Bolachas natalinas da Vovó Elza tem receita tradicional

As deliciosas e tradicionais bolachas decoradas de Natal se destacam nessa época do ano e podem ser uma ótima opção para presentear quem a gente ama. Em Curitiba, a fábrica de bolachas da Vovó Elza, que começou em 1998, ficou famosa e já virou tradição na cidade. 

A fábrica segue à risca as receitas deixadas pela avó Elza, da família Spengler, e produz o ano inteiro as famosas bolachas decoradas e as tradicionais amanteigadas. No entanto, em época de Natal, a produção e a venda das bolachas aumentam ainda mais.  

Foto: Intagram @bolachas_vovo_elza

Com o passar dos anos, a fábrica foi crescendo, mas a essência da família se manteve. A qualidade e o sabor das bolachas também se manteve e foram melhorando a cada novo Natal. Atualmente quem está à frente da fábrica é a neta de Elza, a Ana Luiza Spengler, que conta com a ajuda de toda a família. 

As bolachas da vovó Elza podem ser encontradas em três lojas. Uma na  Rua Lodovico Geronazzo, 2.284, no bairro Boa Vista, também na Rua Alberto Folloni, 407, no bairro Juvevê. E a outra na Rua Voluntários da Pátria, 285, no Centro.,

Além disso, as bolachas também podem ser encontradas nas feirinhas do Largo da Ordem e na de Natal da Praça Osório.

Foto: Intagram @bolachas_vovo_elza

Tradição no Natal

A história da tradição das bolachas de Natal é diferente em cada região, mas a mais contada é que as bolachas eram muito tradicionais na Europa e eram preparadas em um momento de união entre as famílias. 

Na Europa o Natal ocorre no inverno, então os homens coletavam mel antes do frio e as mulheres preparavam a massa. Essa massa era montada em formato de bolachas, assadas e as crianças se envolviam na decoração. Então foi assim que surgiu a tradição das bolachas no Natal.

A receita das bolachas natalinas é bem simples e também podem ser preparadas em casa, por todos da família. A decoração é feita com glacê, que hoje pode ser facilmente encontrado já pronto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

“X-burguer”: receita americana

Que o hambúrguer está em todo lugar não há como negar, mas a garantia do sabor mora nos detalhes. Quem se inspira pela receita original, nascida nos Estados Unidos e espalhada por todo o continente, ganha pontinhos a mais no quesito sabor. Não tem essa de pouco recheio ou propaganda enganosa, os cheeseburguers tradicionais são tão apetitosos quanto são bonitos. Na American Way Cafe & Food você encontra cinco opções cinco estrelas para qualquer momento em que bater a fome. Opa, e mais um detalhe sobre este cardápio: todas as opções acompanham combo de batata.

O Special Cheeseburguer acompanha pão macio, salada de alface, tomate e picles, hambúrguer angus 160g, queijo cheddar fatiado e um molho especial que é a marca registrada do lugar. Já no Cheddar Burst o foco é neste queijo, que além dos acompanhamentos e da versão fatiada, vem também em molho cremoso incrementado pelo delicioso bacon. O BBQ Onion Burguer também se diferencia no molho barbecue, bacon e queijo mussarela, e a textura inconfundível da cebola crispy. Se ainda não estiver do tamanho da sua fome, existe o Monster Burguer que traz todos os elementos clássicos, picles de pepino, muito bacon e nada menos que o dobro de hambúrguer. Para finalizar o hall da fama do American Way é possível saborear o Veggie Cheeseburguer, cuja proteína é à base de cogumelos e o molho é de maionese vegana. O melhor do Batel e de Curitiba está no American Way Cafe & Food!

Serviço: The American Way Cafe

Cafeteria e espaço gastronômico com culinária norte-americana

Rua Gonçalves Dias, 151 – Batel, Curitiba/PR, 80.240-340

(41) 3121-2917

Instagram @theamericanwaycafe

The Twelve Beers promove experiência etílica e lupulada em Curitiba: retirada dos KITS será nessa sexta-feira,no SOUQ Curitiba 

Curitiba recebe, entre os dias 23 e 25 de setembro, a 10 edição do The Twelve Beers. O festival – uma espécie de caça ao tesouro, leva o participante a uma experiência etílica e lupulada inesquecível, em um tour por 12 diferentes bares da região histórica de Curitiba. Os ingressos são limitados e começam a ser vendidos no dia 25 de agosto.

