Em cine concerto, improviso do pianista Guilherme Almeida causa admiração do público

O pianista paulistano Guilherme Almeida apresenta um cine concerto, com a execução ao vivo de uma trilha sonora para o filme mudo "Sunrise". Foto: Cido Marques/FCC

Um dos concertos mais interessantes da 40ª Oficina de Música de Curitiba aconteceu na noite de sábado, no Cine Passeio. O pianista paulistano Guilherme Almeida apresentou um cine concerto, com a execução ao vivo de uma trilha sonora para o filme mudo “Sunrise” (Aurora, 1927), do diretor alemão Friedrich Murnau. O mais inusitado e o que causou mais admiração do público é que todo o acompanhamento, em mais de uma hora e meia de filme, foi feito de improviso.

Diante da surpresa da plateia, quando ele contou que assistiu ao filme apenas duas vezes antes do concerto e nenhuma partitura ou roteiro foi previamente pensado, Guilherme explicou que a própria improvisação musical sobre uma imagem é fruto de muito treinamento. O músico estuda essa modalidade musical no Conservatório de Paris e veio para a Oficina de Música para ministrar o inédito curso “Improvisação e imagem: criação e organização do discurso sonoro em diálogo com filmes mudos”.

Referências

Em total sintonia com as cenas do filme, Guilherme criou uma trilha perfeita, autoral, mas com inúmeras referências. “Coloquei baião, jazz, Beyoncé, Boulez, citei harmonias de vários compositores famosos, fabriquei outros timbres no piano sugerindo outros instrumentos, escolhi onde colocar os silêncios. É uma responsabilidade muito grande como artista e músico. Lidar com o dinamismo da improvisação e com a imagem, é uma prova de fogo”, reconhece.

Guilherme conta que já viu mais de 300 filmes mudos nessa trajetória tão peculiar, que o fez também adquirir muitos conhecimentos sobre cinema. Segundo ele, o volume de produção cinematográfica do início do século 20 (filmes ainda sem som e sem cor) é imenso. Eles fazem parte do seu treinamento. Por isso, assistir às cenas uma ou duas vezes já seria o suficiente para lhe trazer a carga de inspiração, sem falar na sua habilidade de deixar os olhos fixados muito mais tempo na tela do que no piano.

A escolha de “Sunrise” para a Oficina de Música tem a ver com a importância do filme. Murnau foi um dos principais realizadores da época do cinema mudo e um expoente do expressionismo alemão. O filme foi o primeiro realizado por Murnau em Hollywood, ganhou três Oscars e ficou para a história como uma das obras-primas do cinema mundial. Trata-se de um romance, mas com uma série de referências às fragilidades humanas.

Artista excepcional

Quem assistiu à performance de Guilherme Almeida, na lotada Sala Luz do Cine Passeio, teve uma oportunidade de conhecer a criatividade e o talento de um artista excepcional, que diz nunca ter tocado uma música de Chopin, mas que conquistou o primeiro lugar no Concurso Internacional de Piano de Moscou, improvisando a partir do título “Reminiscências de uma estrela assassinada”.

“Achei fantástica a habilidade dele com a improvisação. Eu imaginei que haveria um ponto de partida – não uma composição completa, mas que tivesse ao menos algum roteiro. E o mais incrível é que ele assistiu ao filme apenas duas vezes. Então é uma habilidade incrível, diferente de tudo o que eu já tinha visto antes”, comentou a professora de história da arte e da moda, Andréia Lisboa de Miranda. Assim como Andréia, muitos espectadores, durante o bate-papo final com o artista, elogiaram Guilherme pela apresentação.

Na próxima terça-feira (31), às 19h, no Cine Passeio, Guilherme Almeida e seus alunos do curso de Improvisação e Imagem também farão apresentações, realizando performances individuais e coletivas.

Confira a programação completa da 40ª Oficina de Música de Curitiba no site Guia Curitiba

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Porks lança novo cardápio com petiscos de boteco e drinks

Atendendo à demanda dos clientes, a rede Porks – Porco & Chope, maior franquia especializada em carne suína do país, acaba de lançar um novo cardápio com 9 opções de lanches e 3 drinks inusitados, todos desenvolvidos com excelência e comercializados a preços acessíveis (até R$ 22 para comidas e R$ 28 para bebidas), que cabem em todos os bolsos.

Os principais destaques são os sanduíches: Sweet Home Alabama, preparado com pernil desfiado, levemente picante à moda do Alabama, mussarela, cebola caramelizada, pepino agridoce e maionese da casa; Blues Burger, com hambúrguer de 150g, creme de gorgonzola, tiras de bacon e cebola caramelizada; e Cheese Salad, um preparo vegetariano que leva queijo gouda empanado, tomate, rúcula, picles e maionese da casa.

Na parte de petiscos, é possível se deliciar com a Calabresa de Boteco, com cebola na chapa e farofa crocante; o Dadinho é o C@ralh*, dadinho de tapioca com goiabada cremosa e farofa de bacon; o Queijinho Empanadinho, um queijo gouda cremoso empanado, acompanhado de melado de cana; a Porks Fritas, com páprica picante e maionese temperada; e a F*cking Fritas, finalizada com cheddar e bacon. Na sobremesa, Pastelzinho Raiz, com seis pasteizinhos de Nutella.

Já na parte de bebidas, as novidades são a Caipirinha de maracujá com canela; o Pink Mule, preparado com vodka Bacco de frutas vermelhas, xarope de gengibre, limão e espuma de gengibre; o Gabriela Cravo e Canela, que leva gin, suco de maracujá e espuma de cravo e canela; e o Bananinha, um shot de licor de banana com espuma de cravo e canela.

“Nosso foco é sempre ser uma das melhores e mais completas opções de lazer nas cidades em que estamos presentes, unindo gastronomia de excelência com receitas exclusivas, preço acessível, bebidas de qualidade, música e muita animação”, comenta José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope.

O novo cardápio já está disponível em todas as unidades da rede do país, espalhadas pelas cidades de Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Araucária (PR), Fazenda Rio Grande (PR), Cascavel (PR), Maringá (PR), Ponta Grossa (PR), Londrina (PR), Florianópolis (SC), Itajaí (SC), Chapecó (SC), Santa Maria (RS), São Paulo (SP), Santos (SP), Piracicaba (SP), Praia Grande (SP), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Sinop (MT), Goiânia (GO), Rio Verde (GO), Brasília (DF), Águas Claras (DF), Gama (DF), Samambaia (DF), Recife (PE), Teresina (PI) e João Pessoa (PB).

Mais informações no Instagram oficial da rede (@porks_brasil).

Angra Fest reúne gigantes do metal em Curitiba

Eletrizante! Assim será o Angra Fest. Idealizado pela banda Angra, o festival roda o país há alguns anos e traz uma mistura de música, cultura rock e atitude. Esta será a sua estreia em Curitiba com grandes nomes do metal nacional. Com realização da Prime e Top Link, a edição curitibana acontece no próximo dia 25 de março na Arena White Hall Jockey Eventos (R: Dino Bertoldi,740) e terá um line-up pesado, formado pelos anfitriões Angra e, também por Matanza Ritual, Viper e os curitibanos do Electric Mob. Os portões abrem às 15horas.

Angra

Formado em 1991, o grupo conta atualmente com os músicos Fabio Lione (vocal), Rafael Bittencourt (guitarra), Marcelo Barbosa (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Bruno Valverde (bateria). Conhecida por estar entre os maiores nomes do heavy metal brasileiro no mundo, lançaram aclamados álbuns e construíram uma gloriosa carreira. No momento, o grupo se encontra realizando shows em comemoração aos 30 anos de banda, tocando os grandes sucessos e gravando um novo registro de estúdio que será lançado ainda em 2023.

