Curitiba vai transformar antigo lixão em usina de energia solar

Curitiba é considerada uma das cidades mais sustentáveis do Brasil e a capital avançou ainda mais, nos últimos quatro anos, na vanguarda quando o assunto é preservação de recursos naturais e uso de energias renováveis.

Durante participação no fórum Connected Smart Cities & Mobility, nesta terça-feira (23), Leny Toniolo, assessora técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, detalhou as ações de preservação já desenvolvidas na gestão do prefeito Rafael Greca, a partir de 2017, e apresentou os projetos que serão implementados até 2025.

“Numa época em que se fala muito sobre aquecimento global, poluição e efeito estufa, Curitiba aposta em uma verdadeira ‘revolução solar’, com soluções ecológicas que mesclam aspectos urbanos com a natureza para combater esses problemas”, observou Leny.

Curitiba vai transformar antigo lixão em usina de energia solar.

A assessora técnica da SMMA lembrou que, há quatro anos, a Prefeitura lançou o programa Curitiba Mais Energia, que incentiva a implantação em espaços públicos de tecnologias que privilegiam o uso de fontes renováveis para a produção de energia.

“O programa começou a virar realidade com a instalação da usina de geração de energia fotovoltaica no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, que está em operação desde 2019″, explicou Leny.

Também em 2019, foi inaugurada a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nicolau Klüppel, no Barigui, que gera cerca de 21.600 Kwh/mês, metade da energia consumida pelo espaço verde mensalmente.

A energia solar já faz parte, também, do dia a dia dos curitibanos através do programa Cohab Solar. “Desde 2018, placas fotovoltaicas estão instaladas em 26 casas do Moradias Faxinal, no bairro Santa Cândida, gerando economia para os moradores”, disse a assessora técnica. A redução nas contas ultrapassa os 80%, segundo dados da Prefeitura.

Pirâmide Solar

Leny afirmou ainda que a “revolução solar” de Curitiba só está no começo. A capital vai implantar, nos próximos quatro anos, novas matrizes energéticas na capital, com a adoção de tecnologias sustentáveis apoiadas por organizações internacionais como a C40 (rede de cidades comprometidas com o enfrentamento das mudanças climáticas) e agência de cooperação internacional do governo alemão (GIZ).

O antigo lixão do bairro do Caximba, por exemplo, vai ganhar uma inovadora usina pública de energias limpas e renováveis – o primeiro projeto do gênero na América Latina.

Prefeito Rafael assina projeto de lei para implantação e operação da futura usina solar no antigo aterro sanitário do Caximba. Curitiba, 23/06/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Também estão em desenvolvimento, com o apoio da C40, os projetos de implantação de usinas fotovoltaicas na Rodoviária de Curitiba e nos terminais de ônibus do Pinheirinho, Santa Cândida e Boqueirão.

Leny finalizou sua participação contando que o projeto Desafio 100 mil Árvores, iniciado pela gestão do prefeito Rafael Greca em 2019,será ampliado nos próximos quatro anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Processo seletivo nas Ruas da Cidadania para 90 vagas de emprego

Condor faz seleção na Rua da Cidadania do Bairro Novo.

PROCESSO SELETIVO: Três empresas vão selecionar trabalhadores nas regionais Bairro Novo, CIC e Pinheirinho para preencher 90 vagas em várias funções. Os processos seletivos são organizados em parceria com a Fundação Ação Social (FAS), que cede espaço para que as oportunidades de emprego sejam levadas à população dos bairros.

A rede de supermercados Condor promove nesta quarta (5/10) e quinta-feira (6/10) processos seletivos na Rua da Cidadania do Bairro Novo, para contratação de 50 trabalhadores para as funções de operador de caixa, auxiliar de logística e fiscal de loja.

As entrevistas dos candidatos serão feitas no escritório do Sine na Rua da Cidadania (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado). Nesta quarta, os consultores de recursos humanos vão atender os trabalhadores das 13h às 17h. Na quinta, das 8h às 12h.

Interessados devem comparecer ao local de entrevista com documentos: carteira de trabalho (pode ser digital), comprovante de residência, RG, CPF. Para participar é necessário ser maior de 18 anos e ter o ensino fundamental completo.

Também na quinta, a empresa Luandre Soluções vai selecionar candidatos, no auditório da Administração Regional da CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460), para 20 vagas de repositor de mercadorias e auxiliar de logística. As entrevistas serão feitas das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.

No Pinheirinho, a empresa Bull Prime busca preencher 20 vagas nos cargos de açougueiro, auxiliar de cozinha, atendente de compras e atendente de lojas. A seleção será feita no auditório da Rua da Cidadania (Avenida Winston Churchill, 2.033, Capão Raso), das 10h às 16h.

PROCESSO SELETIVO: Parceria com empresas

Os processos seletivos são organizados pela FAS, responsável pela política do trabalho e emprego em Curitiba, que oferta espaços públicos para as empresas que buscam profissionais.