Quem for ao The Twelve Beers terá 12 horas para experimentar 12 diferentes cervejas artesanais. “Trata-se de um evento de cervejas artesanais, mas também turístico e gastronômico. A intenção é incentivar a cultura da cerveja artesanal pelo país, mas também divulgar aquilo que a cidade tem de melhor”.

Realizado duas vezes por ano, uma no inverno e outra no verão, o festival – que já está com os ingressos esgotados –  tem duração de três dias. “Cada participante receberá um kit com um mapa, uma caneca e 12 bilhetes para serem trocados pela bebida. O mapa mostra onde encontrar cada uma das 12 cervejas, endereço e horário de funcionamento dos bares, além de outras informações relevantes”, explica Haroldo Rocha Almeida, promotor do evento.

Os kits serão retirados no SOUQ Curitiba – maior espaço gastronômico da cidade, com mais de 25 lojas da gastronomia internacional. Para receber os amantes de cerveja, o “Warming UP” será das 16h às 22h30. Às 18h30 terá música ao vivo com o DJ Bruno Campos, tocando o melhor do Lounge/House. A entrada é livre.

Vale lembrar que o SOUQ tem amplo estacionamento conveniado, é PET Friendly e oferece aos clientes ESPAÇO KIDS com monitores e muitas atividades. Os valores dependem do tempo de permanência. 

4 eventos e 1 experiência extra

O The Twelve Beers reúne quatro diferentes eventos em um. O primeiro deles é um Warming Up, que acontece a partir do happy hour da sexta-feira, 23. “Um dia antes do evento principal, entregamos o kit aos participantes. Além do mapa, caneca e dos bilhetes, eles recebem, ainda, um copo de vidro personalizado para colecionar. E o copo já é entregue cheio de cerveja”, revela.

No sábado, é a vez do festival principal, que acontece em um circuito especialmente pensado para ser realizado a pé. “Essa etapa será realizada durante o dia todo em 12 bares diferentes, em uma distância máxima de uma milha. 

Ainda para o sábado, a organização preparou o Inesperado Acontece, cuja dinâmica tem início às 4h20 e vale para quem adquirir o ingresso no primeiro lote. “Esses participantes terão que decifrar um enigma para encontrar um 13º bar e destravar mais duas inesperadas cervejas. Serão duas horas para isso”.

O último dos quatro eventos será o Heróis da Ressaca, que acontece no domingo de manhã. “Terá mais cerveja com a torneira liberada para quem ainda estiver com sede. O evento só acaba quando o barril secar”, diz Haroldo. “É importante lembrar que o objetivo do evento não é vender cerveja, mas reunir pessoas felizes em torno dela.

Há diversas experiências cervejeiras durante o evento, a exemplo de uma  promovida pelo pub Masc Beer. “Nessa, o participante precisará descobrir quantos litros em barris de cerveja distribuídos em alguns bares do roteiro. A quantidade de litros nos barris e os ganhadores da premiação serão revelados em um evento especial no pub”, explica o empresário Adriano Gonçalves.

The Twelve Beers em números

A primeira edição aconteceu em 2016, reunindo um público de 100 pessoas, com um crescimento exponencial nos quatro primeiros anos. “Nesta edição, esperamos vender 1212 ingressos, sendo que o público participante pode ser ainda maior já que 50% dos participantes fazem o circuito com amigos ou em casal. O número de participantes ativos pode ultrapassar 2,5 mil pessoas. Além disso, os bares participantes também ficam abertos ao público, fazendo com que a aderência seja ainda maior, ultrapassando 3,8 mil pessoas”, estima o organizador.

Ao todo serão distribuídas 16 diferentes marcas de cervejas em um total de 6 mil litros.

Serviço – Festival The Twelve Beers

Onde: 12 diferentes bares no Centro Histórico de Curitiba
Quando: de 23 a 25 de setembro
Informações: (41) 99941.0735 ou contato@the12beers.com

WARMING UP

Souq Curitiba – AV. Iguaçu 4399 – Vila Izabel

23/09/2022 – 16h às 22h30

Entrada livre . Estacionamento conveniado

Pet Friendly . Temos Espaço KIDS!

INSTA: @souqcuritiba