Curitiba tem caso suspeito de coronavírus

O Ministério da Saúde informa que foi notificado, até às 17h desta terça-feira (28), de outros dois casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Assim, no total, três casos suspeitos da doença são monitorados pelas autoridades de saúde brasileiras. Eles estão localizados em Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), além de Belo Horizonte (MG), noticiado na manhã desta terça-feira (28). Os pacientes se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para área de transmissão local nos últimos 14 dias.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante entrevista coletiva para atualizar o boletim sobre o novo coronavírus da China

A OMS aumentou o nível de alerta para alto em relação ao risco global do novo coronavírus, por isso, o Ministério da Saúde orienta que viagens para a China devem ser realizadas em casos de extrema necessidade. Com quase três mil casos confirmados, segundo o boletim da OMS de 27 de janeiro, todo o território chinês passa a ser considerado área de transmissão ativa da doença.

Caminho de Luz e Árvore de Natal do Barigui estreiam no Natal de Curitiba nesta terça-feira

Caminho de Luz e Árvore de Natal do Barigui estreiam no Natal de Curitiba nesta terça-feira

O Parque Barigui é o cartão-postal das estreias do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais desta terça-feira (29/11). Às 19h30 começam os roteiros do circuito drive-thru Caminho de Luz da Ligga. Outra atração que vai estrear na programação é o acendimento da árvore de Natal ParqueShoppingBarigüi, no lago do Parque. 

O Caminho de Luz Ligga é feito com agendamento. São três sessões diárias (19h, 20h e 21h), de terça a domingo, com capacidade para 400 carros por hora, 1.200 por dia. O prefeito Rafael Greca participará da abertura das duas atrações.

Confira aqui a programação do Natal de Curitiba nesta terça-feira (29/11)

As vagas para o Caminho de Luz do Barigui já estão esgotadas, mas a atração fica na programação até 23 de dezembro e quem não conseguiu agendar o passeio de carro pode visitar a atração de ônibus.

Durante o percurso, o público passará por estações lúdicas que misturam teatro, encenações da Sagrada Família, Casa do Papai Noel e outros cenários temáticos natalinos.

Dentro do Caminho de Luz, os veículos terão que seguir a uma velocidade máxima de 10 km/h. No Barigui, o Caminho de Luz começa no portal de acesso pela BR-277 e segue por um circuito de 1,5 km até a Avenida Cândido Hartmann.

Árvore de Natal de 54 mil pontos de luz

O circuito tem túneis de luz e duas árvores de Natal. Uma delas, patrocinada pelo ParqueShoppingBarigui, tem 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED e fica junto ao lago. A outra está na saída do percurso, na rotatória da Avenida Cândido Hartmann.

A árvore de 22 metros, instalada em uma ilhota artificial no lago do Parque Barigui, é a mais alta do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022.  A atração, que  é uma das mais disputadas por quem busca uma selfie com o clima natalino da capital, permanecerá até 8 de janeiro. Devido ao mau tempo, o show de drones previsto para marcar o acendimento da árvore será agendado para uma nova data.

Última semana do Auto do Largo da Ordem

Neste terça-feira (29/11) também começa a última semana de apresentações do espetáculo Espírito de Amor e Confraternização, no Largo da Ordem. A superprodução estará em cartaz até quinta-feira (1º), sempre às 19h30. Com início na sacada do Palacete Wolf, sede do Instituto Municipal do Turismo, e terminando em frente à Igreja da Ordem, na Árvore de Natal.

Outra atração desta terça é o espetáculo Encantorias – Cantos e Encantos do Natal, na Rua da Cidadania do Pinheirinho. A apresentação, às 15h, conta com a participação do Grupo Tupi Pererê. O Auto de Natal produzido especialmente para os curitibinhas conta a história da anunciação e do nascimento de Jesus, com muita teatralidade e música.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Club Athletico Paranaense, Uninter, Banco do Brasil, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br


Confira aqui as atrações do Natal de Curitiba desta terça-feira (29/11)

    • 10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Pç. Gen. Osório, 100 – Centro)
    • 14h – Natal Condor no Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 370 – Centro)
    • 15h – Auto de Natal do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033 – Pinheirinho)
    • 19h – Natal da Família Moletta (Rua Nicola Pellanda, 5962 – Umbará)
    • 19h – Árvore de Natal Centro Cívico (Avenida Cândido de Abreu, 817)
    • *19h30 – Árvore do Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, 2355 – Bigorrilho)
    • *19h30 – Caminho de Luz da Ligga no Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho)
    • 19h – Árvore de Natal da Rotatória do Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, 2355 – Bigorrilho)
    • 19h – Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Calçadão da XV de Novembro – Centro)
    • 19h – Jardim dos Sonhos Ademicon (Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350 – Jardim Botânico)
    • 19h30 – Natal do Pequeno Príncipe Restaurante Madalosso (Avenida Manoel Ribas, 5878 – Santa Felicidade)*Estreias

*Estreias

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Curitiba participa de encontros nacional e internacional de segurança pública

Curitiba participa de encontros nacional e internacional de segurança pública

O município de Curitiba marcou presença em dois grandes eventos de segurança pública realizados no país, na última semana. Um deles foi O 4º Encontro Nacional de Secretários de Segurança que ocorreu em Angra dos Reis (RJ). O evento reuniu cerca de 300 municípios do país para discutir o cenário atual e a ampliação da cultura da segurança pública no Brasil.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, representou a capital no encontro e destacou a troca de experiência entre os gestores da segurança e a possibilidade de conhecer boas práticas de outras localidades do país.

“Curitiba é referência, uma cidade inteligente que se destaca com o aparato tecnológico da Muralha Digital e na forte atuação da Guarda Municipal. Sem dúvida temos muito que compartilhar e também aprender com outras experiências”, comentou ele.

Simpósio Internacional

A cidade ainda fez história e foi destaque no Primeiro Simpósio Latino Americano de Inteligência, realizado em Foz do Iguaçu. A capital foi o único município do país convidado a participar do evento que reuniu profissionais da inteligência de diferentes forças de segurança da América Latina.  O diretor do Departamento de Inteligência (DTI), Antônio Reginaldo Moreira da Silva, representou a cidade.

O secretário Péricles de Matos também comentou a participação. “Nossa contribuição em um evento internacional demonstra o bom preparo dos nossos profissionais e a confiança na atuação de Curitiba em uma área estratégica e tão importante para a segurança pública. Isso aumenta a nossa responsabilidade em dar continuidade e aprimorar ainda mais esse trabalho”, afirmou o secretário da Defesa Social e Trânsito.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba