

Já pensou na oportunidade de produtos sem utilidade gerarem novas aquisições para você ou sua casa? Você anunciar roupas que não usa mais e gerar pontos para conseguir um aparelho celular? Essa é a proposta do PontoPonto, uma plataforma de trocas on-line inédita no Brasil, criada pelo empreendedor curitibano, Tairone Passos.
Por meio do cadastro dos produtos valorados em pontos online – cada ponto equivale a um real – é possível montar uma “lojinha” virtual própria. O detalhe é que você não precisa necessariamente trocar com a pessoa que adquiriu o produto. Na prática funciona assim: Você anuncia dez roupas que valem cada uma 50 pontos e elas são ‘compradas’, totalizando 500 pontos, suficientes para você trocar por um aparelho celular anunciado na plataforma neste valor, por exemplo.
Os pontos funcionam como uma moeda virtual, deixando a transação mais simples e independente do interesse mútuo por itens em comum, fundamento básico do processo de troca. Segundo Tairone Passos, empreendedor à frente do PontoPonto, a chegada da pandemia mudou a forma de relacionamento entre as pessoas e, com isso, a ideia da plataforma ficou ainda mais aflorada.
“Com o PontoPonto resolvemos a questão da troca sem ser item por item. Antes, uma troca de um computador teria que ser por um computador e com a pessoa que você adquiriu, mas agora não. No PontoPonto você acumula moedas dentro da plataforma e depois usa para adquirir vários bens. A intenção é reutilizar nossos bens. Com a pandemia, a gente percebeu que precisava de um mecanismo de troca ainda mais desenvolvido ao público”, disse Tairone em entrevista à Banda B nesta quinta-feira.
Funcionamento
Ao se cadastrar na plataforma o usuário já ganha um “bônus” de mil pontos. Porém, esse valor fica em quarentena, sendo liberado conforme os produtos sejam cadastrados. Isto é, ao cadastrar um relógio equivalente a 100 pontos, por exemplo, o usuário já libera 100 pontos para trocar por algum outro produto anunciado na plataforma, e assim por diante. “Com isso conseguimos incentivar e movimentar as transações nesse primeiro momento em que as pessoas estão em fase de experimentação do PontoPonto”, explicou Passos.


Para se cadastrar na plataforma é necessário mandar uma selfie e tudo é criteriosamente analisado pelos responsáveis pelo PontoPonto. A forma de dar pontos ao produto é simples e há tutorias em vídeo que explicam isso. “Ao acessar pela primeira vez temos os tutoriais. A ideia é nova, então você precisa aprender como utilizar. Cada ponto é um real. Se você pagou R$ 1,5 mil em um celular e hoje o avalia em R$ 800, anuncia por 800 pontos”, explicou Tairone.
De acordo com o empreendedor, o processo de entrega do produto é tabelado entre as partes e pode haver o arrependimento antes do envio. “Alguma pessoa deu match em um produto e por algum motivo o outro lado não quer mais entregar, seja porque quebrou ou até neste meio tempo não está mais com ele, neste caso os pontos são estornados para a pessoa, para não se ter prejuízos. O processo de entrega é entre as pessoas e um dos diferenciais na plataforma é a possibilidade de se disponibilizar áudios, em que o dono explica mais sobre o produto”, destacou.
Para começar a anunciar basta acessar o site pontoponto.com, vídeos estão disponíveis para ajudar no processo de cadastro https://www.youtube.com/channel/UCfusuC9NQzefeiBtnln34JA . Siga no Instagram: @pontoponto.comof
Para acesse a plataforma clique aqui.
Informações Banda B