Curitiba vacina pessoas de 67 anos completos com 1ª dose nesta quinta

Nesta quinta-feira (1), Curitiba irá imunizar com a primeira dose da vacina anticovid os idosos de 67 anos completos, nascidos entre 1º de janeiro e 30 junho, e no sábado (3), será feita a imunização de pessoas com 67 anos completos nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro.

 A vacinação desse público será feita com parte do estoque de doses do cronograma da segunda aplicação já anunciado, que continua a ser cumprido nesta semana.

A continuidade da vacinação contra a covid-19 na cidade na próxima semana, primeira e segunda dose, depende do repasse de novo lote de imunizantes pelo governo federal.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, explica que o município seguirá as diretrizes nacionais contando que Ministério da Saúde cumpra o cronograma de entrega de vacinas.

“Estamos fazendo uma aposta de que teremos novas doses até segunda-feira, caso isso não aconteça estaremos comprometendo a aplicação das 2ª doses do calendário já anunciado”, disse.

Vacinação no sábado

No sábado (3), serão 16 pontos de vacinação na cidade. O drive-thru da Paróquia Santo Antônio (Boa Vista) não irá funcionar e os moradores da região poderão buscar a imunização em pontos fixos.

Para os idosos com dificuldade de locomoção a opção será o drive-thru do Pavilhão da Cura (Barigui) e o Santuário Nossa Senhora do Carmo (Boqueirão). O horário de atendimento neste sábado será diferente: nos pontos fixos o atendimento será das 8h às 14h e nos drives será dás 9h às 14h. 

O que fazer para vacinar?

Para idosos não é necessário agendamento, mas a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta que façam o cadastro na plataforma Saúde Já para agilizar a imunização. O cadastro pode ser feito pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular (que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS).

Outra recomendação é para que os idosos estejam acompanhados. Eles devem apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência com endereço de Curitiba para quem não tiver cadastro na plataforma Saúde Já.

Cronograma da primeira dose

  • 67 anos completos, nascidos entre 1º de janeiro e 30 junho: quinta-feira, 1º de abril 
  • 67 anos completos nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro: sábado, 3 de abril

Pontos de vacinação para idosos

LOCAIS FIXOS

De segunda-feira à quinta-feira, das 8h às 18h. Sábado (3), 8h às 14h.

1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui
2 – Unidade de Saúde Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado
3 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches
4 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão
5 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru
6 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho
7 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo
8 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade
9 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão
10 – US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba
11- US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo
12 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira
13 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
14 – Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700

DRIVE-THRU

De segunda-feira à quinta-feira, das 8h30 às 16h30. Sábado (3), 9h às 14h (exceto o drive da Paróquia Santo Antônio).

1 – Pavilhão da Cura – Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)
2 – Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, pela Rua Frederico Maurer)
3 – Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada única pela Rua Geraldo Gustavo Oscar Mueller). Não funcionará no próximo sábado (3)
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curitiba abre agendamentos para castrações gratuitas de cães e gatos

O agendamento das castrações gratuitas de cães e gatos para o mês de maio começa nesta quinta-feira (22). Tutores e protetores de animais já cadastrados na Rede de Proteção Animal de Curitiba podem acessar o site protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br e escolher as datas e horários disponíveis a partir do meio-dia. 

Ao todo, serão 1,4 mil vagas para o mutirão de castração que acontecerá no Parque dos Peladeiros, na Regional Cajuru, de 3 a 28 de maio, e em mais quatro clínicas contratadas pelo município. Em cada um dos eventos cadastrados no site, será possível conferir as regionais e bairros atendidos. 

Agenda para castrações gratuitas de cães e gatos abre na próxima quinta. Foto: Levy Ferreira/SMC

“Voltamos a promover os mutirões com a troca da bandeira de alerta de risco para a covid-19, mas é fundamental que os tutores e protetores tomem todas as medidas de prevenção à disseminação da doença”, reforça o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo. 

Devido à grande procura pelos agendamentos, o sistema pode apresentar instabilidade. 