Matanza Ritual 

Formada por um time de estrelas do rock nacional do porte de Jimmy London (vocal), Antônio Araújo (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Amílcar Christofáro (bateria), o Matanza Ritual fez shows no Brasil todo durante ano de 2022. No Angra Fest, o Ritual contará com o baixista Juninho (Ratos de Porão) substituindo Felipe Andreoli. Sobre o grupo, o vocalista Jimmy London enfatiza: “O Ritual nasceu porque a necessidade de expurgar nossos demônios nunca morre. Cada show é um exorcismo dos perrengues que passamos no dia-a-dia, e a gente usa a arte para vomitar tudo de ruim e sair suado, feliz e cansado”. Ele ainda complementa: “Nossa ideia não é formar uma banda, nem mesmo um projeto. Queremos criar uma celebração, reviver aquele “ritual insano” que acontecia nos shows do Matanza, e pra isso convocamos os melhores dentre os melhores músicos do país para serem os monges da loucura toda”, diz.


Viper

O VIPER nasceu em 1985 e dois anos depois lançou ‘Soldiers of Sunrise’, um marco na história do rock brasileiro. A história do grupo é impressionante pois os integrantes com média de 16 anos contavam com uma qualidade musical acima do esperado para idade e para a época. Considerada uma das grandes bandas de heavy metal nacional eles lançaram recentemente o single “Under The Sun”, primeira canção inédita em 15 anos. Atualmente, a formação do grupo é composta por Leandro Caçoilo (vocal), Felipe Machado (guitarra), Pit Passarel (baixo), Guilherme Martin (bateria) e Kiko Shred (guitarra).

Electric Mob

O grupo paranaense, que promete um grande show no Angra Fest,acaba de lançar seu mais novo álbum. “2 Make U Cry & Dance” chega ao mercado por meio da gravadora italiana Frontiers Music com a árdua tarefa de suceder o empolgante “Discharge” (2020), responsável por alçar os curitibanos ao posto de destaque do hard rock mundial. Logo em seu primeiro álbum, o Electric Mob conseguiu alguns feitos notáveis, como conquistar o respeito da crítica especializada, tocar em rádios daEuropa e dos Estados Unidos, entrar na parada Billboard/BDS Indicator Chart e atingir números realmente expressivos nas plataformas de streaming.

Mas ao que parece, o peso e a responsabilidade de corresponder às altas expectativas – do público, da mídia, da gravadora e até deles mesmos -, não afetou nem um pouco o quarteto formado por Renan Zonta (vocal), Ben Hur Auwarter (guitarra), Yuri Elero (baixo) e André Leister (bateria). “2 Make U Cry & Dance” é mais do que uma evolução natural de “Discharge”, é um salto adiante.

Ingressos
Os ingressos estão disponíveis e custam a partir de R$80,00 (meia-entrada) + taxa adm, de acordo com o setor. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. Clientes Clube Gazeta possuem 50% de desconto na compra de até dois ingressos por associado. INGRESSO SOCIAL – doares de 1kg de alimento não-perecível possuem 50% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei.  Os ingressos podem ser adquiridos através da www.blueticket.com.br . É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada do evento.SERVIÇO:
ANGRA FEST – Angra, Matanza Ritual, Viper e Electric Mob
LOCAL:
Arena White Hall Jockey Eventos (R: Dino Bertoldi, 740 – Tarumã)
Quando: 25 de março de 2023 (Sábado)
Horários:
abertura do evento: 15h / Início das atrações: 16h
Valores: custam a partir de a partir de R$80,00 (meia-entrada) + taxa adm, de acordo com o setor. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. Clientes Clube Gazeta possuem 50% de desconto na compra de até dois ingressos por associado.  INGRESSO SOCIAL – doares de 1kg de alimento não-perecível possuem 50% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. 
Forma de pagamento: dinheiro, crédito e Pix
Pontos de Venda:
www.blueticket.com.br
Censura: de 16 a 18anos podem acessar o evento acompanhados por um responsável maior de 18 anos. Jovens de 14 a 16 anos podem acessar o evento com responsável legal. Jovens abaixo de 14 anos só acessam o evento com os pais.
Informações para o público: @maisumadaprime

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com