Destruição em Santa Maria do Oeste é Causada por Tornado, Afirma Simepar
No dia 22 de outubro, Santa Maria do Oeste, localizada na região central do Paraná, foi atingida por um tornado, conforme confirmado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O fenômeno resultou em graves danos à infraestrutura local, deixando os moradores sem água e energia por mais de 24 horas.
Classificação do Evento
Segundo o Simepar, a intensidade do tornado foi classificada como F1 na Escala Fujita, que avalia a força dos tornados de acordo com a velocidade dos ventos e os danos provocados. Os ventos em Santa Maria do Oeste podem ter atingido a velocidade de até 120 km/h.
Impactos nos Moradores
As consequências do vendaval se fizeram sentir em toda a cidade. Muitas casas tiveram os telhados arrancados, como a do motorista Jorge Alves, que descreveu a experiência como “terrível”. Ao lado, seu irmão, o aposentado Antônio Edson Alves, teve seus móveis molhados, colocando em risco seus pertences. “Perdi tudo. A gente sozinho, ainda tenho problema de saúde, andava no escuro com uma velinha na mão,” afirmou Antonio, visivelmente emocionado.
Ações da Prefeitura
Para auxiliar os atingidos, a prefeitura de Santa Maria do Oeste iniciou a distribuição de marmitas, lonas e telhas. O prefeito Oscar Delgado anunciou que uma situação de emergência será declarada, com um levantamento das famílias afetadas e dos danos registrados. “Estamos fazendo um mutirão para coletar todos os dados”, explicou Delgado.
Estragos em Outras Cidades do Paraná
Além de Santa Maria do Oeste, outras cidades paranaenses também enfrentaram os efeitos de um forte temporal que ocorreu entre a noite de domingo (21) e a madrugada de segunda-feira (22). Mais de 1 milhão de imóveis ficaram sem energia elétrica, e a companhia elétrica Copel registrou que mais de 11,4 mil serviços foram atendidos, classificando a situação como um dos desafios climáticos mais sérios para suas redes nos últimos anos.
Os fortes ventos causaram a queda de duas torres de alta tensão em Bandeirantes e 322 postes em todo o estado. Até o momento, cerca de 30 mil domicílios permanecem sem energia, com a situação mais crítica nas regiões Centro-Sul e Norte do Paraná.
Outras Ocorrências Relacionadas
A tempestade ocasionou destelhamentos em várias cidades, com relados de quedas de árvore e danos estruturais. Em Ponta Grossa, a cobertura de uma quadra de esportes foi levada pelos ventos. Em Capitão Leônidas Marques, aproximadamente oito mil frangos foram perdidos devido à queda de energia e falta de ventilação.
Uma tragédia também foi registrada: uma mulher foi fatalmente atingida por uma árvore enquanto estava parada no acostamento da PR-180, após retornar de uma viagem da Argentina.
Até o momento, não há indicadores de feridos ou famílias desabrigadas, mas as autoridades continuam monitorando a situação.
Continua acompanhando as atualizações sobre as consequências deste evento climático e as ações de recuperação nas cidades atingidas no Paraná.
Fonte/Imagem: G1
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



