Curitiba começa vacinar pessoas com 68 anos completos, nesta terça-feira

Nesta terça-feira (30), Curitiba vai vacinar contra covid-19 as pessoas com 68 anos completos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fez um balanço do estoque na manhã desta segunda-feira (29) e as doses disponíveis são suficientes para completar mais essa faixa etária.

A vacinação segue por escalonamento de idade, não é necessário agendamento. Para evitar filas e aglomerações, os nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho devem procurar os pontos de vacinação pela manhã. Já os nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro devem ir aos postos de vacinação no período da tarde (endereços abaixo).

A inclusão de novos grupos, porém, dependerá do envio de novas doses de vacinas por parte do Ministério da Saúde.

Pontos fixos

No último sábado (27), foram abertos dois novos pontos fixos de vacinação nas unidades de saúde Visitação, na Regional Boqueirão, e Uberaba, na Regional Cajuru. Agora são 16 pontos para vacinação na cidade, 13 deles fixos. 

Para melhor atender a população a SMS pede para que as pessoas sem dificuldade de mobilidade procurem os pontos fixos. Os pontos no sistema drive-thru são para atender pessoas com dificuldade de locomoção.

A estrutura oferecida pelas unidades de saúde tornam a vacinação mais ágil nos pontos fixos. “A população não precisa ter receio, porque nos pontos da vacinação contra covid-19 não há outros tipos de atendimento”, diz a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. 

Idosos que fazem parte do cronograma de vacinação devem ir diretamente aos pontos de vacinação, sem agendar. Porém, para garantir agilidade, podem fazer o cadastro prévio na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular (que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS).

Também é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência com endereço de Curitiba (para quem não tiver o cadastro na plataforma Saúde Já).

Avanço

O número de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a covid-19 superou o de pessoas infectadas pelo vírus, é o que indica o vacinômetro de Curitiba. Até o último domingo (28), foram aplicadas 239.066 mil doses, sendo 190.920 primeiras doses e 48.146 da segunda dose, enquanto os casos confirmados acumulados são 171.209.

“Embora tenhamos que seguir com as medidas de prevenção, esse é indicador de esperança. Esses dados mostram como avançamos e com a colaboração de todos vamos vencer”, disse a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

 Cronograma

•    69 anos completos, nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: segunda-feira, 29 de março, pela manhã
•    69 anos completos, nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: segunda-feira, 29 de março, pela tarde
•    68 anos completos, nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: terça-feira, 30 de março, pela manhã
•    68 anos completos, nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: terça-feira, 30 de março, pela tarde

Pontos de vacinação para idosos

LOCAIS FIXOS

Período da manhã das 8h às 13h, período da tarde da 13h às 18h 

1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui
2 – Unidade de Saúde Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 –  Sítio Cercado
3 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 724 – Abranches
4 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão
5 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru
6 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho
7 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo
8 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade
9 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão
10 – US Uberaba 
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba
11 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira
12 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
13 – Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700 

DRIVE-THRU

Período da manhã das 8h30 às 12h30, período da tarde das 12h30 às 16h30

1 – Pavilhão da Cura – Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)
2 – Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, pela Rua Frederico Maurer)
3 – Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada única pela Rua Geraldo Gustavo Oscar Mueller)
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Covid-19: 90% dos adultos brasileiros já tomaram a 1ª dose da vacina

O Ministério da Saúde informou hoje (2) que o número de pessoas aptas a receberem o imunizante corresponde a 177 milhões de brasileiros. Ao todo, 159,3 milhões tomaram a primeira dose da vacina. Até o momento, mais de 372,5 milhões de doses foram distribuídas aos 26 estados e Distrito Federal.

O Brasil atingiu nesta quinta-feira a marca de 90% do público-alvo, ou seja, adultos com mais de 18 anos vacinados com a primeira dose de algum dos imunizantes contra a covid-19. Ao todo, 159,3 milhões de brasileiros iniciaram o ciclo vacinal contra a doença e 79,03% completaram o esquema com as duas doses ou dose única, de acordo com dados divulgados pelo ministério.

O país também registrou queda de 92,57% na média de óbitos desde o pico da pandemia, registrado em 19 de abril deste ano.

Novas doses

Em novembro, o governo federal comprou mais de 550 milhões de doses de imunizantes. A expectativa do Ministério da Saúde é que mais de 354 milhões de doses sejam utilizadas como reforço em 2022.

Até o momento, 14,1 milhões de pessoas estão com a imunização reforçada com a dose adicional ou de reforço. Cerca de 13,7 milhões de brasileiros entre 12 e 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina e 3,4 milhões estão completamente vacinados com as duas doses da Pfizer.

Nebulosidade e pancadas de chuva no primeiro final de semana de dezembro em Curitiba e Litoral

O primeiro final de semana de dezembro de 2021 deve ser marcado por muita nebulosidade, temperaturas amenas e pancadas de chuva, especialmente no domingo (5).

Segundo o Simepar, a nebulosidade começa na região leste do Paraná na tarde desta quinta-feira (2), com ventos que sopram do oceano em direção ao continente, o que mantém a instabilidade nessa região.

Essa condição segue e continua também na sexta-feira, com registros de chuviscos ocasionais, principalmente no começo da manhã e à noite.

Para quem vai para o Litoral

“Para sábado (4), instabilidade com, muitas nuvens e o sol aparecendo em alguns momentos. Domingo o sol aparece com maior intensidade no período da manhã, com previsões de pancadas de chuva na região metropolitana de Curitiba e também no Litoral, com intensidade fortes em alguns momentos”, alerta, em entrevista à Banda B, o meteorologista,  Paulo Barbieri, Simepar.

Informações Banda B