Drive-thru natalino estreia na quarta-feira no Passeio Público

Intimista, lúdico e nostálgico. Esta é a proposta do Caminho de Luz Passeio Público, novo circuito natalino de carro (drive-thru) que estreia na quarta-feira (16/12), às 20h, no espaço verde do Centro. Como as atrações do Barigui e Náutico, o espetáculo drive-thru no primeiro parque de Curitiba dará vida a passagens do nascimento de Jesus e a personagens amados do Natal. Além disso, durante a experiência, o público poderá apreciar atrações históricas do local.

O Caminho de Luz Passeio Público, que tem patrocínio da Rede Condor, terá 11 dias de apresentações, com um total 44 sessões, até o dia 30 de dezembro. A cada dia estarão disponíveis quatro horários de 30 em 30 minutos (20h, 20h30, 21h e 21h30). Para participar, será preciso fazer o agendamento obrigatório na área “Caminho de Luz Passeio Público“, já disponível para reservas no site do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020. Não haverá espetáculos nos dias 20, 24, 25 e 27 de dezembro.

Como as demais atrações natalinas deste ano, o Caminho de Luz Passeio Público foi concebido para seguir todos protocolos sanitários do município para evitar aglomerações e contágios de covid-19, com distanciamento social e controles de público e fluxo. Além disso, durante todo o trajeto, haverá placas com orientações e alertas sobre velocidade e outros cuidados.

Circuito 

Com cerca de 1,1 km de extensão, o Caminho de Luz do Passeio Público terá entrada e saída pela Rua Luiz Leão, ao lado da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU). Serão oito estações, com atrações como Coreto Digital, Estação do Papai Noel, Fantasia de Natal, Alameda Iluminada, Estação dos Anjos, Presépio e árvore de Natal. Também de dentro do carro será possível apreciar a Ilha dos Poetas com sua ponte pênsil toda iluminada (que homenageia o príncipe dos poetas, Emiliano Perneta), lagos com contornos iluminados, luz cênica valorizando a vegetação e canoas com flores nos canais, que mais parecem jardins “flutuantes”.

Os veículos terão que seguir a uma velocidade máxima de 10 km/h e áudio sintonizado por rádio (FM 88.1) ou baixado para o WhatsApp pelo QR Code impresso no folder da programação do espetáculo que será entregue na entrada da Rua Luiz Leão. Também haverá opção em libras ao baixar.

A capacidade diária da atração será de 180 carros (45 automóveis por horário). Durante as apresentações, o Passeio Público irá fechar para o público a pé às 19h.

Atrações de cada uma das estações do espetáculo:

ESTAÇÃO 1

Coreto Digital

Na imensa tela circular do Coreto Digital, o público poderá acompanhar exibições gravadas em alta definição do Auto de Natal “O Sentido do Natal” e concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, da Banda Lyra e dos grupos do Conservatório de MPB. Na estação, sintonize a Frequência 88.1 FM ou dê o play no áudio que você recebeu no WhatsApp.

ESTAÇÃO 2

Estação do Papai Noel

Divirta-se nessa animada estação que reúne músicos da Banda Lyra caracterizados de Papai Noel que vão interpretar um pot-pourri natalino. Na estação, abaixe o áudio e desfrute do som local.

ESTAÇÃO 3

Coreografias de figuras natalinas

Em meio ao verde do Passeio Público, artistas vão estar ricamente caracterizados para dançar e divertir o público com performances especialmente preparadas. Não deixe de sintonizar a Frequência 88.1 FM ou dar play no áudio que você recebeu no WhatsApp.

ESTAÇÃO 4

Alameda iluminada

Hora de apreciar a sequência de árvores de Natal coloridas e iluminadas. Continue com o áudio ligado rádio na FM 88.1 ou do WhatsApp.

ESTAÇÃO 5

Fantasia de Natal

Símbolos do Natal, como bolas, pacotes de presentes e bengalas, se espalham entre árvores e flores, ainda mais valorizados pela iluminação cênica. Continue com o áudio ligado rádio na FM 88.1 ou do WhatsApp.

ESTAÇÃO 6

Estação dos anjos

Com trajes de inspiração barroca, atores interpretam anjos e arautos, simbolizando a anunciação do nascimento de Cristo. Abaixe o áudio e desfrute do som local.

ESTAÇÃO 7

Presépio natalino

A encenação do Presépio reúne atores e traz como destaques na cenografia, além da manjedoura de Cristo, esculturas em tamanho natural de animais como camelos e carneiros. Na estação, mantenha o áudio baixo e desfrute do som local.

ESTAÇÃO 8

A Árvore de Natal

Se encante com o brilho da árvore natalina de 11 metros repleta de microlâmpadas de LED na cor verde.

