Dia e noite: FAS intensifica acolhimento de pessoas em situação de rua

FAS intensifica abordagem e acolhimento de pessoas em situação de rua

Com a continuidade da chuva forte e alerta de vento e granizo, a Fundação de Ação Social (FAS) reforça nesta quarta-feira (10/8) o serviço de abordagem social e acolhimento a pessoas em situação de rua. O objetivo é sensibilizar essas pessoas a aceitarem atendimento e seguirem com as equipes para casas de passagem, onde encontram local para higiene, alimentação e camas quentes.

Equipes de educadores sociais estão nas ruas fazendo busca ativa, seguindo roteiros onde há maior concentração dessa população, além de fazerem atendimentos a solicitações que chegam à Central 156. O trabalho continua nesta noite e na madrugada.

O trabalho é desenvolvido pela Central de Encaminhamento Social 24h e tem o reforço ainda das equipes dos dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), localizados em todas as regionais da cidade.

“Essa chuva constante e volumosa que atinge a cidade também é um fator que causa muito sofrimento às pessoas em situação de rua e precisamos estar atentos para protegê-las”, explica a presidente da FAS, Maria Alice Erthal.

Ajuda pelo 156

Maria Alice pede a ajuda da população para atender as pessoas em situação de rua da chuva e do frio. “Quem vir uma pessoa desprotegida, entre em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156. Basta indicar o endereço ou local próximo e uma equipe irá até o local para oferecer atendimento”, explica.

Apesar da temperatura mínima estar acima dos 8 graus, a FAS está abrindo vagas emergenciais para acolhimento de pessoas em situação de rua, medida prevista na Ação Inverno – Curitiba que Acolhe, sempre que os termômetros registram frio intenso.

Animais acolhidos

Além da população de rua, a FAS também transporta e acolhe os animais de estimação com seus tutores. Para isso, mantém em suas Kombis para abordagem social, caixas para animais de até médio porte. Para esses casos, o acolhimento é feito na Praça Solidariedade, complexo de atendimento à população de rua, que possui canis.

LEIA MAIS

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você já provou o delicioso brunch?

Que o The American Way Cafe & Food tem os melhores sabores de Curitiba você já sabe, mas eis uma novidade: lá também tem brunch! A palavra é uma mistura do inglês, unindo o breakfast (café da manhã) e o lunch (almoço), e os pratos trazem o melhor de cada refeição para uma experiência completa e saborosa. Perfeita para qualquer hora do dia, ela é composta por doces, bebidas e salgados variados, receitas tradicionais que valem muito a pena a visita ao Batel.

Acompanhe o delicioso cardápio: panquecas americanas com calda de sua escolha, bagel com ovo e cream cheese, mais um bagel com rúcula, pastrami e mostarda, um suco fresquinho e um café coado perfeito, que não pode faltar. Deu vontade? Não precisa perder tempo, o The American Way Cafe & Food está aberto de segunda a domingo, pronto para receber você e o seu pet com quitutes saborosos a qualquer momento do dia!

Dez pontos da cidade recebem lixo eletrônico neste sábado

Dez pontos da cidade recebem lixo eletrônico neste sábado

Mês novo, oportunidade nova de descartar de forma correta aqueles cabos e aparelhos eletrônicos que estão estragados, sem uso ou encostados em casa. Neste sábado (1/10), tem mutirão de recolhimento de lixo eletrônico, parceria entre a Prefeitura de Curitiba e as associações do programa Ecocidadão. São 10 pontos (endereços abaixo), que funcionam das 9h às 15h.

Além de evitar que materiais contaminantes sejam descartados de forma errada e prejudicial ao meio ambiente, a reciclagem permite reutilizar parte plástica dos equipamentos, poupando recursos na produção e emissão de gases responsáveis pelas mudanças climáticas, conta a gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem.

“Levar esses itens aos nossos mutirões garante que eles não serão descartados indevidamente no meio ambiente, o que pode causar contaminação do solo e da água”, destaca. “Além disso, vai garantir mais renda para os nossos trabalhadores da reciclagem, economia e sustentabilidade na cadeia produtiva”, completa.

O que levar?

Os pontos recebem micro-ondas, TVs, torradeiras, batedeiras, aspiradores, ventiladores, mixers, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores e carregadores entre outros itens.

Mais informações sobre o descarte correto de resíduos e os serviços disponíveis estão no site coletalixo.curitiba.pr.gov.br.

Serviço: recolhimento de lixo eletrônico

Data: sábado (1/10)

Horário: das 9h às 15h

LOCAIS:

    • Parque Barigui: acesso pela BR-277, no estacionamento em frente ao heliponto
    • Parque Bacacheri: acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida
    • Administração Regional Cajuru: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
    • Parque São Lourenço: Rua José Brusamolin, 125 – acesso pela Rua Mateus Leme
    • Parque Tingui: acesso pela Rua José Casagrande, próximo à ponte
    • Rua da Cidadania do Pinheirinho: Avenida Winston Churchill, 2.033 (no estacionamento, em frente à UPA)
    • Largo Padre Albino Vico: acesso pela Avenida República Argentina
    • Praça Menonitas: Rua Antônio Kosovski, 3.425, c/ Rua Major Theolindo Ferreira Ribas
    • Praça Des. Armando Carneiro: esquina das ruas Lourival Portella Natel e Levino Schier
    • Horto Municipal do Guabirotuba: Avenida Senador Salgado Filho, 947

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba