Curitiba terá pirâmide solar para geração de energia fotovoltaica na Caximba

O prefeito Rafael Greca e o diretor-presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Daniel Pimentel Slaviero, assinam, nesta quarta-feira (4/3), às 15h30, no Salão Brasil, o Termo de Cooperação para instalação da Pirâmide Solar da Caximba, parte do programa Curitiba Mais Energia.

Com o documento assinado, serão elaborados em conjunto os estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira e jurídica do empreendimento, que vai combinar painéis fotovoltaicos e geração de energia a biomassa.

O projeto apresentado pela Prefeitura de Curitiba foi aprovado pela Chamada Pública 001/2019, publicada pela Copel, para selecionar oportunidades de negócio para implantação de empreendimentos em geração distribuída de energia, nas modalidades previstas na Resolução Aneel nº 482/2012.

Veja as atrações do Natal de Curitiba para aproveitar a quinta-feira ensolarada

Feira de Natal da Praça Osório. Curitiba, 03/12/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O sol promete brilhar nesta quinta-feira (8/12) e o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 está cheio de programas para curtir o calor do dia. A roda-gigante na Vila Electrolux é uma das opções. A atração na Praça Santos Andrade abre das 16h às 22h. Quem quiser chegar antes, pode aproveitar a tradicional feirinha de Natal, com as bancas de gastronomia e artesanato.

Confira aqui a programação do Natal de Curitiba nesta quinta-feira (8/12).

O Natal também vai para dentro do histórico Instituto de Educação do Paraná nesta quinta. Às 11h, uma das instituições mais antigas do estado será palco do espetáculo Encantorias – Cantos e Encantos do Natal, que será apresentado para estudantes, professores e funcionários da centenária escola paranaense.

A programação natalina do dia tem ainda uma cantata na Defensoria Pública, no Centro Histórico. A partir das 18h, personagens caracterizados vão ocupar as janelas e sacadas do imóvel de 1898, que fica atrás da Catedral de Curitiba, e se apresentar para o público que transitar pelo calçadão da Rua José Bonifácio, perto da praça Tiradentes.

Outras atrações do Natal de Curitiba seguem pela cidade, como os dois carrosséis: do Natal Condor no Passeio Público e o Carrossel de Luz do Marista, no parque Tanguá. Ambos são um convite para um passeio com as crianças.

Espetáculos noturnos

Sem previsão de chuva, turistas e curitibanos podem aproveitar para assistir aos espetáculos natalinos que acontecem no começo da noite. Na quinta-feira as opções são o Auto na Ilha da Ilusão, no Passeio Público, a projeção mapeada no Paço da Liberdade e a última apresentação de O Grande Circo Místico, nas Ruínas de São Francisco, no Largo da Ordem.

Atrações do Natal de Curitiba desta quinta-feira (8/12)

    • 6h – Presépio no Parque Lago Azul (Rua Colomba Merlin, 831, Umbará)
    • 10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, Centro)
    • 10h – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, Centro)
    • 14h – Carrossel de Luz Marista no Parque Tanguá (Parque Tanguá, Taboão)
    • 14h – Natal Condor no Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 370, Centro)
    • 15h – Auto de Natal na Rua da Cidadania do Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430, Boqueirão)
    • 16h – Roda-gigante e Vila Electrolux (Praça Santos Andrade, Centro)
    • 18h – Cantatas na Defensoria Pública (Rua José Bonifácio, 68, Centro)
    • 19h – Caminho de Luz Ligga no Parque Náutico (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1.220, Boqueirão). Ônibus especial com embarque e desembarque no Terminal do Boqueirão
    • 19h – Caminho de Luz da Ligga no Parque Barigui (Parque Barigui). Ônibus especial com embarque e desembarque no Terminal Campina do Siqueira
    • 19h – Árvore de Natal Centro Cívico (Avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico)
    • 19h – Árvore do lago no Parque Barigui (Parque Barigui)
    • 19h – Árvore de Natal da Rotatória do Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, 2.355, Bigorrilho)
    • 19h – Decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Calçadão da XV de Novembro, Centro)
    • 19h – Jardim dos Sonhos Ademicon (Jardim Botânico)
    • 19h – Decoração da bola de Natal do Clube Athletico Paranaense na Praça Afonso Botelho (Rua Engenheiros Rebouças, 3.020, Água Verde)
    • 19h30 – Natal da Família Moletta (Rua Nicola Pellanda, 5.962, Umbará)
    • 19h30 – Natal Família Madalosso (Avenida Manoel Ribas, 5.875, Santa Felicidade)
    • 19h30 – O Grande Circo Místico (Av. Jaime Reis, 215, São Francisco)
    • 20h30 – Natal no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189)