Cuidados redobrados

A Rede de Proteção Animal reforça a atenção aos cuidados que os tutores devem tomar ao levar os animais para os procedimentos:

– Ir sozinho com seus animais ou com, no máximo, um acompanhante, e apenas com a antecedência recomendada no agendamento.

– Evitar aglomerações e manter as medidas de higiene, como a lavagem das mãos e o uso do álcool em gel, além de usar lenços descartáveis ao tossir e espirrar;

– Usar máscaras ao sair de casa e fazer a troca como recomendado;

– Se apresentar sintomas de infecção respiratória, peça para outra pessoa levar o animal ou cancele o atendimento.

Prefeitura de Curitiba abre inscrições para PSS de profissionais de enfermagem

Profissionais de enfermagem já podem se inscrever para o processo seletivo simplificado (PSS) para a contratação temporária e emergencial de enfermeiros e técnicos de enfermagem em saúde pública. A Prefeitura de Curitiba abriu, na noite desta segunda-feira (19), o prazo para que os interessados possam se cadastrar.

A inscrição poderá ser feita até as 17 horas desta sexta-feira, 23 de abril, exclusivamente pelo site da Prefeitura de Curitiba. A recomendação aos que quiserem participar é para que leiam atentamente o edital que escolherem. Há um edital para a função pública de Enfermeiro e outro para a de Técnico de Enfermagem.

Para participar, o profissional não terá cobrança de taxa de inscrição e também não fará provas, mas deverá comprovar sua experiência profissional, especialmente nos últimos 15 anos. Todos devem ter registro no Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR). O candidato será pontuado se tiver feito cursos como os relacionados ao enfrentamento da covid-19.

Técnicos de enfermagem em saúde pública terão pontuação se tiverem feito formação em cuidados com pacientes de UTI, urgência e emergência. Enfermeiros pontuarão se fizeram cursos de pós-graduação lato sensu.

Aqueles que participaram do PSS de 2020 e não foram convocados podem se inscrever para o PSS de 2021. Os que cumpriram seus contratos de trabalho pelo PSS em 2020 e 2021 também podem se inscrever.

De acordo com os editais, por causa da pandemia, fica impedida a contratação de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, gestantes e as que enfrentam condições crônicas de saúde de natureza grave. As patologias estão mencionadas nos editais (anexo I).

Manutenção das equipes de saúde

Com este novo PSS, o segundo desde iniciada a pandemia pelo novo coronavírus, em 2020, a Prefeitura de Curitiba poderá manter as equipes de saúde em número adequado, para prestar assistência direta à população. Também permitirá repor os profissionais, conforme o encerramento dos contratos vigentes e de acordo com a necessidade do serviço municipal de saúde.

Inicialmente, de acordo com os editais, serão contratados 14 enfermeiros e 68 técnicos de enfermagem. Mas o PSS aberto permitirá a contratação de até 613 profissionais de saúde, sendo 155 enfermeiros e 458 técnicos de enfermagem em saúde pública.

As futuras contratações emergenciais temporárias para o enfrentamento à situação de emergência de saúde pública serão feitas ao longo dos próximos meses. Elas serão definidas conforme os indicadores da cidade relativos à covid-19, que são acompanhados pela Secretaria Municipal da Saúde, responsável pela política municipal de saúde e pela execução do plano de contingência definido de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Manual e perguntas

Além do edital correspondente, a Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal alerta para que os candidatos interessados leiam, antes de fazer a inscrição, o Manual do Candidato – PSS (Como se inscrever). Para cada uma das duas funções existe também um campo com as dúvidas mais frequentes e que também poderá auxiliar os candidatos. Está no topo da página à direita junto ao edital do PSS de Enfermeiro e ao de Técnico de Enfermagem em Saúde Pública.

Depois de finalizar a inscrição pelo site, o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição e aguardar as convocações, que serão feitas por editais publicados no Diário Oficial e no site da Prefeitura de Curitiba, além de outros meios como e-mail e telefone cadastrados no ato da inscrição e, se necessário, telegrama.

O início do processo de contratação será nas próximas semanas. Os candidatos serão convocados, de acordo com o dia e o horário da inscrição e com base naquilo que cada um declarar como experiência e formação profissional. A divulgação da classificação final está prevista para o dia 30 de abril.