Para que a sua experiência seja inesquecível e segura, fique atento as seguintes orientações e regras:

  • A capacidade por dia da atração é 180 carros.
  • A entrada acontecerá apenas pela Rua Luiz Leão, no horário previamente agendado. Tudo devidamente sinalizado.
  • Importante chegar no horário agendado, nem muito tempo antes, nem depois. 
  • Os veículos serão organizados pela equipe do evento, que respeitará a ordem de chegada, conforme o horário da sua reserva on-line.
  • Existem animais que residem no Passeio Público. Portanto, especialmente ao passar próximo dos ambientes deles, pede-se silêncio total.
  • É proibido sair do carro durante a apresentação.
  • Use sempre faróis baixos durante toda a apresentação.
  • Siga sempre para orientações da equipe de organização do espetáculo.
  • Receba o áudio do Caminho de Luz do Passeio Público  no seu WhatsApp ou sintonize na FM 88.1.
  • A velocidade máxima permitida é de 10 km/h.
  • É proibido fazer o circuito de bicicleta e de moto.

Serviço: Caminho de Luz Passeio Público

Data: estreia quarta-feira (16/12), às 20h. Até 30/12

Horário: quatro apresentações diárias de 30 minutos das 20h às 22h

Vagas limitadas e agendamento prévio obrigatório pela internet na área da atração no site do Natal de Curitiba 2020 (link).

A entrada para o espetáculo no Náutico só poderá ser feita pela Rua Luiz Leão, s/n, ao lado da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU). A atração permanece em caso de chuva fraca. Cancelamento apenas em caso de chuva forte.

Não haverá espetáculos nos dias 20, 24, 25 e 27 de dezembro.

Gratuito

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

A programação está sujeita a alterações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feiras, mercados e sacolões voltam a funcionar aos domingos

Considerados serviços essenciais, Sacolões da Família, feiras livres e Mercados (Municipal e Cajuru) voltam a funcionar no próximo domingo (20). Nas semanas passadas, os pontos da Prefeitura de Curitiba estavam abertos apenas de segunda a sábado.

O decreto nº 990 de 2021, que prorrogou a bandeira laranja até o dia 23 de junho, permite agora que os locais, incluindo as nove feiras de domingo (Prado Velho, Praça 29 de Março, Bacacheri, Jardim Saturno, Fazendinha, Barreirinha, Campo Comprido, Cajuru e Vista Alegre), reabram para a população.

Os estabelecimentos precisam seguir rigorosamente os protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Todos os espaços devem dispor álcool em gel 70% e são obrigatórios o distanciamento social e o uso de máscara.

Se tiver vacina, Curitiba consegue imunizar público-alvo em 30 dias, diz prefeitura

Se recebesse a quantidade necessária de vacinas anticovid-19 para seu potencial de atendimento, em menos de 30 dias Curitiba terminaria de imunizar com a primeira dose toda a população acima de 18 anos (1.453.329 pessoas) – considerando um plano de vacinação de domingo a domingo. A cidade tem capacidade para vacinar até 30 mil pessoas por dia.

No entanto, com a atual quantidade de vacinas recebidas desde 20 de janeiro, início da campanha de vacinação, Curitiba conseguiu imunizar com a primeira dose 650.472 pessoas – pouco mais de um terço do público-alvo (população até 18 anos). 

Outro fator que dificulta acelerar a imunização é a quantidade de grupos prioritários inseridos nos planos Nacional e Estadual de Vacinação Contra a Covid-19, e que precisam ser atendidos pelo município, responsável por colocar o plano em prática.

Foto: SMCS

Atualmente, Curitiba tem mais de dez grupos prioritários com cronograma de vacina aberto. As doses entregues pelo Governo do Estado vêm “carimbadas”, ou seja, com as quantidades já definidas para cada um desses grupos. 

“Se pudéssemos vacinar a população apenas por critério de idade, como fizeram países como Inglaterra e Israel, por exemplo, seria muito mais rápido, menos burocrático e atenderíamos a população indistintamente de categorias”, avalia Márcia Huçulak, secretária municipal de Saúde de Curitiba.

Estoque de doses em Curitiba

Nesta quinta-feira (17), Curitiba abriu as salas de vacinação contra a covid-19 com um estoque de 41.758 doses para a primeira aplicação, já descontado as perdas eventuais que ocorrem no processo de aplicação, que hoje é de cerca de 1,9%, índice bem abaixo dos 5% previstos pelo Plano Nacional de Imunização.

O público estimado até o fim da semana é de 43.012 pessoas dos seguintes grupos agendados ou com doses já definidas para atendimento:

Forças de segurança – 4.200 doses 
Educação Superior – 14.132 doses 
Educação básica – 2.500 doses 
Trabalhadores da limpeza – 3.200 doses 
Gestantes, puérperas e comorbidades – 5.000 doses (média de 1.800/dia) 
Trabalhadores de saúde – 12.900 doses (agendados pelo aplicativo Saúde Já) 
Pessoas privadas de liberdade – 1.080

Além desses grupos, Curitiba segue atendendo a população com 53 anos completos e mais que ainda não tomaram a primeira dose