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Uninter, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Crianças lotam o Teatro da Vila para acompanhar espetáculo do Natal de Curitiba

Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022. Apresentação do auto de Natal para crianças de escolas municipais no Teatro da Vila na CIC - Curitiba, 07/12/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O palco do Teatro da Vila, na CIC, ganhou guirlanda, árvore decorada, Papai Noel e muita música e dança para apresentar, em dose dupla, a história do nascimento de Jesus no Auto de Natal. Na tarde desta quarta-feira (7/12), a plateia do teatro ficou lotada nas duas sessões do espetáculo para 400 crianças de seis escolas municipais da região que prestigiaram o evento, uma das atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022.

Com música ao vivo, o grupo Tupi Pererê apresentou aos curitibinhas o espetáculo Encantorias – Cantos e Encantos do Natal, uma espécie de opereta natalina, em que um arauto narra a anunciação e o nascimento de Jesus, intercalando com canções com elementos relacionados ao momento do nascimento de Jesus.

O prefeito Rafael Greca participou do evento, conversou com as crianças e acompanhou o Papai Noel na entrega de presentes aos 400 curitibinhas. “Que todos tenham Jesus no coração neste Natal”, desejou o prefeito.

Participaram do evento crianças das escolas municipais Dario Vellozo, Poeta João Cabral, Moradias do Ribeirão, Maria do Carmo Martins, Vila São José e do CMEI Nova Barigui. Os curitibinhas participaram ativamente das músicas e foram à caráter: com touquinhas do Papai Noel e tiaras com pequenas árvores enfeitadas.

Em família

Estudante da Escola Municipal Maria do Carmo Martins, Julia, 10 anos, contou que gostou muito de ver representada a história da origem do Natal e cantou junto as músicas natalinas.

Já os curitibinahs Henri e Leonardo, 9 anos, estudantes da Escola Municipal Moradias do Ribeirão, contaram que gostaram mesmo é do passeio com os amigos de sala e já fazem planos para o Natal. “É um dia para ficar com a família”, disse Leonardo, que também já sonha com o presente no próximo dia 25: quer ampliar a coleção de cards de Pokemon.

Por toda a cidade

Além do auto de Natal, as crianças também se divertiram com as músicas da Banda Lyra. Ao final do evento, as crianças cantaram a música Vem Chegando o Natal, de Aline Barros, e receberam presentes distribuídos pelo Papai Noel. Também participaram do evento a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro, e o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji.

O Auto de Natal é uma produção da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e percorre as dez regionais da cidade. As apresentações começaram em 23/11 e já foram realizadas nas regionais Portão, Tatuquara, Pinheirinho, Matriz e CIC.

A agenda de apresentações nas regionais segue até 15/12. Outras atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, por toda a cidade, vão até 8 de janeiro.

Cronograma de apresentações de Natal nas regionais

BOQUEIRÃO – 8/12, às 15h

(Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430)

SANTA FELICIDADE – 12/12, às 15h

(Rua Santa Bertila Boscardin, 213)

BOA VISTA – 14/12, às 15h

(Av. Paraná, 3.600 – Bacacheri)

CAJURU – 15/12, às 15h

(Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150)

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br 

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba