Curitiba ganha nova cidade-irmã nesta quarta-feira (6); saiba qual

cidade-irmã

Miami é a nova cidade-irmã de Curitiba

A partir desta quarta-feira (6/4), o condado de Miami-Dade, maior unidade administrativa do estado da Flórida, nos Estados Unidos, passa a ser 16ª cidade-irmã de Curitiba e a quarta cidade estadunidense e assinar um acordo desta magnitude com a capital paranaense. Este será o primeiro acordo de irmandade na atual gestão do prefeito Rafael Greca e o único nos últimos sete anos.

cidade-irmã

O convênio busca promover a diplomacia cidadã entre os municípios, facilitando o contato entre brasileiros e estadunidenses para troca de experiências e possíveis parcerias em áreas como turismo, cultura, negócios, cooperação técnica, tecnologia, transporte, educação e segurança pública.

Na cerimônia, que ocorrerá por videoconferência transmitida do Palácio Solar 29 de Março, às 15h, o prefeito Rafael Greca assinará o acordo com Daniella Levine Cava, prefeita de Miami. Ela foi eleita a primeira prefeita mulher do condado de Miami-Dade em novembro de 2020.

“Com a assinatura de mais este tratado, a Prefeitura de Curitiba irá abrir oportunidades para que novos negócios se realizem e para que as duas cidades possam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Essa é mais uma grande porta que irá se abrir facilitando o relacionamento e ampliando as oportunidades”, afirma o assessor Especial de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Feijó. 

Miami-Dade

O condado de Miami-Dade possui uma grande comunidade de brasileiros e latinos, além de ser uma das cidades mais visitadas por turistas nos Estados Unidos, por causa do clima quente o ano inteiro e também por suas praias.

A cidade de Miami também é um centro financeiro de referência para a América Latina e tradicionalmente recebe imigrantes procedentes de todo o continente. A cidade é ainda destino habitual de turistas de outras partes dos Estados Unidos, inclusive estudantes que costumam curtir Miami Beach nas férias.

Miami também possui um aeroporto que recebe voos do mundo todo e um dos maiores portos dos Estados Unidos. O condado tem planos de crescimento para no mínimo dez anos e adotou um novo código de zoneamento guiado pelo crescimento inteligente, conhecido como Miami 21.

Cidades-irmãs

O conceito de cidade-irmã foi criado em 1947 nos Estados Unidos para fomentar amizade, paz e cooperação entre diferentes culturas após a Segunda Guerra Mundial, mas a partir da década de 90 muitas mudanças aconteceram e hoje passou a ser uma cooperação estratégica, principalmente nos negócios e na troca de experiências.

Curitiba já possui irmandade com 15 cidades: Montevidéu (Uruguai), Assunção (Paraguai), Guadalajara (México), Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Suwon (Coreia do Sul), Treviso (Itália), Akureyri (Islândia), Changzhou e Hangzhou (China), Coimbra (Portugal), Columbus, Jacksonville e Orlando (Estados Unidos), Cracóvia (Polônia) e Himeji (Japão),

Este será o primeiro acordo de irmandade na atual gestão do prefeito Rafael Greca e o único nos últimos sete anos. Todos os anos Curitiba recebe vários pedidos de irmandade, de cidades de todos os continentes, mas os critérios são muito estudados para que acordo seja assinado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.