Curitiba tem segundo maior saldo de emprego formal do país

Curitiba registrou o segundo maior saldo de vagas com carteira assinada do país em fevereiro. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério da Economia, mostram que a capital paranaense gerou, já descontadas as demissões no período, 13.061 novas vagas, atrás apenas de São Paulo, com 49.486 vagas.

O resultado de fevereiro foi 31% superior ao mesmo mês do ano passado, quando o saldo foi positivo 9.927 e ainda não havia o impacto da pandemia de covid-19 no país.

O desempenho do mês passado reforça a tendência de retomada do emprego em Curitiba, que começou em meados do ano passado, depois do forte impacto da pandemia na economia e no emprego formal em todo o País. Mesmo com o ano marcado pela desaceleração econômica, o município fechou 2020 com um saldo positivo de 2.928 vagas.

O mercado de trabalho seguiu com bons dados no início do ano. O saldo de janeiro de 2021, divulgado em 16 de março pelo Ministério da Economia, foi de 5.624 vagas em Curitiba.

“Esses números nos alegram em um momento em que estamos enfrentando a pior fase da pandemia, em que tivemos que ampliar as restrições de funcionamento de várias atividades para conter o avanço da covid-19. Esses dados reforçam o movimento de recuperação econômica da cidade. Ainda há muito que melhorar, mas a economia curitibana tem vigor. Mesmo com o nosso foco em salvar vidas,  estamos nos esforçando para fazer a cidade voltar a crescer”, disse o prefeito Rafael Greca.

Setores

Em fevereiro de 2021, todos os setores da economia tiveram saldos positivos de vagas: agropecuária (4), comércio (1.528), indústria (528), construção (1.862) e serviços (9.139).

O levantamento mostra que as vagas foram abertas principalmente para quem tem ensino médio completo, com 25.602 novas oportunidades, fundamental completo (5.257) e superior completo (4.461).

Para o prefeito, o destaque dos números de Curitiba frente ao cenário nacional é fruto do esforço em capacitação, tanto de empresas e empregados, por meio dos Espaços do Empreendedor e dos Liceus do Ofício, combinado às medidas do plano de retomada econômica para reduzir o impacto da pandemia sobre a economia do município.

Entre as medidas de destaque estão a criação de um fundo de aval, de R$ 10 milhões, com potencial para alavancar até R$ 100 milhões em investimentos por parte das empresas curitibanas e a desburocratização e a ampliação das atividades incluídas na lei de liberdade econômica. No ano passado, esse número passou de 242 para 545 na capital. A lei prevê a dispensa de alguns alvarás para atividades de baixo risco, facilitando o processo de abertura de empresas.

As medidas de suporte ao setor produtivo continuam em 2021. Nesse mês, a Prefeitura prorrogou por 90 dias o prazo para pagamento do ISS para empresas incluídas no Simples e Microempreendedores Individuais (MEIs).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo Heineken oferece vagas de trabalho no Paraná; saiba como se candidatar

As oportunidades visam reforçar o time para garantir o abastecimento na região; processo seletivo está em andamento e será feito online

O Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do país, está recrutando profissionais nas áreas de Vendas, Comercial, Logística e Distribuição, para agregar ao time que hoje já conta com mais de 13 mil colaboradores em todo o país. As atribuições, assim como os requisitos e as etapas do processo seletivo, variam de acordo com a posição de interesse: vendedores, promotores de venda, supervisores de operação logística, ajudantes de entregas, motoristas, entre outros. Os candidatos interessados poderão se inscrever por tempo indefinido, até que todas as vagas sejam preenchidas.

O Grupo HEINEKEN é responsável pela produção de cervejas nacionalmente conhecidas, como Heineken, Amstel, Eisenbahn, Devassa, Schin e Baden Baden, além de também contar com um portfólio de bebidas não alcoólicas, como os refrigerantes Itubaína e FYs. “Estamos em busca de novos talentos que estejam dispostos a contribuir ativamente para o nosso negócio. Hoje, o Brasil é uma das principais operações da nossa companhia globalmente e, por isso, estamos otimistas com o futuro e prontos para continuar construindo essa história de sucesso com dedicação, respeito e foco nas pessoas”, comenta Raquel Zagui, Vice-Presidente de Recursos Humanos do Grupo HEINEKEN.

