Em 1º turno, vereadores de Curitiba aprovam PL que limita gastos com diárias de servidores públicos

Os vereadores de Curitiba aprovaram nesta terça-feira (23), o projeto de lei (PL) do vereador Dalton Borba (PDT), que visa limitar e disciplinar os gastos com diárias de servidores públicos municipais com viagens, alimentação e hospedagem nos casos de deslocamento extraordinários. O PL deverá passar por uma nova votação e, se novamente aprovado, será encaminhado à sanção do prefeito Rafael Greca.

O projeto, aprovado por unanimidade, determina que os gastos da Administração Pública, direta ou indireta, com viagens, alimentação e hospedagem dos servidores, observem os princípios da moralidade administrativa, economicidade e eficiência, definidos na Constituição Federal.

Para o vereador Dalton Borba é preciso haver controle preventivo desses gastos, antes que essas contas sejam analisadas pelo Tribunal de Contas e possam configurar casos de improbidade administrativa no caso de gastos excessivos.

“O dinheiro público deve ser bem aplicado e a criação dessa lei busca definir parâmetros para controlar os excessos dos gastos da administração municipal, com viagens dos servidores ou agentes públicos. O projeto tem o intuito de fiscalizar os atos do Executivo, dentro da função do vereador, que deve analisar se a Administração Pública está cumprindo sua função dentro dos preceitos constitucionais”, declara Borba.

O projeto prevê que o gestor público, nos gastos com as diárias, deve considerar as circunstâncias econômico-financeiras das contas públicas do município, a natureza da atividade desempenhada pelo servidor ou agente público, e o local onde será realizado o gasto, antes de autorizar a viagem.

Exceção

Nos casos extraordinários e excepcionais, desde que apresentado motivo de interesse público relevante e justificável, os gastos poderão exceder as determinações dessa lei.

O vereador Dalton Borba cita, como exemplo, a viagem de uma comitiva de médicos e cientistas ao exterior, para conhecer novas técnicas e pesquisas no combate à covid-19: nesse caso, os gastos dos servidores são excepcionais e devidos à pandemia, e poderão extrapolar os limites definidos na lei.

Esses gastos deverão respeitar sempre as legislações vigentes, e as normativas e instrumentos de controle do Tribunal de Contas do Paraná (TC/PR).

“Então, a gente obriga por lei que as orientações do tribunal sejam cumpridas antes da despesa. Porque é melhor prevenir do que remediar. Então, é um projeto que traz benefícios para o município e comtempla um respeito muito grande com o dinheiro público”, concluiu o vereador.

Informações Banda B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com 350 vagas de emprego, Gigante Atacadista abre na próxima sexta-feira em Curitiba

Com a proposta de oferecer preços baixos e para o consumidor pessoa física, comerciantes e restaurantes, o Grupo Zonta inaugura na próxima sexta-feira (3) a primeira unidade do Gigante Atacadista. O empreendimento fica localizado na Av. Juscelino Kubitschek, 2.297, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e gerou mais de 350 vagas de emprego.

Segundo o Grupo Zonta, o empreendimento foi projetado com o objetivo de ter baixos custos operacionais, aumentar a eficiência e possibilitar a oferta de preços baixos no atacado e no varejo. A loja recebeu um investimento de R$ 75 milhões. O espaço possui uma área construída de 12.200 m², sendo 7 mil m² de área de vendas.

De acordo com o presidente do grupo, Pedro Joanir Zonta, o Gigante Atacadista, a loja é completamente diferente das outras do grupo. “Aqui tudo fica próximo, então reduz custo operacional e, consequentemente, isso é repassado ao consumidor. Praticamente tudo o que o consumidor precisar, principalmente com as grandes compras, estará aqui”, explicou.

Segundo Zonta, é uma opção a mais de compra e o empreendimento atende uma necessidade da população. “Em um momento como esse, 350 empregos vão de encontro ao interesse da população. Espero que todo mundo goste do que vamos oferecer aqui, levando economia aos consumidores”, concluiu.

