Curitiba teve queda de 21% no número de acidentes em 2020

Curitiba teve queda de 21% no número de acidentes de trânsito em 2020. Ao todo foram registrados 4.840 no ano passado, 1.292 a menos na comparação com 2019, com 6.132 registros. Os dados incluem os atropelamentos e não contabilizam os registros que envolvem as rodovias, e podem ter reflexo da redução da circulação durante dias com medidas mais restritivas por conta da pandemia. Eles estão no relatório de dados do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), divulgado nesta sexta-feira (26). 

De acordo com o BPTran, o primeiro semestre de 2020 teve queda de 21,4% no número de acidentes. Em 2019 foram 2.993 e no ano passado 2.352 ocorrências. O mesmo se repetiu no segundo semestre, que teve queda de 20,7%, de 3.139 acidentes de julho a dezembro de 2019 para 2.488 acidentes nos últimos meses de 2020.

Blitz educativa do BPTran – Foto: AEN PR

Para o comandante do Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Mário Henrique do Carmo, as estratégias de prevenção e o planejamento, junto com a eficácia do serviço dos policiais, foram essenciais. “O esforço da Polícia Militar em reduzir os acidentes, principalmente o número de feridos e óbitos, é um dos objetivos permanentes do Batalhão da Polícia de Trânsito. Mas outro fator que podemos observar dentro do cenário é a pandemia. Tudo contribuiu para que os números caíssem”, esclareceu.

O mês que mais teve acidentes em 2020, segundo o relatório, foi outubro, com 474 registros. Segundo o comandante da unidade, o aumento pode ter tido reflexo do relaxamento das medidas de proteção naquele período. “Outubro veio logo após o término do inverno. Começamos a ter dias mais quentes, mais longos e também os casos de Covid-19 apresentaram redução. Neste caso houve uma maior flexibilização de algumas atividades e, logicamente, as pessoas começaram a sair mais para as ruas”, acrescentou o comandante do BPTran.

VÍTIMAS 

Os números da Capital também apontaram redução em relação a vítimas de acidentes de trânsito. No geral, o volume de acidentes com vítimas, com pelo menos uma pessoa envolvida, caiu de 4.278 para 3.279, na ordem de 23,3%. Comparando o primeiro e o segundo semestres de 2020 com os mesmos períodos de 2019, as quedas foram de 468 e 531 acidentes, respectivamente. 

O balanço indica redução no recorte de acidentes sem vítimas: 293 ocorrências a menos que o ano de 2019. Outro indicador do trânsito que registrou declínio foi o de feridos. Em 2019 foram 4.906, enquanto em 2020 foram 3.689, diferença de 24,8%. Já em relação aos óbitos, houve empate com 2019, com 45 mortes no total.

ORIENTAÇÃO 

Esses indicadores provam que a prevenção no trânsito é sempre o melhor remédio, resume o tenente-coronel do Carmo. “Passamos a dar um novo valor para a vida com a pandemia. E isso, logicamente, se reflete em outras situações do cotidiano, como é o caso do trânsito. Temos enfatizado os cuidados e não podemos nos esquecer que o trânsito também tira vidas”, pontuou.

O BPTran é parte integrante do Comando do Policiamento da Capital e executa o policiamento de trânsito a pé e motorizado, na modalidade patrulhamento, permanência e escolta. Entre as missões desses policiais estão a atuação em pontos críticos para obediência à sinalização e proteção dos condutores e pedestres; autuação de infratores e, conforme o caso, prisões ou detenções; e promoção de campanhas de trânsito, visando orientar e educar motoristas e pedestres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Jardim dos Sonhos Ademicon no Botânico de Curitiba encanta pela decoração noturna

Decoração do Jardim dos Sonhos Ademicon no Jardim Botânico. Curitiba, 29/11/2022. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Quando a noite cai, o brilho toma conta do Jardim de Botânico de Curitiba e transforma a área de conservação ambiental e cartão-postal da capital paranaense em um encantador jardim natalino todo iluminado. Do portal de entrada à estufa de vidro, a decoração feita com milhares de luzes é um convite à contemplação e muitos registros fotográficos. 

Esse é o cenário do Jardim dos Sonhos Ademicon, uma das atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 que pode ser visitada todos os dias da semana, até às 20h30. Uma hora a mais que em dias normais.

A magia natalina no Botânico começa logo na entrada, com o portal revestido de luzes LED. E a iluminação no jardim francês vai indicando o caminho que leva o visitante a elementos temáticos.

Estrela dos Desejos, Bola de Natal de brilho infinito, um cavalo de carrossel decorado com guirlanda e um urso para abraçar os sonhos, caixa de presente e até globo de neve. As surpresas pelo caminho do Jardim dos Sonhos são várias.

Outra tradição que não pode faltar nessa decoração mágica é a árvore de Natal. O passeio pelo Jardim dos Sonhos Ademicon termina na estufa do Jardim Botânico de Curitiba. A estrutura de vidro e aço em estilo art-noveau ganha nessa época um show de cores.

Serviço

Jardim dos Sonhos Ademicon

Local: Jardim Botânico de Curitiba – Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350

Todos os dias, até 20h30

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Club Athletico Paranaense, Uninter, Banco do Brasil, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Boteco Raiz: Bar Quermesse lança cerveja própria

Com mais de uma década de história e consolidado como um dos empreendimentos mais tradicionais da gastronomia paranaense, o Bar Quermesse conquistou o público curitibano com um espaço aconchegante e descontraído e um cardápio que valoriza o melhor da gastronomia regional brasileira, baseado, principalmente, nas clássicas comidinhas de boteco. Agora, o bar curitibano investiu também em uma bebida especial e acaba de lançar a exclusiva cerveja Boteco Raiz.

Seguindo uma tendência crescente de bares e estabelecimentos gastronômicos que desenvolvem seus próprios produtos, o Quermesse analisou o perfil do público e chegou a uma receita personalizada pensada para acompanhar o cardápio da casa e agradar até os paladares mais exigentes. “A prática de estabelecer parcerias com a indústria para elaborar produtos próprios, comum no segmento de alimentação, tem ganhado força também em nosso setor, e é uma forma interessante de oferecer diferencial e exclusividade além das marcas genéricas disponíveis no mercado”, afirma José Araújo Neto, sócio proprietário do Bar Quermesse.

Grande novidade do Quermesse no ano de 2022, a cerveja Boteco Raiz é uma pilsen puro malte que traz a medida certa de amargor, ideal pra ser servida bem gelada. Valorizando a produção local, ela é desenvolvida na capital paranaense. “Trabalhamos para que fosse uma cerveja surpreendente com sensações diferentes a cada gole”, diz José Araújo Neto. Disponível em garradas de 600ml, a bebida já pode ser adquirida com exclusividade no Bar Quermesse pelo valor de R$ 17.

O Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli, (nº 513), no bairro Bom Retiro, e funciona de terça a sexta, das 17h às 01h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 01h. Mais informações no site www.quermesse.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6676.