Quem apoia o processo de recrutamento e seleção é a Randstad Sourceright, divisão da Randstad, empresa global de soluções de RH. Os candidatos interessados podem se inscrever diretamente no site de Carreiras da companhia www.heineken.randstad.com.br/.

Após passarem por todas as etapas de seleção, os aprovados terão início imediato e contarão com benefícios como salário compatível com o mercado, vale-refeição ou restaurante no local (a depender da localidade), vale-transporte ou estacionamento (a depender da localidade), plano de saúde, seguro de vida e descontos em produtos do Grupo HEINEKEN.

VALORES

Para fazer parte do time da cervejaria é fundamental que o candidato esteja alinhado aos valores da companhia: respeito, protagonismo, qualidade, paixão diversão. Compromissada com a diversidade e inclusão, a companhia anunciou em março deste ano a meta de ter 50% de mulheres na liderança nos próximos cinco anos. A empresa conta ainda com um Comitê de Inclusão & Diversidade e grupos de afinidade que apoiam o desenvolvimento e oferecem suporte aos diversos talentos da empresa, além de trabalharem ações de combate ao preconceito e conscientização, com foco em raça, LGBTQIA+, gerações e pessoas com deficiência, além de equidade de gênero.

SERVIÇO
Vagas abertas – Grupo HEINEKEN
Link para inscrição: http://heineken.randstad.com.br/
Áreas: Vendas, Comercial, Logística, Distribuição
Cidades com vagas disponíveis:  Lapa (PR), Cascavel (PR), Maringá (PR), Cambé (PR), Londrina (PR), Curitiba (PR)

Agências do Trabalhador ofertam 1.146 vagas em Curitiba e RMC

As 216 Agências do Trabalhador do Paraná, vinculadas à secretaria estadual de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), disponibilizam nesta semana 2.851 vagas de empregos com carteira assinada em empresas do Paraná. Dessas vagas, 1.146 estão disponíveis nas agências de Curitiba e Região Metropolitana.

A Sejuf é responsável pela intermediação de mão de obra e captação de vagas nas Agências do Trabalhador do Estado. A determinação do Governo do Estado sempre foi para que os servidores das agências tenham uma postura ativa e busquem as vagas diretamente com as empresas.

A maioria das vagas ofertadas nas unidades do Paraná são para os setores da indústria, serviços, comércio e construção civil. As principais vagas disponíveis são para auxiliar de linha de produção (1.677 mil vagas), operador de telemarketing ativo e receptivo (226 vagas) e abatedor de aves (196 vagas).

ATENDIMENTOS 

Devido ao aumento de casos da Covid-19, os atendimentos presenciais na Agência do Trabalhador Central da Capital estão suspensos. Os  interessados em vagas ofertadas devem buscar orientações entrando em contato pelo site www.justica.pr.gov.br/Pagina/Escritorios-Regionais, pelo aplicativo Sine Fácil (disponível gratuitamente para celulares Android e IOS) ou pelo site www.empregabrasil.mte.gov.br.

Em Curitiba, o atendimento é feito pelo chat sac.trabalho.pr.gov.br ou através dos fones (41) 3883-2208, 3883-2212, 3883-2224, 3883-2233, 3883-2225, 3883-2234, 3883-2257 e 3883-2259, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. As demais Agências do Trabalhador do Paraná devem seguir os decretos das administrações municipais.

Para orientações ou esclarecimentos sobre Seguro Desemprego o atendimento é feito pelo site sac.trabalho.pr.gov.br ou através dos telefones (41) 3883-2214, 3883-2251, 3883-2252 e 3883-2256. É possível habilitar o Seguro Desemprego pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível nas lojas de aplicativos de seu Celular Android ou IOS.

OFERTA DE VAGAS 

Empresários e trabalhadores de todo o Paraná que procuram ou ofertam vagas e que estiverem com dificuldade de finalizar o atendimento nas ferramentas digitais, tais como Portal Emprega Brasil e aplicativos da Carteira de Trabalho Digital, Sine Fácil e Paraná Serviços, podem receber o suporte técnico por meio do Chat do Trabalhador, no site da Sejuf. Para acessar o chat basta entrar no LINK.

Na Capital, para ofertar vagas o contato pode ser feito através dos telefones (41) 3883.2220, 3883.2218, 3883.2241, 3883.2245 e 3883.2236.