Gigante Atacadista

O Gigante Atacadista conta com um mix de 12 mil itens de alimentos e não-alimentos com embalagens unitárias, para quem quer comprar em pequenos volumes, e institucionais, que possibilitam a compra em maiores volumes e preços ainda melhores.

Além disso, tem toda a linha de perecíveis com uma padaria que oferece pão quente a toda hora, hortifruti frescos e açougue com grande variedade de cortes prontos.

O cliente também pode aproveitar as lojas de apoio do local: um restaurante, uma loja de celulares e uma loja de confecções.

Para oferecer agilidade no atendimento, o Gigante Atacadista possui 27 checkouts e um estacionamento com capacidade para 3 mil vagas rotativas diárias.

Já pensando em facilitar os negócios de empresários que trabalham com volume, a loja terá um televendas. Basta ligar para o número 0800 641 7788 e efetuar a compra com os especialistas e agendar a retirada.

O Gigante Atacadista aceita pagamento nos cartões de débito e crédito. Pneus, baterias e ar condicionado podem ser parcelados em até 10 vezes. Os demais produtos de bazar têm parcelamento em até quatro vezes, sempre com parcelas mínimas de R$ 20,00.

Serviço

O Gigante Atacadista está localizado na Av. Juscelino Kubitscheck, 2.297, Cidade Industrial, Curitiba-PR, e seu horário de atendimento é de segunda a sábado e feriados das 7h às 22h e aos domingos das 8h às 21h.

Estrada da Graciosa vai sediar Campeonato Paranaense de Skate Downhill 2021

Nos dias 4 e 5 de dezembro são esperados mais de 50 atletas do Paraná e outros estados para disputas três modalidades do downhill, no Campeonato Paranaense, na Estrada da Graciosa. Além do Skate, Luge e Sled integram a competição, que também conta com treino livre para patinadores de Inline, no dia 04.

Organizado pela DSAP (Downhill Speed Associados do Paraná), o Downhill na Graciosa já é tradição. A estrada já sediou várias etapas do campeonato estadual e nacional. O último evento oficial aconteceu em fevereiro de 2020. Desde então, devido à pandemia, as competições foram suspensas. Agora, com um pouco mais de segurança e boa parte da população vacinada, os skatistas voltam a se encontrar para disputar o título paranaense.

“Será ótimo poder proporcionar uma competição segura e responsável aos atletas
após tanto tempo sem competições. Todo mundo está muito animado com o evento e temos certeza que será um final de semana de muita adrenalina e diversão”, estima o skatista profissional e campeão brasileiro, Daniel Lara, que também faz parte da organização do evento.

A Estrada da Graciosa

A ladeira escolhida para o desafio integra a famosa e histórica Estrada da Graciosa, antiga rota dos tropeiros ao litoral do estado, com um cenário repleto de paisagens que atraem muitos turistas para a região serrana. Entre as montanhas, muitas curvas e uma inclinação perfeita para os praticantes do downhill.

O trecho escolhido pelos skatistas tem aproximadamente 1.5 km de extensão, localizado na Comunidade Rio do Meio em Quatro Barras, bem próximo da fronteira com Curitiba. Os skatistas atingem até 70 km/h na ladeira. Na avaliação do skatista Daniel Lara, “a pista é muito boa e o maior desafio se encontra na última curva, que acaba exigindo mais habilidade dos atletas para pilotar os carrinhos ladeira abaixo”, comenta.

Igualdade de gênero

O Downhill Graciosa também é conhecido como primeiro evento a estabelecer critérios de igualdade de gênero na premiação. Em 2019, o evento foi o primeiro no Downhill a estabelecer a regra que se disseminou em outras ações da DSAP (Downhill Associados do Paraná). Nos treinos organizados pela associação, as vagas também são distribuídas igualmente para homens e mulheres.

Categorias e informações do evento


Longboard: Open masculino; Open feminino; Master e Grand master
Street Sled Open.
Street Luge Open
.
Data: 04 e 05 de dezembro de 2021.
Instagram: @dsap_dh.