Curitiba começa vacinar pessoas com 68 anos completos, nesta terça-feira

Nesta terça-feira (30), Curitiba vai vacinar contra covid-19 as pessoas com 68 anos completos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fez um balanço do estoque na manhã desta segunda-feira (29) e as doses disponíveis são suficientes para completar mais essa faixa etária.

A vacinação segue por escalonamento de idade, não é necessário agendamento. Para evitar filas e aglomerações, os nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho devem procurar os pontos de vacinação pela manhã. Já os nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro devem ir aos postos de vacinação no período da tarde (endereços abaixo).

A inclusão de novos grupos, porém, dependerá do envio de novas doses de vacinas por parte do Ministério da Saúde.

Pontos fixos

No último sábado (27), foram abertos dois novos pontos fixos de vacinação nas unidades de saúde Visitação, na Regional Boqueirão, e Uberaba, na Regional Cajuru. Agora são 16 pontos para vacinação na cidade, 13 deles fixos. 

Para melhor atender a população a SMS pede para que as pessoas sem dificuldade de mobilidade procurem os pontos fixos. Os pontos no sistema drive-thru são para atender pessoas com dificuldade de locomoção.

A estrutura oferecida pelas unidades de saúde tornam a vacinação mais ágil nos pontos fixos. “A população não precisa ter receio, porque nos pontos da vacinação contra covid-19 não há outros tipos de atendimento”, diz a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. 

Idosos que fazem parte do cronograma de vacinação devem ir diretamente aos pontos de vacinação, sem agendar. Porém, para garantir agilidade, podem fazer o cadastro prévio na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular (que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS).

Também é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência com endereço de Curitiba (para quem não tiver o cadastro na plataforma Saúde Já).

Avanço

O número de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a covid-19 superou o de pessoas infectadas pelo vírus, é o que indica o vacinômetro de Curitiba. Até o último domingo (28), foram aplicadas 239.066 mil doses, sendo 190.920 primeiras doses e 48.146 da segunda dose, enquanto os casos confirmados acumulados são 171.209.

“Embora tenhamos que seguir com as medidas de prevenção, esse é indicador de esperança. Esses dados mostram como avançamos e com a colaboração de todos vamos vencer”, disse a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

 Cronograma

•    69 anos completos, nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: segunda-feira, 29 de março, pela manhã
•    69 anos completos, nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: segunda-feira, 29 de março, pela tarde
•    68 anos completos, nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: terça-feira, 30 de março, pela manhã
•    68 anos completos, nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: terça-feira, 30 de março, pela tarde

Pontos de vacinação para idosos

LOCAIS FIXOS

Período da manhã das 8h às 13h, período da tarde da 13h às 18h 

1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui
2 – Unidade de Saúde Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 –  Sítio Cercado
3 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 724 – Abranches
4 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão
5 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru
6 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho
7 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo
8 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade
9 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão
10 – US Uberaba 
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba
11 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira
12 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
13 – Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700 

DRIVE-THRU

Período da manhã das 8h30 às 12h30, período da tarde das 12h30 às 16h30

1 – Pavilhão da Cura – Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)
2 – Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, pela Rua Frederico Maurer)
3 – Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada única pela Rua Geraldo Gustavo Oscar Mueller)
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curitiba abre imunização contra gripe para crianças abaixo de 6 anos

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe continua em Curitiba e, a partir de segunda-feira (19), crianças abaixo de seis anos serão atendidas com a imunização. Também fazem parte do grupo prioritário gestantes, puérperas (mães que tiveram bebê há menos de 45 dias) e profissionais de saúde da linha de frente de atendimento a pacientes sintomáticos respiratórios.

Nesta sexta-feira (16), Curitiba recebeu mais 45.970 doses da vacina contra a gripe. A imunização começou na segunda-feira (12) e até está quinta (15), 3.897 pessoas do grupo prioritário haviam sido imunizadas – 1.532 crianças menores de um ano, 1.663 gestantes, 343 puérperas e 329 trabalhadores de saúde.

Curitiba abre imunização para crianças abaixo de seis anos. Foto: Isabella Mayer/SMCS

Para os profissionais de saúde, a vacina está sendo feita nos locais de trabalho. Já para as crianças, gestantes e puérperas, o atendimento acontece nas dez unidades de saúde (lista abaixo) que já fazem o atendimento exclusivo de saúde para este público e a multivacinação de rotina.

De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira, a vacina contra a influenza não protege contra o coronavírus, porém auxilia os profissionais de saúde na exclusão de diagnóstico da gripe, já que os sintomas das duas doenças são semelhantes. Além disso, a imunização contra a gripe ajuda a diminuir a procura por serviços de saúde, diminuindo a pressão no sistema.  

Pontos de vacinação contra a gripe

Unidades de saúde que vão atender crianças menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mães com bebês até 45 dias) a partir de segunda-feira (19). A vacinação acontecerá das 8h às 18h.

Regional Bairro Novo
US São João Del Rey
Rua Realeza, 259 – Sitio Cercado

Regional Boa Vista
US Santa Efigênia
Rua Voltaire, 139 – Barreirinha

Regional Boqueirão
US Waldemar Monastier
Rua Romeu Bach, 80 – Boqueirão

Regional Cajuru
US Cajuru
Rua Pedro Bochino, 750 – Vila Oficinas

Regional CIC
US São Miguel
Rua Des. Cid Campelo, 8.060 – Cidade Industrial

Regional Matriz
US Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 – São Francisco

Regional Pinheirinho
US Fanny Lindóia
Rua Conde dos Arcos, 295 – Lindóia

Regional Portão
US Santa Quitéria I
Rua Divina Providência, 1.445 – Santa Quitéria

Regional Santa Felicidade
US Bom Pastor
Rua José Casagrande, 220 – Vista Alegre

Regional Tatuquara
US Santa Rita
Rua Adriana Ceres Zago Bueno, 1.350 – Tatuquara

Tradicional bar de Curitiba promove Festival do Pinhão

O Bar Quermesse, uma das grandes referências da noite curitibana, acaba de lançar uma opção exclusiva da iguaria pelo preço fixo de R$ 25

A temporada do Pinhão, uma das iguarias mais amadas da região sul do Brasil já começou. Na capital paranaense, não é diferente. Seja sozinho ou como ingrediente principal de receitas, o pinhão é quase unanimidade no gosto dos curitibanos. Versátil e delicioso, o fruto das araucárias também é uma opção perfeita de petisco para os dias mais frios.

Pensando em oferecer uma opção exclusiva para os apaixonados por pinhão, o Bar Quermesse, um dos endereços gastronômicos mais badalados de Curitiba, acaba de lançar o Festival do Pinhão do Quermesse. Quem visitar o bar terá a oportunidade de provar uma deliciosa porção de pinhão cozido servida com bacon. O prato, desenvolvido especialmente para o evento, custa R$ 25 e estará disponível no cardápio do bar até o próximo dia 24 de abril.

Divulgação

Além da opção especial, a casa conta com um menu de bebidas selecionadas e preparos extremamente saborosos, entre eles a carne de onça, torresmo, mignon chic, bife sujo de alcatra, brusqueta e batata brava. Vale lembrar que o empreendimento segue todas as recomendações dos órgãos responsáveis com relação aos cuidados com a COVID-19 para oferecer o melhor em comidinhas de buteco com conforto, responsabilidade e segurança.

O Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli (nº 513), no bairro Bom Retiro, e funciona de terça a sábado (e aos domingos de acordo com o decreto vigente em Curitiba), das 17h às 22h (ou 23h de acordo com o decreto vigente em Curitiba). Mais informações no site www.quermesse.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6676.