O Dia D de vacinação contra a Influenza, realizado no último sábado (12), foi um sucesso e ultrapassou a marca de 5.500 são-joseenses imunizados. Desde o início da campanha, em 1º de abril, mais de 14 mil pessoas dos grupos prioritários já foram vacinadas contra os vírus que causam a gripe.
O objetivo da ação foi imunizar o maior número possível de pessoas em um único dia, contando com o esforço conjunto das equipes de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e com boa adesão da população. A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais (SEMS) busca alcançar ao menos 90% das pessoas que fazem parte do público-alvo, que inclui idosos, gestantes e crianças.
A Secretaria de Saúde ressalta ainda que a imunização é a principal forma de prevenir a infecção pelo vírus influenza e as possíveis complicações, reduzindo o risco de internações, agravamento de doenças preexistentes e de morte. Neste ano a vacina contra a gripe é trivalente, protegendo contra três cepas diferentes do vírus, que são responsáveis pela maioria dos casos atualmente: a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. O imunizante continua disponível em todas as UBS’s do município.
Confira quem faz parte dos grupos prioritários para receberem a vacina:
– Crianças de 06 meses a menores de 06 anos;
– Gestantes;
– Idosos (a partir de 60 anos);
– Puérperas (até 45 dias após o parto);
– Indígenas;
– Quilombolas;
– Pessoas em situação de rua;
– Trabalhadores da saúde;
– Professores do Ensino Básico ao superior;
– Profissionais das forças de segurança e salvamento;
– Profissionais das forças armadas;
– Pessoal com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo;
– Trabalhadores portuários;
– Trabalhadores dos Correios;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
– Pessoas com doenças crônicas;
– Outras condições clínicas especiais.






O post Dia D de vacinação contra gripe imunizou mais de 5 mil pessoas em São José dos Pinhais apareceu primeiro em Prefeitura de São José dos Pinhais.
Confira a matéria completa no site Prefeitura de São José dos Pinhais