Empresas interessadas em ofertar vagas de emprego e usar gratuitamente os espaços públicos do município para seleção de trabalhadores devem enviar e-mail para vagas@curitiba.pr.gov.br ou entrar em contato com a Central de Vagas do Sine pelo telefone (41) 3250-7436.

Processos de seleção

Condor

Local: Sine da Rua da Cidadania do Bairro Novo (Avenida Tijucas de Sul, 1.700, Sítio Cercado)

Datas e horários: Dia 5/10, das 13h às 17h, e dia 6/10, das 8h às 12h

Luandre Soluções

Local: Rua da Cidadania CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460)

Data e horário: 6/10, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h

Bull Prime

Local: Rua da Cidadania do Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2.033, Capão Raso)

Data e horário: 6/10, das 10h às 16h

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Curitiba promove ações em estilo test drive para incentivar adoção de cães

Curitiba promove ações em estilo test-drive para incentivar adoção de cães. Curitiba, 04/10/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

Um “test drive” para incentivar a adoção dos animais da cidade está entre as ações que a Prefeitura de Curitiba lança na Semana da Proteção Animal, aberta nesta terça-feira (4/10), na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A Rede de Proteção Animal também vai reforçar a divulgação das adoções de sucesso, fazer entregas do Banco de Ração e dar início ao censo animal na cidade. 

A partir desta semana, entram em prática os programas Lar Adotivo e Passeio para Adoção. No Lar Adotivo, famílias poderão levar cães previamente treinados para passar uma ou mais noites em suas casas. Quem preferir, pode levar os animais ao Passeio para Adoção, por um período mais curto, de cerca de três horas (leia mais abaixo).

A participação acontece mediante o preenchimento de um formulário on-line.

Os bichinhos são do Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar) que, em especial, acolhe os cães e gatos recolhidos pela ambulância de resgate animal. Após a recuperação, eles são encaminhados para adoção.

As ações têm a parceria da UFPR. Para a secretária Marilza do Carmo Oliveira Dias, é uma união muito importante para aumentar os índices de adoção da cidade. “Essa parceria vem fortalecer o trabalho da Proteção Animal no município”, acredita.

O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, reforça que a ideia é manter os programas a longo prazo. “A adoção é um dos pilares do trabalho da Rede de Proteção, que vem trabalhando também na política de castração e educação para a guarda responsável e contra o abandono”, explica.

Adoção: Outras atividades

Durante o evento desta terça, ONGs receberam vouchers para retirada de insumos pelo Banco de Ração para o mês de outubro, totalizando quase 13 toneladas. Criado em 2019, o programa já distribuiu mais de 114 toneladas de alimentos.

E o Projeto Ajudei, instituição selecionada para ajudar a abrigar os animais resgatados, assinou contrato com o município. Foi assinado também o contrato para início do trabalho do Censo Animal, que deve ser concluído em cerca de um ano, ampliando a informação sobre a população de cães e gatos em Curitiba.

Acompanharam o lançamento o superintendente de Controle Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Marcos Traad; a professora de Medicina Veterinária da UFPR Rita Garcia; e as equipes da Rede de Proteção Animal e da Secretaria do Meio Ambiente.

Adoção: Lar adotivo e passeio

Com foco em aumentar os números da adoção de forma responsável, a partir desta semana entram em prática os programas Lar Adotivo e Passeio para Adoção, em parceria com a UFPR e parte de uma pesquisa de doutorado da instituição.

A participação acontece mediante o preenchimento de um formulário on-line. Os interessados receberão o contato da Rede de Proteção Animal para combinar a melhor data.

No Lar Adotivo, famílias poderão levar cães  previamente treinados do Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar) para passar uma noite ou várias noites em suas casas.

“Eles vão com kits com coberta, vasilhas de água e comida e ração, tudo personalizado”, conta a chefe da Rede de Proteção Animal, Sueli Sasaoka. Esse contato permitirá que a família interaja com o cão fora do abrigo, o que aumenta a chance de uma futura adoção.

Quem preferir, pode levar os animais para passeios mais curtos, de cerca de três horas, que podem acontecer todos os dias da semana, pela manhã ou à tarde. Os cães que participam são também treinados. No Passeio para Adoção, eles saem com um colete com o bordado “Me Adote”.

A idealizadora dos programas, a doutoranda da UFPR Ana Lucia Baldan, conta que o principal diferencial é trabalhar o comportamento dos cães para que eles estejam aptos a se adaptar às novas famílias. “Os interessados não correm risco de ter um animal que não sabe se comportar em casa”, comenta.

O incentivo à adoção de animais é uma das frentes de trabalho da Rede de Proteção Animal do município, que já promoveu a castração gratuita de mais de 90 mil cães e gatos; além de avaliações clínicas gratuitas, com atendimentos básicos e vacinação, também em parceria com a UFPR; e a distribuição de alimentos pelo Banco de Ração.

Adoção: Programação

A semana termina com uma edição especial do evento de adoção Amigo Bicho, que volta ao Parque Barigui, no sábado (8/10), das 10h às 16h, com patrocínio do pet shop Rei dos Animais, que doa a estrutura para o evento e mais duas toneladas de ração para o Banco de Ração da Prefeitura de Curitiba.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba