerantes, água, energéticos, chocolate quente cremoso e, é claro, café.

Que venha o público

“A cafeteria é muito boa. Venho umas duas vezes por semana e recomendo. Além de tudo, facilitou a vida de quem trabalha aqui”, diz a servidora da FAS (Fundação de Ação Social) Annelise Ferreira Leite, que leva o lanche para comer na sala.

Quem não está com pressa, pode saborear os quitutes nas duas mesinhas existentes no local ou mesmo no balcão. “Temos condições de servir até dez pessoas ao mesmo tempo”, conta o comerciante Gustavo Felipe Damas, que venceu a licitação aberta pela Prefeitura para tocar o empreendimento. “Resolvi encarar o desafio e está sendo bem interessante”, completa ele, que atuava na área de informática.

Para isso, Gustavo conta com a ajuda da mãe, Jucélia Aparecida Damas. Aposentada, ela ajuda a atender os clientes e também a organizar o espaço, que está em clima de Copa do Mundo.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Pátio Batel realiza promoção especial de Natal com “compre & ganhe” e sorteio de carro zero quilômetro

A partir do dia 24 de novembro, o Pátio Batel apresenta sua promoção de Natal: a cada R$700 em compras realizadas nas lojas do shopping, os clientes ganham um kit exclusivo de chocolates da Dengo. Além disso, os participantes que acumularem o mesmo valor recebem um cupom para concorrer a uma Land Rover Discovery SE zero quilômetro, com sorteio realizado no dia 27 de dezembro.

A promoção é válida até o dia 26 de dezembro e o sorteio será realizado no dia 27 de dezembro às 15h, com resultado divulgado nas redes sociais do shopping. Enquanto o kit de chocolates está limitado a uma unidade por CPF, até durarem os estoques, os cupons para sorteio do carro são ilimitados, com uma unidade a cada 700 reais de compras.

A programação do “Natal Mais Doce do Mundo” não para por aí! Inspirada na Galeries Lafayette, uma das mais encantadoras lojas de Paris, a decoração natalina traz um cupcake gigante de 3 metros de altura, um escorregador em forma de donut, um carrossel de pirulitos e muito mais.

A árvore é um espetáculo à parte, com uma altura de 20 metros e doces flutuantes que “voam” em torno dela, enquanto é possível ouvir músicas natalinas dentro da árvore. Já na fachada, estrobos piscantes deixam claro que o Natal chegou em Curitiba, com sua araucária iluminada. Pelos corredores, mais de 2 mil enfeites deixam o empreendimento ainda mais belo. Toda a campanha de Natal foi inspirada no tema do “Natal mais doce do mundo”, com sua principal mensagem “descubra o lado doce da vida”, que transporta as pessoas a um universo mágico e doce, que poderá ser encontrado na decoração do Pátio Batel.