Curitiba vacinou 142.407 pessoas contra a covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba imunizou, até quarta-feira (24), 142.407 pessoas com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Foram vacinados 86.620 idosos, 49.893 profissionais dos serviços de saúde da cidade (incluindo as equipes de vacinação), 5.821 moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência e 73 indígenas.

Esta semana estão sendo atendidos por escalonamento os idosos com idade entre 75 e 71 anos. Nesta quinta-feira (25) estão sendo vacinadas pessoas de 73 anos completos, no período da manhã a vacinação é para as pessoas nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho e no período da tarde para os nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro. Também está sendo aplicada a primeira dose para profissionais de saúde que receberem agendamento pelo aplicativo Saúde Já.

Segunda dose

Em Curitiba, 47.922 pessoas receberam a segunda dose da vacina até quarta-feira (24). A vacinação com a segunda dose está sendo feita nas instituições de longa permanência e para os profissionais de saúde, indígenas e idosos.

Total

Até o momento, Curitiba recebeu do Ministério da Saúde, repassadas pelo Governo do Paraná, 203.030 doses de vacinas para serem usadas na primeira aplicação no público prioritário elencado pelo Plano Municipal de Imunização, sendo 43.680 do imunizante produzido pela Universidade de Oxford e pelo Laboratório AstraZeneca. As demais são doses da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan.

O município também recebeu 61.820 vacinas CoronaVac para aplicar a segunda dose em moradores e trabalhadores das instituições de longa permanência, indígenas e profissionais da saúde já imunizados com a primeira.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curitiba abre agendamentos para castrações gratuitas de cães e gatos

O agendamento das castrações gratuitas de cães e gatos para o mês de maio começa nesta quinta-feira (22). Tutores e protetores de animais já cadastrados na Rede de Proteção Animal de Curitiba podem acessar o site protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br e escolher as datas e horários disponíveis a partir do meio-dia. 

Ao todo, serão 1,4 mil vagas para o mutirão de castração que acontecerá no Parque dos Peladeiros, na Regional Cajuru, de 3 a 28 de maio, e em mais quatro clínicas contratadas pelo município. Em cada um dos eventos cadastrados no site, será possível conferir as regionais e bairros atendidos. 

Agenda para castrações gratuitas de cães e gatos abre na próxima quinta. Foto: Levy Ferreira/SMC

“Voltamos a promover os mutirões com a troca da bandeira de alerta de risco para a covid-19, mas é fundamental que os tutores e protetores tomem todas as medidas de prevenção à disseminação da doença”, reforça o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo. 

Devido à grande procura pelos agendamentos, o sistema pode apresentar instabilidade. 

Cuidados redobrados

A Rede de Proteção Animal reforça a atenção aos cuidados que os tutores devem tomar ao levar os animais para os procedimentos:

– Ir sozinho com seus animais ou com, no máximo, um acompanhante, e apenas com a antecedência recomendada no agendamento.

– Evitar aglomerações e manter as medidas de higiene, como a lavagem das mãos e o uso do álcool em gel, além de usar lenços descartáveis ao tossir e espirrar;

– Usar máscaras ao sair de casa e fazer a troca como recomendado;

– Se apresentar sintomas de infecção respiratória, peça para outra pessoa levar o animal ou cancele o atendimento.

Prefeitura de Curitiba abre inscrições para PSS de profissionais de enfermagem

Profissionais de enfermagem já podem se inscrever para o processo seletivo simplificado (PSS) para a contratação temporária e emergencial de enfermeiros e técnicos de enfermagem em saúde pública. A Prefeitura de Curitiba abriu, na noite desta segunda-feira (19), o prazo para que os interessados possam se cadastrar.

A inscrição poderá ser feita até as 17 horas desta sexta-feira, 23 de abril, exclusivamente pelo site da Prefeitura de Curitiba. A recomendação aos que quiserem participar é para que leiam atentamente o edital que escolherem. Há um edital para a função pública de Enfermeiro e outro para a de Técnico de Enfermagem.

Para participar, o profissional não terá cobrança de taxa de inscrição e também não fará provas, mas deverá comprovar sua experiência profissional, especialmente nos últimos 15 anos. Todos devem ter registro no Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR). O candidato será pontuado se tiver feito cursos como os relacionados ao enfrentamento da covid-19.

Técnicos de enfermagem em saúde pública terão pontuação se tiverem feito formação em cuidados com pacientes de UTI, urgência e emergência. Enfermeiros pontuarão se fizeram cursos de pós-graduação lato sensu.

Aqueles que participaram do PSS de 2020 e não foram convocados podem se inscrever para o PSS de 2021. Os que cumpriram seus contratos de trabalho pelo PSS em 2020 e 2021 também podem se inscrever.

De acordo com os editais, por causa da pandemia, fica impedida a contratação de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, gestantes e as que enfrentam condições crônicas de saúde de natureza grave. As patologias estão mencionadas nos editais (anexo I).

Manutenção das equipes de saúde

Com este novo PSS, o segundo desde iniciada a pandemia pelo novo coronavírus, em 2020, a Prefeitura de Curitiba poderá manter as equipes de saúde em número adequado, para prestar assistência direta à população. Também permitirá repor os profissionais, conforme o encerramento dos contratos vigentes e de acordo com a necessidade do serviço municipal de saúde.

Inicialmente, de acordo com os editais, serão contratados 14 enfermeiros e 68 técnicos de enfermagem. Mas o PSS aberto permitirá a contratação de até 613 profissionais de saúde, sendo 155 enfermeiros e 458 técnicos de enfermagem em saúde pública.

As futuras contratações emergenciais temporárias para o enfrentamento à situação de emergência de saúde pública serão feitas ao longo dos próximos meses. Elas serão definidas conforme os indicadores da cidade relativos à covid-19, que são acompanhados pela Secretaria Municipal da Saúde, responsável pela política municipal de saúde e pela execução do plano de contingência definido de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Manual e perguntas

Além do edital correspondente, a Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal alerta para que os candidatos interessados leiam, antes de fazer a inscrição, o Manual do Candidato – PSS (Como se inscrever). Para cada uma das duas funções existe também um campo com as dúvidas mais frequentes e que também poderá auxiliar os candidatos. Está no topo da página à direita junto ao edital do PSS de Enfermeiro e ao de Técnico de Enfermagem em Saúde Pública.

Depois de finalizar a inscrição pelo site, o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição e aguardar as convocações, que serão feitas por editais publicados no Diário Oficial e no site da Prefeitura de Curitiba, além de outros meios como e-mail e telefone cadastrados no ato da inscrição e, se necessário, telegrama.

O início do processo de contratação será nas próximas semanas. Os candidatos serão convocados, de acordo com o dia e o horário da inscrição e com base naquilo que cada um declarar como experiência e formação profissional. A divulgação da classificação final está prevista para o dia 30 de abril.